segunda-feira, novembro 24, 2014

O Nosso 14

Fizeram tudo para ganhar.
Com garra, coração, talento e esforço.
Jogando, em boa parte do jogo, bom futebol e reduzindo o adversário à vulgaridade.
Mas há dias assim...
Individualmente:
Assis: Sofreu dois golos sem culpa e ainda terá evitado mais três.Uma excelente exibição de um guarda redes com com jogos em continuidade tem mostrado o seu valor.
Bruno Gaspar: Um jogo de grande intensidade em que procurou apoiar o ataque. A defender ...algumas dificuldades.
Josué: Fez um bom jogo sem grandes problemas para resolver. A substituição ter-se-à devido ao "amarelo" mas não sei se foi boa opção. O seu bom jogo de cabeça podia ter ajudado nos últimos minutos.
João Afonso: Tal como Josué não teve grandes ( mas com Éder quem tem ?) problemas embora aqui ou ali tenha denotado alguma precipitação . A atacar bem procurou o golo mas não era dia.
Traoré: Não fez um grande jogo muito por força das cautelas defensivas a que Pardo o obrigou. E não podendo atacar como gosta o seu jogo perde dimensão. Saiu numa substituição natural.
Bouba: Um dos melhores vitorianos uma vez mais. Bem a defender, bem a sair para o ataque com processos simples, é um jogador essencial nesta equipa. O seu recuo para central,depois da saída de Josué, abriu uma clareira na nossa intermediaria que bem cara nos podia ter saído se o Braga tivesse aproveitado melhor esse espaço. Felizmente, e com muito mérito de Assis, isso não aconteceu.
André: Empenho e vontade inegáveis. Mas o jogo não lhe "saiu" particularmente bem. Por vezes parecia algo perdido em terrenos que não lhe são habituais. No penalti uma execução perfeita.
Bernard: Vai a caminho de ser um grande jogador. Mas que, até pela juventude, tem de ser defendido. E isso passa por retirá-lo do jogo quando,como ontem a partir dos 60/65 minutos, se encontra cansado. E o cansaço fê-lo perder discernimento, começou a refugiar-se em jogadas individuais em que parecia querer fazer tudo sozinho, e as consequentes perdas de bola deram origem a perigosos ataques adversários. Enquanto esteve bem..."tivemo-lo" em muito bom plano.
Hernâni: De longe a "estrela" maior do jogo de ontem. Grandes jogadas, grandes dribles,passes de encantar um gama de recursos que torna o seu futebol espectacular. Muito "castigado" com faltas (perante a tolerância do apitador) nunca se atemorizou e fez 90 minutos de alto nível.
Tomané: Continua a sacrificar-se como ponta de lança fixo quando as suas caracteristicas apontam para jogar mais solto caindo dos flancos no meio a secundar um avançado mais em ponta. Luta bravamente, não regateia esforços, sai esgotado mas não se tira todo o partido das suas qualidades.
Alex: Fez um bom jogo. Quer nas jogadas de ataque quer quando recuou para lateral após a saída de Traoré. Nos lances de bola parada dividiu com Bernard um série de cruzamentos perigosos. Se noutros jogos ser o primeiro a sair se tem justificado ontem ,se calhar, nem devia ter saído.
Álvez: Está com falta de jogo como se notou em alguns pormenores. Lutou muito mas teve muito poucas oportunidades de visar a baliza. Acho que a equipa ganharia mais com ele a ponta de lança e Tomané mais solto.
Crivellaro: Mereceu uma oportunidade mas longe das zonas onde podia ser mais eficaz. Jogador eximio no ultimo passe e no remate forte e colocado jogou muito longe da área adversária e dos pontas de lança. Acabou quase a lateral esquerdo depois da saída de Alex.
Ricardo Gomes: Ultima tentativa de chegar ao empate percebeu-se a intenção da sua entrada. Alto,forte,com bom jogo de cabeça podia dar maior poder de "fogo" na área bracarense. Teve um remate perigoso mas ligeiramente ao lado.
Miguel Oliveira, Plange, Cafu e Gui não foram utilizados.
Depois Falamos.

