quinta-feira, novembro 13, 2014

A Homenagem em Falta


Pedro Mendes e Fernando Meira foram dois dos mais brilhantes "produtos" da formação vitoriana em toda a História do clube e aqueles que provavelmente obtiveram mais sucesso nas suas carreiras profissionais até hoje.
O Vitória sempre teve uma formação de excelente qualidade desde os tempos de Augusto Barreira, um treinador que marcou uma longa época nos escalões jovens do clube, mas o aproveitamento pela equipa sénior foi sempre muito inferior ao actual.
Numa rápida memorização é fácil recordarmos nomes como Abreu, Romeu, Ibraim, José Alberto Torres, Costeado, Miguel, Carvalho, Basílio, Laureta, Jorge Oliveira, Tito, Soeiro,Artur Jorge e poucos mais.
Isto num período superior a três décadas.
Depois sim surgiram Pedro Mendes e Fernando Meira ( e Rego que tinha valor equivalente mas acabou por se perder em termos de primeiro plano) que marcaram uma época no clube antes de se transferirem para outros emblemas.
Pedro Mendes foi campeão nacional e europeu no Porto e vencedor de uma supertaça, ganhou a taça de Inglaterra no Portsmouth, foi campeão escocês por duas vezes no Glasgow Rangers onde também ganhou a Taça da Escócia, regressou a Portugal via Sporting e depois de jogar o Mundial da África do Sul veio terminar a carreira no Vitória como sempre fora seu desejo.
Fernando Meira saiu do Vitória para o Benfica (onde nada ganhou em dois anos) esteve depois no Estugarda onde foi campeão alemão e vencedor de uma supertaça europeia,passou pelo Galatasaray onde venceu uma supertaça turca, transferiu-se para a Rússia onde ao serviço do Zénit venceu dois campeonatos, uma taça e uma supertaça e acabou a carreia no Saragoça sem destaque especial. 
Por Portugal marcou presença no Mundial da Alemanha.
São dois percursos relevantes, extremamente honrosos e que fazem de ambos (já retirados por força de lesões porque pela idade ainda podiam perfeitamente jogar) jogadores exemplares para qualquer jovem que integre a formação do Vitória.
Dois homens nascidos em Guimarães, que gostam da sua terra, e adoram o Vitória.
Acontece que um deles foi homenageado pelo Município de Guimarães, logo a seguir à participação no mundial de 2006, e o outro nunca o foi pese embora ter igualmente participado num Mundial no caso o de 2010.
Num caso poucos meses depois no outro passados quatro anos e ...nada!
Não é justo.
Nem sequer compreensível.
E se Fernando Meira mereceu essa homenagem Pedro Mendes não a merece menos.
Porque ambos tiveram carreiras relevantes (não interessa sequer saber qual foi a mais relevante embora ganhar a Champions e a Taça de Inglaterra signifique ganhar duas das três mais prestigiadas competições a nível mundial), ambos prestigiaram Guimarães e o Vitória, ambos merecem o reconhecimento da comunidade.
Que estranhamente, repito, Pedro Mendes ainda não teve.
É mais que tempo de corrigir a injustiça.
Depois Falamos.

P.S É um assunto a que voltarei se entender necessário.

8 comentários:

Anónimo disse...

A Champions entendo, porém dificilmente a Taça de Inglaterra poderá ser considerada uma das três competiçoes mais prestigiadas a nível mundial..

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Do meu ponto de vista, discutível como é evidente, as três competições mais prestigiadas do mundo do futebol são o mundial, a champions e a taça de Inglaterra. Esta mais pelo seu valor simbólico do que pelo mediatismo, popularidade e milhões que rodeiam as outras.

Anónimo disse...

De facto os produtos da formação deveriam receber mais destaque no clube. E por acaso o jornal Público de ontem teve um artigo dedicado à formação do Vitória. Foi a 5ª notícia deste jornal mais vista online. Um artigo isolado enquanto os outros prosseguem as suas habituais campanhas clubísticas enviando até jornalistas ao estrangeiro para arranjar elogios aos clubes do regime.

Anónimo disse...

O benfiquista Fernando Meira NÃO!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho que no Vitória se vem dando progressiva importância aos "produtos" do clube. Quer na formação, quer nas equipas A e B, quer nos ex jogadores que hoje trabalham na formação como Tito ou Artur Jorge. Mas é preciso mais porque essa área da formação tem de ser o nossso "Brasil" e os miudos devem ter referências

Anónimo disse...

aparte explicativo: o rego não conseguiu fazer uma carreira de nível superior devido ao senhor doutor salazar coimbra, que lhe diagnosticou muito mal uma lesão no joelho e patrocinou com isso tratamentos errados que lhe deram cabo da zona afetada.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Fernando Meira é vitoriano não benfiquista. E já teve a sua homenagem. Falta é o Pedro Mendes

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sempre apreciei o Rego e estava convicto que faria uma grande carreira. Desconhecia as razões porque não se afirmou. Se foi como diz ainda lamento mais. Porque era um excelente jogador