terça-feira, novembro 18, 2014

O Derbi

Já aquecem os "motores" para o maior derbi de Portugal.
O Vitória vs Sporting de Braga.
Ao contrário de outros derbis com uma história de décadas, nomeadamente os da cidade de Lisboa  que são a expressão futebolistica das "Marchas Populares"e respectiva competição entre bairros, este tem uma dimensão quase milenar e traduz uma profunda rivalidade entre comunidades vizinhas que vivem ao lado uma da outra e de quando em vez de costas uma para a outra.
Como em qualquer derbi o momento de forma e o posicionamento classificativo das equipas pouco interessam porque o factor rivalidade que os adeptos passam aos jogadores torna estes jogos sempre de resultado imprevisivel.
Neste caso com o aliciante de ser uma eliminatória da Taça de Portugal, disputada numa única mão, em que o vencedor segue em frente e o perdedor termina a sua participação na prova.
E daí a expectativa e emoção com que se aguarda o jogo.
Na Liga o Vitória, brilhante segundo classificado (excepto para a Comunicação Social), está melhor mas o seu rival não está longe pelo que se pode considerar que as equipas tem um valor equilibrado o que traz ainda mais aliciante ao jogo.
Pode considerar-se, isso sim, que o Vitória depois de anos de alguma penumbra está novamente a caminho de se afirmar como o quarto clube do nosso campeonato enquanto o Braga está numa trajectória descendente depois de uma década excelente em que jogou uma final europeia, ganhou uma taça da liga e foi vice campeão nacional.
Mas num derbi nada disso interessa.
Importa o momento, a inspiração colectiva, o jogador ou jogadores que se transcendem e o apoio que os adeptos dão ás equipas.
E ,aí sim, o Vitória foi sempre melhor que o seu adversário.
Em casa e fora os jogadores do Vitória nunca caminharam sozinhos.
E essa é a única certeza para domingo.
Nas bancadas já ganhamos
Cabe à equipa corresponder no relvado.
E estou certo que assim será.
Depois Falamos.

P.S: A este derbi só falta uma consagração:
Disputar-se no Jamor.
Ainda não será este ano...

9 comentários:

cards disse...

será um domingo de emoções fortes para os adeptos do vitória se no futebol têm um derby, no basquetebol viajarão a Lisboa para defrontar o tricampeão nacional.
Como os orçamemtos não ganham jogos nem campeonatos, apesar de ajudar muito, hoje o Benfica venceu, na finlândia, o Katuja Basket, equipa que tem o dobro do orçamento do tricampeão nacional.
Domingo espero outra vitória desta vez contra vocês para continuarmos na perseguição ao líder o barcelos.

Anónimo disse...

Dado o rendimento que o Éder está a ter na Seleção e a vontade dos nossos jogadores selecionáveis quererem mostrar a Fernando Santos o que lhe está a escapar nos 'magros' resultados da Seleção Nacional, este derbi eliminatória e o outro doa dia 7, prometem ser muito interessantes.
Bem, só uma ligeira contrariedade relativamente ao que disse, Sr. Luís Cirilo. Embora este jogo seja para ganhar, como acredito firmemente que a vitória vai ficar em Guimarães com naturalidade, trocava-se bem a presente edição da Taça de Portugal por um título de maior consagração como o de Campeão Nacional 2014/2015.
Dito isto, vamos a dados concretos. O Braga este ano ainda não ganhou fora de casa. Perdeu duas vezes, todas fora de casa (Porto e Arouca). O Vitória ainda só perdeu uma vez na Madeira (Marítimo) e em casa continua Invicto.
Os cinco pontos que separam as duas equipas não darão ao Braga superioridade para se afirmar categoricamente neste jogo, mas forçam o Vitória a mostrar-lhes quem está por cima!
Quanto a mim, este será um 'jogo treino' importante, em jeito de eliminatória, é claro, para o Vitória ir de lição estudada à Pedreira na jornada 12, dia 7 de Dezembro, para lhe averbar a aquela que poderá ser a primeira derrota caseira desta época do Braga. Os 3-0 do ano passado têm de ser vingados, de preferência, pelo dobro.
No Domingo TODOS SOMOS UM e em Braga voltaremos a sê-lo. Com a coerência do trabalho realizado até agora, estou a contar que possamos ganhar nos dois encontros sem papas na língua.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro cards:
será uma dia de vitórias do Vitória assim espero.
Caro Quim Rolhas:
Eu também trocava a Taça pelo titulo. Que vitoriano não o faria?
E concordo inteiramente que os 5 pontos de avanço são agradáveis mas não garantem nada. Somos melhores que o SCB mas temos de o provar onde interessa que é no relvado

cards disse...

caro luis cirilo, no futebol acredito que o vitória vença pois joga em casa no basquetebol o jogo é em lisboa por isso o Benfica é favorito

luis cirilo disse...

caro cards:
É a lógica natural.
Mas espero que Fernando Sá e a sua equipa contrariem isso

Luis Costa disse...

Para estes 2 jogos com o Braga eu só desejo uma coisa:

Que o caro Quim Rolhas esteja certo :)))

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa:
Somos dois

Micael Almeida disse...

Então agora a Taça de Portugal são "jogos treino"? Como é que um Vitoriano pode dizer uma enormidade dessas, depois da alegria que tivemos com a sua conquista?

luis cirilo disse...

Caro Micael:
Não sei onde viu isso do jogo treino