sexta-feira, novembro 28, 2014

Encontro de Irmãos

Hoje , na abertura da 11ª jornada da Liga, joga-se um Vitória-Moreirense.
Que não é um derby, porque derbys são com o Braga, mas é um jogo entre "irmãos" dado tratarem-se de duas equipas do concelho de Guimarães.
O que para os vimaranenses é um orgulho.
Só Lisboa, Porto e Funchal se podem gabar de terem mais do que uma equipa nos respectivos concelhos pelo que Guimarães, que não tem o peso sócio-económico dos outros três, merece também por isso um destaque bem especial.
É um jogo entre dois clubes que tem muito em comum.
O mesmo concelho, como já referi, jogadores que foram figuras preponderantes em ambos, dirigentes que o foram dos dois clubes, directores desportivos no presente (Flávio Meireles e Marco Couto) que vestiram as duas camisolas e muitos adeptos que são associados de ambos os clubes.
Não tenho por isso nenhum problema em assumir que depois do Vitória é o Moreirense o clube que mais aprecio no futebol português e aquele que espero ver jogar todos os anos frente ao Vitória nestes "encontro de irmãos" perfeitamente invulgar no nosso futebol.
Porque nas bancadas todos temos a nossa preferência  não deixo de querer(como qualquer vitoriano) que o Vitória ganhe ao Moreirense todos os jogos em que se defrontarem assim como os adeptos "cónegos" pensarão exactamente o inverso.
Hoje será assim uma vez mais.
No palco do "Rei" vão encontrar-se o Vitória a fazer um campeonato excelente e ocupando o segundo lugar na classificação e um Moreirense a "navegar" em águas tranquilas, ocupando o nono lugar, pelo que à partida estão reunidos os condimentos para um bom jogo.
No qual o Vitória é, à partida, claramente favorito mas não podendo esquecer-se que esse favoritismo tem de ser comprovado no relvado face a um adversário de bom valor e o qual a História nos ensina a olhar com muito respeito.
Ou não fossem três eliminatórias da Taça de Portugal(duas no nosso estádio) em que o Vitória foi eliminado pelo Moreirense!
Por isso cautelas e caldos de galinha que nunca fizeram mal a ninguém.
E a certeza de que o triunfo corresponderá a ,pelo menos, mais duas noites no primeiro lugar!
Depois Falamos

4 comentários:

Luis Costa disse...

Meu caro,
É preciso muito cuidado com o Moreirense e acima de tudo muita paciencia.
Eles são muito organizados defensivamente e não vai se facil "furar". Caso não marcarmos nos primeiros 30 minutos, não vai ser facil.
É daqueles jogos em que não vamos puder jogar em transiçoes, pelo que a falta de um verdadeiro P.L. se vai fazer sentir.
Vai ser também um teste à paciencia dos adeptos, que muitas vezes começam a assobiar.
Mas estou confiante que com mais ou menos dificuldades os 3 pontos não nos devem fugir.

P.S. Quanto à questão do PL pode ser que o Tomané consiga marcar uns golinhos para me "calar" :)

Rui Cordeiro da Silva disse...

Assim seja! :)

Anónimo disse...

Claro Sr. Luís Cirilo: Irmãos, irmãos, balizas à parte! No entanto, partilho da sua simpatia com os nossos Irmãos de Moreira de Cónegos neste derbi que nunca será derbi.
Este é o jogo mais importante até hoje da História do Vitória se ainda quisermos ganhar o Campeonato.
Rui Vitória deve ir a jogo com um 4-3-3 para aproveitar a velocidade e a imprevisibilidade dos nossos jovens jogadores.
É um jogo que terá um comportamento defensivo por parte do Moreirense, mas se o Vitória tiver iniciativa de jogo e assumir o processo ofensivo, vamos acabar tranquilamente com um 2-0 ou 3-0 no marcador.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa:
Tal como previu as dificuldades foram muitas. E o ponta de lança resolveu pese embora o pouco tempo que lhe deram para isso. Quanto ao Tomané mais uma vez foi um sacrificado numa posição que não é bem a dele.
Caro Rui:
Acabou por ser. Mas com muita dificuldade.
Caro Quim Rolhas:
Derbi nunca será. Dificil de ganhar foi. Como quase sempre. Quanto ao 4-3-3 de acordo. Com Hernâni-Álvez-Tomané