segunda-feira, novembro 17, 2014

A Liteira, o Literato e os Liteireiros...

Cartoon e Texto em: http://miguelsalazar.blogs.sapo.pt/a-liteira-o-literato-e-os-392237

Já o disse por várias vezes, e nada tem a ver com uma amizade com quase 40 anos, que Miguel Salazar é um dos mais geniais cartoonistas portugueses conseguindo juntar à perfeição do desenho o humor caustico e divertido que transparece quer dos seus cartoons quer dos textos que por vezes os acompanham.
Claro que o humor e critica presente nos seus cartoons "padecem" de um vitorianismo profundo o que provavelmente lhe valerá não ter o reconhecimento que outros com muito menores méritos tem todas as semanas nas páginas dos diversos jornais.
O que em boa verdade não lhe fará grande diferença.
Desenha por hobby, pelo gosto de desenhar e não é essa a sua profissão.
Claro que se desenhasse a "vermelho", a "azul" ou a "verde" outro galo cantaria e já teria, se quisesse, um espaço seu em qualquer um dos maiores jornais deste país.
Mas as coisas são o que são.
O cartoon que encima este texto, e que está publicado no seu blogue, é um dos melhores que me lembro de ver o Miguel desenhar,
Pela perfeição dos "bonecos", pelo detalhe magnifico do quarto crescente a encimar a liteira, pelas bandeirinhas das televisões, pela inscrição dos nomes dos jornais mas essencialmente pelo profundo acerto da critica subjacente.
Porque este cartoon (e vale a pena ler também o texto de José Rialto) traduz na perfeição o que vem sendo a história deste campeonato e,mais do que isso, o que é a verdadeira história do futebol português em muitas décadas.
Dir-me-ão que faltam liteiras( e passageiros) de outras duas cores.
Naturalmente que sim.
Mas nenhuma foi tão levada ao colo por comunicação social e equipas de arbitragem como esta.
E por isso destaco a genialidade e oportunidade deste cartoon.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

É um grande cartonista, Sr. Luís Cirilo, com um cartoon muito bem conseguido! Talvez só lhe falta apostar por desenhar com recurso a caneta informática para poder produzir o seu talento com maior rapidez, cor e nitidez em vez de o desenhar em papel que lhe deve dar uma grande trabalheira e que quase já não se usa nas principais publicações mundiais.
E conseguindo, através do cartoon, fazendo humor sem utilizar legendas em temas quentes, seria meio caminho andado para a internacionalização, uma vez que aqui em Portugal pouco se dá valor se o cartonista for português, muito menos do norte, e ainda menos se for de Guimarães.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Desconheço as técnicas que o Miguel usa para desenhar. Mas concordo que se quisesse podia ter mais reconhecimento do seu mérito em termos internacionais do que aquele que recolhe em Portugal não sendo dos 5 klm quadrados em volta do Terreiro do Paço