P.S. Não posso deixar de dizer que tive saudades de...Barrientos.
Mas isso são outros contos...

26 comentários:

Anónimo disse...

Caro Cirilo, no seu texto tive a oportunidade de ler uma questão muitíssimo interessante. A questão foi a seguinte "mas com Éder quem tem [problemas]?". Não deixa de ter a sua graça, quando um vitoriano tenta colocar o valor de Éder em causa, não fosse o Vitória a vítima preferida do melhor ponta-de-lança português da actualidade. Os 4 golos que marcou ao Vitória (2 deles em pleno D. Afonso Henriques) já valeram ao SC Braga 6 pontos na Liga Portuguesa. No jogo de ontem, esteve muito perto de voltar a marcar à sua vítima de eleição (correcção: a sua vítima de eleição chama-se Douglas e não Assis), mas Bruno Gaspar, em esforço, conseguiu adiar o 0-1. Mas mesmo não tendo conseguido fazer o que tão bem sabe [marcar ao Vitória] foi preponderante, ao ganhar o lance que Rafa resolveu e depois a impôr toda a sua raça, recuperando a bola no lance que Pardo acabaria por finalizar.

Mais irónica que a sua questão, só a recente campanha do clube de Carnide que decidiu usar Júlio César, o dos 7-1, a provocar alemães...

Anónimo disse...

Lá está o nosso blogger a bater no Éder, só para bater. Ontem, o Éder foi só o melhor do jogador do Braga, como pode confirmar em alguma da imprensa especializada. Criou 2 situações de finalização de golo (um remate de cabeça salvo por um defesa na linha e outro remate com o pé direito que rasou o poste). Além disso, "só" estev3 na origem dos dois golos bracarenses: passes para o Rafa e para o Pardo fazerem os golos.
Preocupe-se com o seu Tomané, que nos tratamos do nosso Éder.
Saudações

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sim...eu sei...o nosso futebol tem uma gravissima crise de pontas de lança. E este,coitado, que só vai á selecção por favor tem um recorde digno do Guiness: 16 internacionalizações e nem um golo para amostra. Serve para tabela e bem bom.
Não me admira que em Braga gostem dele. Qualquer barrete com aquela camisola vos parece um bom jogador.Critérios pouco exigentes.

Anónimo disse...

Quando vi o título "o nosso 14" pensei que se referia aos 11 jogadores + o trio de arbitragem... Foram 14 contra 10, a partir do minuto 70. É que ao Duarte e aos dois bandeirinhas só lhes faltou chutar literalmente para a baliza do Braga. Amarelos à fartura e sem critério, um penalty na 1ª parte sobre o Micael e mais a eventual falta sobre o Hernani fora da áea ter sida transformada num penalty são factos suficientes para classificar a arbitragem de muito fraca. Mas assim dá ainda mais gosto ganhar em Guimarães.

Anónimo disse...

Partindo da avaliação feita de cada jogador pelo site Transfermarkt, são quase 28 os milhões de euros que separam as duas equipas. Se no plano desportivo o Vitória de Guimarães vai levando alguma vantagem sobre o Braga esta temporada, por força do segundo lugar ocupado no campeonato, aos olhos do mercado, os bracarenses, que seguem no quinto posto, ainda continuam em vantagem em relação aos vimaranenses.

A avaliação realizada a cada jogador por parte do site Transfermarkt, constata-se que a diferença entre os onzes que Rui Vitória e Sérgio Conceição apresentaram ontem de início é de quase 28 milhões de euros. O dos vitorianos está avaliado em 9,3 milhões, o do SCBraga em 37,2 milhões. O jogador Éder (7 milhões) é o mais valioso do SCBraga e André André (2,5) é visto como o mais valioso do Vitória. No dia 7 há mais, pode ser que o Éder faça mais uma gracinha!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não desespere. Pode ser que ainda tenha cura.
Caro Anónimo:
Eu também gosto do reino da fantasia. Mas só o da Disney.
O Éder vale 7 milhões? Então não são 23? será que ontem desvalorizou 16 milhões?

luso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luso disse...

é curioso ter ouvido o SC dizer que o árbitro prejudicou o braga.
Num jogo em que o vitória fez 10 faltas e o braga 23, (e se víssemos ao pormenor, as do braga eram mesmo para deitar abaixo), qual a surpresa de terem sido varridos a cartões? para mim só pecaram por defeito.
Em relação a faltas e a penaltis, é engraçado ver como os nossos rivais se esquecem do controle de bola com a mão, pelo Eder no lance do 2º golo, ou num lance de penalti nítido que o árbitro perdoou ao braga, por mão na bola.

Vamos ver daqui a 15 dias se esclarecemos devidamente todas as dúvidas

Anónimo disse...

Nem a ganhar lhes passa a azia... Quando o Vitória ganha vou aos blogs Vitorianos... Éder??? Só o vemos tantas vezes em campo porque o Jorge Mendes está desesperadinho para o despachar sem ter prejuízo! Quanto à análise do Sr Luís Cirilo, mais uma vez, excelente. Foi a mesma impressão com que fiquei após o jogo. Falta-nos um ponta de lança, problema crónico pela falta de dinheiro; são os mais caros... Com esta defesa, e este meio campo a jogar bem, uma ajuda lá na frente fazia deste Vitória um candidato à Champions. Isto sem contar com o mercado de inverno...

Neste jogo faltou alguma intensidade e concentração a alguns jogadores, talvez da juventude e alguma falta de experiência. É pena que abandonem o Vitória antes da maturidade. Alguns, se ficassem mais 1 ano ou 2, valeriam muito mais e teriam oferta de melhores contratos... Tantos casos tivemos devido à necessidade de realizar vendas. Temo que alguns jovens do Vitória se iludam, como aconteceu com Ricardo e Tiago Rodrigues. Ir para o Porto porque paga mais, compreendo, mas para ficar na equipa B, sem possibilidade de subir aos AA não compreendo. No Vitória eram grandes jogadores, destacavam-se na equipa, eram acarinhados pela massa associativa. No Porto jogam num estádio regional para um público que só vai porque não tem mais nada para fazer. O Olival só enche com os rivais, o resto para eles é entretenimento. E é neste campeonato de entretém que se perdem os nossos atletas, porque se tivessem um pouco mais de autoconfiança ficavam mais uma temporada no Vitória e iam para Inglaterra, Espanha ou Itália ganhar 4 ou 5 vezes mais do que ganham no Porto... É triste serem tão mal aconselhados pelos seus empresários... O 3 'grandes' só contratam no Vitória para eliminar adversários, destruindo-nos as equipas. É mais que evidente; o Porto destrui-nos a equipa em 2013 e não ganhou nada com as contratações. O Paulo Oliveira foi para o Sporting fazer o que vimos há algumas semanas atrás. Destacava-se na equipa do Vitória, no Sporting nem se nota que lá está; comprovam-no os dois golos sofridos de cabeça... É triste que façam tão má gestão das carreiras...

luis cirilo disse...

Caro luso:
O treinador SC herdou do jogador SC o que ele tinha de pior. A arruaceirice.
Infelizmente o enorme talento do jogador ainda não se viu no treinador

Anónimo disse...

Caro Rui Cordeiro da Silva, destas 15 equipas escolha aquela que nos dará uma “goleada épica” na próxima eliminatória da Taça de Portugal: Benfica, Sporting, Marítimo, Paços de Ferreira, Rio Ave, Belenenses, Gil Vicente, Nacional, Penafiel, Chaves, Famalicão, Oriental, Freamunde, Vizela, Santa Maria. Saudações Bracarenses!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo(das 10.55m):
A questão central do seu comentário (e partilho da sua opinião) é o facto de os jovens jogadores não poderem entusiasmar-se com "cantos de sereia" e sairem do clube demasiado cedo. Porque ficando cá mais tempo ganham menos, é verdade, mas em contrapartida aumentam exponencialmente as suas hipóteses de triunfarem nos clubes para onde vão. É o caso de Ricardo e de Paulo Oliveira por exemplo já que de Tiago Rodrigues nem vale a pena falar.
Por isso espero que jogadores, SAD e empresários tenham a paciência necessária a permnitir que quando sairem daqui saiam já como jogadores feitos e não como jovens talentos prometedores. E isso aplica-se a Hernani, Bernard, Tomané, etc.
Caro Anónimo:
Por mim pode sair qualquer um.
Se o Braga jogar como em Guimarães, e o árbitro for um bocadinho melhor que o Duarte Gomes , qualquer um desses clubes o pode eliminar

