domingo, novembro 30, 2014

As Voltas do Futebol

Um destes dias via na TVI 24 uma reportagem sobre o Clube Oriental de Lisboa , popular clube da zona oriental da capital(freguesia de Marvila) que disputa este ano a II liga depois de muitos anos perdido em divisões inferiores.
Como se sabe o Oriental eliminou o Vitória Futebol Clube da taça de Portugal e isso motivou a reportagem referida.
Entrevistas ao presidente, ao treinador e a alguns jogadores.
Entre eles...Carlos Saleiro.
Tinha-o perdido de vista nos últimos dois anos(eu e quase toda a gente) mas confesso que o fazia a jogar num qualquer campeonato estrangeiro,e não "perdido" na II liga, ele que fora um dos mais promissores pontas de lança portugueses da ultima década.
E vê-lo lembrou-me um história com dois anos e pico.
Na pré época de 2012/2013 o Vitória estava a reformular o seu plantel ,como muitos dos leitores estarão lembrados, com a saída de alguns consagrados e a tentativa de contratar alguns jogadores ao alcance de um clube em sérias dificuldades financeiras.
E Carlos Saleiro foi precisamente uma dessas tentativas.
Inseria-se perfeitamente no perfil definido em termos do projecto desportivo que estávamos então a implementar no clube.
Português, jovem, talentoso, com enorme margem de progressão.
Nos três anos anteriores tinha feito duas épocas interessantes no Sporting (onde fora formado) depois de empréstimos ao nosso homónimo de Setúbal, à Académica e ao Servette da Suíça onde tinha estado na época anterior
Eu e Júlio Mendes tivemos duas reuniões com o empresário do jogador.
Na primeira manifestamos-lhe o interesse no jogador e as condições em que podíamos contratá-lo deixando bem claro que não tínhamos condições para entrar em "loucuras" de qualquer espécie.
Na segunda o empresário apresentou-nos a contra proposta.
Impossível de aceitar.
Porque os valores que pedia eram acima do nosso orçamento (mas nem foi tanto por isso)e porque só aceitava assinar por um ano.
E aí fomos absolutamente intransigentes.
Ou assinava por dois anos ou nada feito porque o Vitória se recusava a ser "barriga de aluguer" de quem quer que fosse.
Nada feito.
E Saleiro voltou a Coimbra,onde já tinha estado em 2008/2009, para fazer uma fraquíssima época de 2012/2013 também por força de uma grave lesão que o afastou dos relvados durante meses.
A época passada, pelos vistos, esteve parado não sei se pelo arrastar da lesão se por não ter encontrado clube.
E agora está no Oriental onde em 12 jogos na II liga marcou apenas um golo(tem mais 3 na taça da liga)o que está muito longe de ser ...brilhante.
Apenas com 28 anos de idade parece um jogador com a carreira no mais completo declínio o que é triste face ao potencial que tinha e ao que chegou a prometer.
Pergunto-me, e nunca terei resposta, o que poderia ter sido a carreira dele se tem aceite a proposta do Vitória e integrado essa equipa que na mais bela tarde vitoriana levantou a taça no Jamor.
O futebol dá realmente muitas voltas.
Depois Falamos.

P.S A não contratação de Saleiro permitiu a contratação de Amidó Baldé.
As vezes Deus escreve direito por linhas tortas!

4 comentários:

Anónimo disse...

É o destino.
Por acaso, Sr. Luís Cirilo, quando o vi jogar na semana passada contra o Setúbal, pensei que o futebol é muito ingrato.
Neste caso quando se desce de cavalo para burro, o jogador mal se dá conta, sendo de louvar a sua persistência em clubes de menor dimensão quando se tem talento comprovado.
É pena que ele não tivesse valorizado o Vitória na altura certa. Deve estar arrependido porque atirou fora a oportunidade da vida dele.
Ou então é algum iluminado a dar tudo por tudo para o Oriental ganhar a Taça ou subir à Primeira Liga na próxima época. Só Deus sabe. Mas com o Oriental estacionado na 22ª posição da II Liga, vai ser difícil. E com a eliminação, mais do que certa, frente ao Marítimo, no jogo da Taça, também não abona nada da carreira de Saleiro.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Ao não vir para o Vitória ele cometeu ,de facto, o erros da sua vida enquanto profissional de futebol. Até porque ia encontrar um plantel que sabemos o que valia, um treinador que o conhecia bem (já o tinha orientado no Fátima)e queria a sua contratação, um clube diferente para melhor de todos em que jogou.
Não quis ou o empresário não deixou.
Foi pena. Para ele.

cards disse...

as lesões nao ajudaram

luis cirilo disse...

Caro cards:
É verdade que sim.
Mas as opções que fez também não.