segunda-feira, novembro 10, 2014

A Homenagem


Numa das muitas conversas que travo com o meu Amigo de há muitos anos Francisco Martinho (uma das pessoas que mais me ensinou sobre o Vitória a par de alguns saudosos amigos já desaparecidos e do meu Pai e Avô) recordamos a saudosíssima equipa de 1986/1987 que sob o comando de Marinho Peres elevou os sonhos vitorianos a um expoente que nunca mais se repetiu.
Porque a par  de uma grande época interna ainda fez uma carreira europeia notável que a levou aos 1/4 de final da taça Uefa.
E a "injustiça" que é essa equipa nunca ter recebido do Vitória e dos vitorianos a homenagem que globalmente merece ao contrário do seu maior expoente,Paulinho Cascavel, que já vai que me lembre na terceira homenagem.
Não que Paulinho não mereça.
Porque merece.
Mas também me lembro que ele não jogava sozinho.
E todos os outros contribuíram, e muito, quer para a grande carreira da equipa quer para o destaque individual de Paulinho Cascavel que foi o melhor marcador desse campeonato.
E por isso entendo que numa época que nos está a correr tão bem faria algum sentido aproveitar a oportunidade para homenagear essa equipa e simultâneamente puxar ainda mais pelo ego dos adeptos que nunca a esqueceram e ainda hoje a citam como a melhor equipa vitoriana de sempre.
É certo que para alguns, com Jesus o grande "capitão" à cabeça, a homenagem já é tardia.
Jesus porque infelizmente "partiu" muito cedo e outros,especialmente brasileiros, não sei se será possível encontrá-los ( a falta que fazem,também para isso, os saudosos Amigos Custódio Garcia e Jorge Folhadela) dado o tempo que decorreu.
Mas vale a pena tentar.
E como já sei que o argumento "custos" está sempre presente diria duas coisas.
Juntar esses "heróis" do vitorianismo não é um custo mas um investimento na mobilização e motivação dos vitorianos.
E uma boa campanha de marketing com produtos referentes a essa época(nomeadamente camisolas com nomes dos jogadores a preço módico e um DVD com resumos dessa época extraordinária)mais o apoio de algumas empresas vimaranenses tornaria essa homenagem perfeitamente acessível.
Até porque boa parte dos jogadores e técnicos dessa equipa andam por aí.
Depois Falamos.

P.S. Porque é justo recordar os seus nomes e dá sempre jeito a quem não os conheça, ou tenha memória desse tempo, aqui ficam :
Guarda redes: Jesus, Lopes, Vítor Pontes e Peres.
Defesas: Costeado, Néné, Miguel, Basílio, Tozé, Heitor, Rui Vieira e Castro.
Médios: Adão, Nascimento, N'Dinga, Ademir, Carvalho, Dinis, Paulo Jorge,Paulo Viana.
Avançados: Paulinho Cascavel, Roldão, N'Kama, Basaúla, Nivaldo e Palecas.
Equipa Técnica: Marinho Peres, Paulo Autuori, Pina de Morais e José Alberto Torres.

Sem comentários: