domingo, novembro 23, 2014

Inglório

Há derrota que provocam mais azia do que outras.
Já se sabe que perder com o Braga é uma das piores derrotas para um verdadeiro vitoriano.
E quando se perde como hoje então a azia é ainda maior.
Em traços gerais há que dizer que num jogo de sentido quase único, e de completo domínio vitoriano, os bracarenses souberam aproveitar bem duas oportunidades e construíram uma vantagem que se revelou intransponível para a equipa vitoriana.
O Vitória até entrou bem no jogo empurrando o adversário para um jogo defensivo, continuamente faltoso e de queima de tempo do mais primitivo que se tem visto nos últimos tempos, mas que não impediu que em esporádicos contra ataques criasse dois lances de grande perigo junto da baliza vitoriana.
Por seu turno o Vitória, especialmente através de uma soberba exibição de Hernâni, criou vários lances de golo junto da baliza visitante mas a verdade é que por isto ou por aquilo a bola não entrou e as oportunidades goraram-se.
E como quem não marca...sofre foi precisamente isso que aconteceu.
Num lance em que os jogadores vitorianos fizeram demasiada cerimónia em tirar a bola da sua área um ressalto isolou Rafa que fez golo sem qualquer hipótese para Assis.
Logo a seguir, e aproveitando alguma ânsia do Vitória (e também alguma ingenuidade derivada da falta de experiência), num lance de contra ataque em que tudo lhes correu bem (a começar pela "cegueira do árbitro)o Braga conseguiu chegar ao segundo golo e foi para intervalo com uma vantagem em nada merecida.
Na segunda parte mais do mesmo.
Faltas atrás de faltas, queimas de tempo atrás de queimas de tempo, o Braga lá foi gerindo o tempo e esperando que o discernimento da equipa adversária fosse diminuindo com o aproximar do fim do jogo.
Pelo meio, e aproveitando o balanceamento ofensivo vitoriano, lá foram ensaiando uns contra ataques com algum perigo a que a defensiva vitoriana e Assis conseguiram por cobro em dois dos casos com imenso mérito do guardião vitoriano.
O Vitória ainda marcou, de grande penalidade (à terceira o árbitro lá marcou...), e até ao fim continuou a pressionar intensamente o adversário com a bola a rondar a baliza bracarense com perigo em meia dúzia de ocasiões mas sem a felicidade que tivemos em Arouca mas nos faltou hoje.
E como os golos é que contam o Braga lá se apurou com uma exibição pouco mais que miserável mas a que a sorte, a eficácia ofensiva em dois momentos e a complacência do árbitro deram o acréscimo necessário a vencer .
Sendo certo que a jogar assim não irá muito mais longe.
O Vitória sai da Taça de cabeça erguida e credor de aplauso, que não lhe foi regateado pelos seus adeptos, pela exibição que fez e por tudo ter tentado para sair vencedor.
Mas hoje a sorte do jogo não estava com a equipa.
Sobre o árbitro não me vou pronunciar longamente porque há hoje pessoas na nossa SAD que são remuneradas para defenderem os interesses do Vitória.
Se estiverem tão incomodadas como eu e a generalidade dos vitorianos que o façam.
Se não estiverem, tudo bem, também já estamos habituados aos silêncios nestes assuntos.
Mas ainda direi o seguinte sem querer falar das três faltas não assinaladas no segundo golo do Braga ou dos dois penaltis que ficaram por marcar contra os visitantes.
Na segunda parte foram feitas seis substituições, a equipa médica bracarense entrou em campo três ou quatro vezes, foram mostrados a jogadores de ambas as equipas um total de oito cartões e foi apontado um golo.
Um árbitro que com tantas interrupções dá quatro minutos de compensação anda a mais no futebol.
Depois Falamos.

24 comentários:

JRV disse...

A equipa bracarense, como muitas equipas pequenas quando jogam em Guimarães, apostou em jogar no erro do Vitória e acabou por ser feliz, num processo em que se deve dar o devido crédito à exibição de Duarte Gomes; é um "ponta-de-lança" bastante eficaz...

Quanto ao Vitória, demonstrou qualidade, capacidade e, em boa verdade, fez mais do que o suficiente para seguir em frente; faltou eficácia e aquela pontinha de sorte. Em suma, houve Taça no D. Afonso Henriques.

Fica o aviso para jogos futuros e para a postura de muitos dos adversários que o Vitória terá daqui para a frente, a começar pelo da próxima sexta. Os níveis de intensidade e concentração devem e terão que estar sempre nos limites, por forma a mitigar a possibilidade de surpresas, como a de hoje.

luso disse...

Foi um jogo em que o resultado (e já agora o resumo televisivo) é muito enganador.
Gostei da exibição da nossa equipa, com os jogadores a ganharem uma consistência cada vez mais notória. Além das nossas estrelas mais mediáticas, gostei hoje do Bruno Gaspar, e estou a aprender a gostar do Alex, cada vez mais completo e atrevido.
Pelo contrário, achei pobre a exibição do Bouba e, apesar de muito combativo, não estou a ver eficácia no Tomané.
Achei piada, no final, a ver o treinados adversário dizer que o árbitro os prejudicou com os cartões. Certamente esqueceu-se do que os mandou fazer o jogo todo

Anónimo disse...

Gostei muito de o ler, Sr. Luís Cirilo. Há alturas de um vitoriano que se precisa de umas palavras de ânimo como as suas, impossíveis de comprar em qualquer jornal da modalidade.
Mas quer saber a minha opinião sobre este jogo? Que se foda a Taça! Que se foda o Braga!
Hoje perdemos jogando melhor. Na próxima seremos nós a fazer a festa porque esta equipa do Vitória não engana.
Apesar deste desaire, mantenho a minha convicção que o Vitória está muito bem preparado para ir a Braga no dia 7 buscar os três pontos para o Campeonato, vingar este resultado e repor a verdade qualitativa do nosso futebol.
Assim, de fora da taça, não há mais preocupações em termos de lesões ou desgastes extra. Ficamos 100% focados no Campeonato.

Quim Rolhas

Pedro disse...

Caro Cirilo, o Vitória foi melhor. Não chegou, é certo, mas a jogarmos assim vamos ganhar muitas vezes e perder de vez em quando. Gostei da exibição, o Braga encarou este jogo sabendo que estava perante um adversário mais forte. Sexta-feira lá estaremos.
Vitóóória!!!!
Abraço,
Pedro

Anónimo disse...

Uma duvida, não foi fixado no ecram do estádio o numero de espectadores,hoje o jogo dá 15 mil e tal,contra o sporting estiveram 25 mil, quem esteve nos dois jogos não vê diferença de 10 mil até pelo contrario pareceu-me que ontem estiveram mais.Será para não pagar às outras partes a sua parte da receita?
Já agora os adeptos do outro clube disseram que tinham vendido os 3 mil bilhetes mas não estariam mais de mil.
Quanto ao jogo e tratando-se de um jogo que nem a feijões gosto de perder,é engraçado e até a minha mulher notou que não regressei a casa com a beiça habitual, a nossa superioridade foi tal que alguma coisa lá dentro me consolou! Agora é ganhar ao Moreira e ir para 1º lugar, o resto, os cães ladram a caravana passa.

Rui Cordeiro da Silva disse...

Doeu...e deu para acabar o dia bem mal disposto!
Agora resta esperar que o sorteio seja amigo e coloque uma equipa no caminho deles, que lhes "limpe o sebo" com uma épica goleada!

E a vida continua!

E estamos à frente deles no que realmente interessa: no campeonato, no amor ao clube, no apoio incansável!
E sexta há mais um derby!

Anónimo disse...

Há dois anos jogamos no DAH como uma equipa grande, dominamos o jogo e merecíamos ter goleado o Vitória, não fosse a excelente exibição do Douglas. Acabamos por ser eliminados por erros da defesa, onde Salino jogou a lateral esquerdo improvisado. Ontem voltamos a jogar com Marcelo Goiano improvisado na esquerda e teve que levar com um Hernani endiabrado e mergulhador. Com o Tiago Gomes ou com o Djavan seria outra coisa. O Éder por duas vezes podia ter inaugurado o marcador. Desta vez a equipa foi mais humilde e respeitou estes miúdos que só estão em 2º lugar, jogavam em casa perante o seu público contra o maior rival e isso conta muito em termos de motivação. Em relação ao árbitro, por acaso o Rúben Micael não foi derrubado dentro da área? O Marcelo Goiano não fez falta fora da área ao Hernani(será que tocou?). Não ficamos a jogar com 10 durante 30 minutos? Foi um grande jogo e ganhou quem foi mais eficaz, como aconteceu há dois anos, o resto é choradinho de quem perde. No próximo dia 7 de Dezembro a situação pode-se inverter, jogamos em casa onde temos 100% de vitórias e vamos jogar de forma diferente com toda a certeza. Será que estes miúdos do Vitória não vão fazer o mesmo tipo de jogo que nós fizemos ontem? Se vierem a Braga disputar o jogo pelo jogo, levam mais 4 como há dois anos com o Nilson na baliza e com o famoso golo do Custódio. Aguardemos, mas podem crer que em Braga mandamos nós, assim tem sido no Axa nos últimos 10 anos! SCBRAGA MANDA!

Anónimo disse...

Caro Cirilo, na sequência desta sua análise, gostaria de lhe pedir o seu parecer acerca de alguns pontos relacionados com os recentes derbies minhotos para a Taça de Portugal.

1) Lembra-se da exibição de Douglas em Janeiro de 2013? Acha que a exibição de Kritciuk foi da mesma exigência? Considera que, ontem, o guarda-redes russo do SC Braga teve a mesma preponderância no resultado, que teve o guarda-redes brasileiro do Vitória em Janeiro de 2013?

2) Por alto, sem pensar muito no assunto, recordo-me de Bruno Gaspar ter cortado, em cima da linha de golo, um cabeceamento de Éder, logo aos 2 minutos; uma mancha fantástica de Assis a Rafa, evitando o 0-3; Assis, mais uma vez, a antecipar-se ao isolado Salvador Agra, impedindo-o de colocar uma pedra sobre o jogo. Consegue dar-me 3 exemplos de 3 oportunidades de golo tão flagrantes como estas, mas para o lado do Vitória?

3) Não vou falar da grande penalidade claríssima que ficou por assinalar sobre Rúben Micael, com 0-0 no marcador, nem do facto de o contacto (a ter existido) de Marcelo Goiano sobre Hernâni (o número 7 assenta-lhe bem, já foi de Marco Matias e herdou o seu equilíbrio) ter sido fora da área.

Posto isto, diga-me por favor, acha que existiu um pingo de coerência quando fez a análise ao jogo, ou ainda estaria de cabeça quente?

JRV disse...

O que sobra em criatividade ao anónimo das 12:27, falta em carácter na hora de assinar o que escreve. Teve vergonha dos disparates que escreveu, por certo... Este é um, no final do dia, um retrato fiel do que são as gentes daquela terriola: ignorantes, patéticos e submissos.

Anónimo disse...

JRV, grande comentário. Disseste tudo.
Nós em Braga não vos consideramos assim.
Estás de parabens!!! Certamente que muitos vitorianos se reveêm nas tuas palavras.


Carlos Ferreira
Braga

Luis Costa disse...

Também acho que jogamos bem em grande parte do jogo, mas nos ultimos 15/20 minutos, quando deviamos fazer o "assalto final" fomos abaixo !! Foi um jogo em que se notou a falta que faz um P.L.
Tanto Tomané como Alvez são fraquinhos.

Mas para mim, o pior foi RV. Esteve muito mal a ler o jogo e as alterações que fez, não fazem nenhum sentido.
Em 1 º lugar esteve mal ao não tirar o Bernard que estava completamente roto, prejudicando a equipa.
Depois fez mal ao colocar o Crivellaro a extremo !!
Piorou a situação com o R.Gomes (que mais uma vez não acrescentou nada) fazendo recuar o Criva para lateral !!
Mas isto lembra a alguém ???


Este scb fez-me lembrar o boavista no tempo do Pacheco . . . só sarrafada.
E por incrivel que pareça, ou não, ainda têm razões de queixa do arbitro !!!

Do nosso lado . . . ninguém diz nada !!

Anónimo disse...