Anónimo disse...

"Jogando, em boa parte do jogo, bom futebol e reduzindo o adversário à vulgaridade."

"Assis: Sofreu dois golos sem culpa e ainda terá evitado mais três.Uma excelente exibição de um guarda redes (...)"

Cirilo, importa-se de me explicar como é que um adversário reduzido à vulgaridade, consegue, ainda assim, proporcionar uma excelente exibição a um guarda-redes que, não tendo culpa nos dois golos sofridos, ainda evita mais três? Será que a vulgaridade é suficiente para bater um Vitória que tem no guarda-redes o salvador de uma goleada?

Um abraço, fico a aguardar pelo seu esclarecimento.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, se nestes 15 clubes estivesse o Mafra, aí é que eu teria medo, porque será? Nem com o Duarte Gomes ou António Garrido nos safavamos!

Luis Costa disse...

Nao concordo na apreciação que fez ao B.Gaspar, pois esteve diretamente ligado aos 2 golos do Braga.
No primeiro, teve a oportunidade de "aliviar" não o fez o que levou à perda da bola dando inicio à jogada que deu o 1º golo, além do mais (e apesar do excelente pormenor do Rafa) demorou a reagir e Rafa teve tempo para colocar a bola onde bem quis dem nenhuma oposição.
No 2º foi "comido" infantilmente pelo Pardo já dentro da aerea.

A juntar a isso, perdeu 2/3 bolas na saída para o ataque que poderiam causar danos maiores.

É bom quando um jogador está cheio de confiança para "sair a jogar", mas tem que perceber que há alturas em que simplesmente à que tirar a bola dali.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É normal que quando uma equipa dá um banho de bola a outra mas injustamente, e com colaboração do apitador, se vê a perder tente atacar de forma intensa e isso cria espaços para o contra ataque da equipa que apenas quer defender por todas as formas e feitios.
Foi o que aconteceu. Nomeadamente nos ultimos vinte minutos de jogo.
Caro Anónimo:
Em contrapartida com o Soares Dias a arbitrar todos os jogos até podiam ganhar a Champions.
Caro Luís Costa:
Estou parcialmente de acordo consigo. E por isso referi que a defender teve dificuldades. E teve. Tal como outros da nossa equipa é ainda um jovem em fase final de formação. E isso paga-se.

Anónimo disse...

Cirilo, nas 3 defesas milagrosas do Assis que refere, não se inclui, deduzo, a "defesa" de Bruno Gaspar em cima da linha de golo, logo ao 2º minuto. Logo, juntando os 2 golos, às 3 defesas de Assis, que menciona, a esse lance de Éder ao 2º minuto e à escandalosa grande penalidade que ficou por assinalar sobre Rúben Micael, quer-me parecer que a vulgaridade andou sempre a cheirar o golo. Bastante mais vezes que os do "banho de bola", até!...

JRV disse...

O caro Cirilo tem que lhes perdoar, porque há quem não consiga compreender como é que o clubezeco de palmeira, com tanto investimento do Jorge Mendes, continua a levar banhos de bola como o de domingo. Jogos contra equipas bem montadas que só não resultam em derrotas expressivas, por manifesta fortuna e pela indispensável intervenção dos pontas-de-lança de apito na boca.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se não percebeu o que escrevi não conte comigo para lhe voltar a explicar. Para outra vez saia do sofá e vá ao estádio. Talvez perceba melhor.
Caro JRV:
eles estão a caminho de voltarem à sua verdadeira dimensão. Basta ver os resultados financeiros da SAD deles.