Aos braguistas que, perdendo ou ganhando, mostram sempre azia, só lhes devemos demonstrar que em Guimarães há massa crítica. A massa associativa, e adeptos do Vitória de TODAS AS IDADES, que ontem marcaram presença no D. Afonso Henriques são o nosso orgulho. Brevemente em Braga voltarão às assistências de mil ou dois mil adeptos, com os mais novos a virar-se para quem mais propaganda faz na televisão e nos jornais, e os mais velhos a voltar para o clube do seu coração, na segunda circular... de Lisboa... Em relação ao jogo, bastava que a equipa de arbitragem fizesse o seu trabalho e a sorte do jogo seria outra: faltas e mais faltas de verdadeiro anti-jogo, e anti desportivas, na tentativa de ludibriar o árbitro; muitos mais amarelos e vermelhos deveriam ter visto. O segundo golo com bola passada com a mão e receção em flagrante fora do jogo... Nesse golo Duarte Gomes brindou o fiscal de linha com um valente sinal de 'fixe' com a mão, que a televisão não apanhou ou não quis mostrar... Percebi a sinalética depois de ver a repetição na televisão.... Ficamos sem saber o que seria deste jogo sem aquele segundo golo.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:27, que deve andar arredado do seu estádio, apesar de vir defender o seu clube com unhas e dentes, ainda não reparou de o estádio já não se chama AXA, pois perderam o patrocínio... O tempo das vacas gordas acabou, agora é que vamos ver se conseguem continuar a fazer vida de rico.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
O essencial é mesmo percebermos que outras equipas virão repetir a "receita". Falta saber se terão um Duarte Gomes a ajudar.
Caro luso:
Discordo quanto ao Bouba. É discreto mas muito eficaz. E quando recuou para central viu-se bem o desequilibrio no nosso meio campo.
Caro Quim Rolhas:
Valor para irmos ganhar a Braga temos de certeza. Basta ver o banho de bola que levaram. Mas temos de melhorar alguns detalhes.
Caro Pedro.
Aconteceu futebol...português.
Caro Anónimo:
O numero real de espectadores não sei.Mas que não estavam 3000 bracarenses disso tenho a certeza. A vida continua. Já 6ª feira.
Caro Rui:
A jogarem assim e sem o Duarte Gomes acho que quase todas as equipas em prova chegam para eles. Agora há que consolidar o segundo lugar na Liga.
Caro Anónimo:
A equipa do Vitória não vai a Braga jogar da mesma maneira porque não sabe jogar tão mal nem tem a noção do futebol como uma variante do wrestling.
Caro Anónimo:
Caro bracarense de facto alguns de vocês são grandes na imaginação na absoluta impossibilidade de o serem no futebol. Podia recordar-lhe também algumas histórias recente de jogos entre as duas equipas a começar por um arbitrado por Soares Dias. Tenho a certeza que para quem gosta de falar de penaltis tem aí farta matéria para se entreter. A grande e unica diferença em relação a 2013 é que aí a nossa vitória foi limpa. A vossa de ontem foi assente no apoio do árbitro. E num futebol pouco mais que miserável.
Caro JRV:
Temos de ser tolerantes porque o fim de semana lhes correu bem. As duas equipas de Braga ganharam ás duas de Guimarães. Não acontece todos os dias.
Caro Luis Costa:
Tomané e Alvez não são fraquinhos. Quando muito não estarão a ser deles extraidas todas as possibilidades.
Quanto ás substituições estamos de acordo. Nomeadamente no não ter tirado Bernard que acabou o jogo de gatas.
Quanto ao silêncio do lado vitoriano já não me admira. Indigna mas não admira.
Caro Anónimo:
Foi realmente um jogo marcado por uma péssima arbitragem. Que lesou o Braga num lance (a grande penalidade sobre Rubem Micael) e o Vitória numa dúzia deles a começar pela permissividade perante o anti jogo e a violência dos jogadores do Braga. COm um árbitro isento e rigoroso o Braga tinha ido para intervalo com menos um jogador. E estou a ser benevolente.
Caro Anónimo:
Há esse problema nos adeptos de sofá

Anónimo disse...

Como qualquer político português que se preza, contornou as minhas 3 questões, por serem demasiado incómodas para lhes dar uma resposta directa. A arbitragem do jogo de ontem resume-se de forma muito simples:

- Penalty por assinalar sobre Rúben Micael, com 0-0 no marcador;
- Dois golos limpos do SC Braga, em dois lances de grande entrega do ponta-de-lança da selecção nacional, que ontem foi um verdadeiro Capitão;
- Penalty fantasma permite ao Vitória reduzir e deixa o SC Braga reduzido a 10. Não existe contacto e mesmo que tivesse existido, foi fora da área. Quase tão ridículo como o penalty da meia-final da Taça da Liga da época passada, em Vila do Conde;
- Mergulhos constantes de Hernâni, Tomané e companhia, alguns efectivamente com falta, outros sem contacto (ficou um amarelo por mostrar a Hernâni, num mergulho escandaloso, nuna dividida com Sasso). Duarte Gomes foi na conversa e pintou a equipa do SC Braga de amarelos, condicionando o jogo e dando ao Vitória possibilidades de explorar uma das suas duas únicas armas: as bolas paradas (a outra é o balão para a direita, a explorar a corrida de Hernâni nas costas do lateral).

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Obrigado pelo seu comentário. Os vitorianos gostam sempre de confirmar aquilo que alguns braguistas percebem de futebol.

Anónimo disse...