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

Gostaria de lhe pedir o favor de comentar os seguintes números:

Tomané: 1014 mins - 2 golos (1 golo a cada 507 mins)
Alvez: 358mins - 3 golos (1 golo a cada 120 mins)
Éder: 875 mins - 5 golos (1 golo a cada 175 mins)
Zé Luis: 216 mins - 3 golos (1 golo a cada 72 mins)

Desde já agradeço. Um abraço.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Comento com todo o gosto.
Como sabe o futebol é um desporto de equipa.
A equipa do Vitória em dez jornadas marcou vinte golos à média exacta de dois golos por jogo.
O Sporting de Braga marcou 15 à média de 1,5 por jogo.
O Vitória está em segundo e o Braga em quinto.
Entendeu?

Anónimo disse...

Caro Cirilo, permita-me que actualize o seu comentário anterior:

Como sabe o futebol é um desporto de equipa.
A equipa do Vitória SC em catorze jornadas marcou 22 golos à média de 1,5 golos por jogo.
O SC Braga marcou 25 à média de 1,8 por jogo.
O Braga está em terceiro e nos quartos-de-final da Taça de Portugal e o Vitória em quarto e fora da Taça, eliminado pelo Braga... em casa!

Mas o futebol também é apimentado por duelos individuais e aí Éder tem 5 golos no campeonato e 1 na Taça de Portugal, num total de 1319 minutos jogados, enquanto que Tomané tem 2 golos no campeonato, num total de 1323 minutos jogados.

Entendeu? Um abraço e bom Natal.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Esqueceu-se de dois detalhes:
Dividir o valor do orçamento de cada clube pelos pontos obtidos. E aí verá que com muito menos conseguimos o mesmo. E este é assunto que não morre por aqui.
O outro detalhe é o "colo" de que o SCB tem beneficiado desde o início da época. Talvez pelas afinidades com o SLB.
Entendeu?
E outra coisa:
Se o Tomané tem apenas dois golos o Álvez tem quatro e com muito menos minutos que esse portento do Éder.

Anónimo disse...

Cirilo,

Existe de facto uma afinidade crescente com o SLB, dá um gozo enorme vencer-lhes, e isso é coisa que temos feito muito bem, felizmente. Mesmo prejudicados pelas arbitragens, como vem sendo regra, aliás. Ao contrário do seu Vitória que precisou de um penalty-fantasma e de um golo mal anulado para derrotar os vizinhos Cónegos, a título de exemplo.

Ainda bem que foi buscar Álvez, porque assim permite-me ir buscar o nosso suplente: Zé Luis.

Zé Luis - 3 golos em 216 minutos
Álvez - 4 golos em 398 minutos

Já dizia o seu concorrente partidário "é só fazer as contas".

Só um comentário final. Aprecio bastante quando os vitorianos vão buscar as questões do orçamento. Primeiro porque é a prova derradeira de que já não há muito por onde agarrar para argumentar e depois porque durante muitos anos tiveram orçamentos bastante superiores ao SC Braga, mas isso nunca veio à baila quando andavam à nossa frente no campeonato (ainda nem havia Sport TV na altura). Será que posso usar o argumento dos orçamentos para me gabar de ter ganho duas vezes ao líder do campeonato?

Entendeu agora?

Um abraço e um bom Natal!

Anónimo disse...

Ainda em relação ao comentário anterior, não se trata de uma questão de querer desvalorizar os atletas. Apesar de Tomané ser fraquinho, Álvez parece-me ser um bom ponta-de-lança. Mas veja-se o exemplo Moussa Maazou...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nada há a fazer.
O vosso complexo de inferioridade alastra...
Tudo serve para tentarem mostrar uma superioridade que não existe.
Já viu o ridiculo de num Braga-Vitória estarem 12.000 pessoas (e 1500 eram de Guimarães) no vosso imenso estádio?
E com borlas a granel.