Sr, Luís Cirilo
Na minha opinião, a derrota de ontem foi por causa da equipa de arbitragem mas sim, na minha modesta opinião, do meio campo do vitória.
Bouba Saré e Bernard fizeram o pior jogo da época sobretudo, o primeiro, muito lento e passivo e o André André ao contrário da imprensa, muito abaixo do habitual.
O que levou a que não tivéssemos a mesma pressão defensiva que tivemos no jogo com o Sporting e o mesmo acerto ofensivo sobretudo na segunda parte demonstrado por Bernard,numa altura crucial da remontada falhou mais de uma mao cheia de passes para o o ultimo terço do terreno.
PS: Quero destacar pela negativa o apoio das claques vitorianos em dois momentos decisivos, quem teve no estadio reparou, antes dos 2 golos a mais de 10 minutos que não se ouviam, praticamente, e após o penalty do André tiveram muito em baixo porém, destaco os primeiros 25 minutos de apoio constante e brutal e os ultimos minutos de aflição.
Boa semana, leia até ao fim sff, escrevi-o com muito empenho e amor vitoriano

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Concordo que pese embora a má actuação do árbitro (com influência directa no resultado) também nos podemos queixar de nós próprios.
E embora a equipa ganhe ou perca como um todo é evidente que por vezes há sectores que funcionam pior. E o nosso meio campo não esteve realmente nos seus melhores dias.
Não tanto por Bouba mas mais por André que me pareceu perdido em terrenos que não são os dele e Bernard que fez um excelente primeira parte mas depois foi sempre a perder "gás"ao ponto de não se perceber o não ter sido substituido. Crivellaro podia ter dado a volta a esse "texto" mas a jogar na posição para onde o mandaram era muito dificil. Penso que se RV tem tirado Bernard e colocado Crivellaro no seu lugar, mantendo Bouba a trinco e Josué a central as coisas podiam ter corrido melhor. MAs agora é f´cil dizer isso como é evidente. Quanto aos adeptos creio que estiveram bem com excepção dos períodos que refere em que de facto se foram um bocado abaixo. Mas quando o jogo terminou foram simplesmente magnificos na forma como apoiaram a equipa

Anónimo disse...

Caro Rui Cordeiro da Silva. O blogger "censurou" o meu comentário anterior, vamos lá ver se este passa. Sei que sofre muito pelo seu Vitória, mas também não é preciso exagerar com a eliminação. Todos sabemos que possuem uma massa associativa ferverosa, mas pode crer que hoje em dia o SCBraga não lhes fica nada atrás, basta atentar aos 4000 que estiveram no DAH há 2 anos e neste jogo da Taça cerca de 2000. Veremos quantos cá vêem no jogo da Liga de 7 de Dezembro. Isto também serve para o anónimo das 03:15. Neste momento estão à nossa frente no campeonato com todo o mérito, mas o campeonato é longo e no final, lá terão que aguentar com o SCBraga à vossa frente, como assim tem sido nos últimos anos da Era Salvador. Quanto ao amor ao clube, tem que compreender e só quem vê jogos em Braga e por exemplo acompanhou a equipa nos 18 jogos da Liga dos Campeões e na final da Liga Europa, poderia comprovar o "nosso amor". Basta relembrar recepções no aeroporto Sá Carneiro à equipa depois de memoráveis participações e classificações europeias. Uma vez que o Vitória nos deu um "banho de bola" e nem sequer assim nos goleou ou ganhou, relembro-lhe o banho de bola com 4-0 no famoso jogo em que o Custódio festejou o golo como se não houvesse amanhã. A partir de agora as vitórias morais e eliminações são "banhos de bola". Na próxima 5ª feira será o sorteio e espero que a próxima eliminatória seja em casa, mesmo que nos saia o Benfica ou Sporting.

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

Como democrata que é, sempre o julguei mais aberto ao debate. Vejo que o 25 de Abril não tem lugar neste blog, as questões incómodas são contornadas ou até mesmo censuradas. Nada condizente com a postura de um político.

Deixo apenas uma questão: para além da simulação de Hernâni, fora da área, que valeu grande penalidade e expulsão de Marcelo, e da bola na mão (involuntária, resultante de um ressalto) de André Pinto, qual foi o seu 3º penalty? Estou curioso, terá sido o escandaloso, sobre Rúben Micael? Foi na mesma áre, é certo, mas em partes diferentes do jogo...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A margem de tolerância neste blogue é tão lata que até publico comentários anónimos. Quando ele,blogue, é escrito ás claras.
Naturalmente que essa tolerância não existe para conteúdos malcriados, caluniosos e afins(não foi o caso a que se refere) ou quando se pretende de forma repetida achincalhar instituições que merecem o meu maior respeito através de afirmações e mentiras repetidas uma e outra vez. E por isso há determinados comentários que não são publicados. Mas ainda assim a margem de tolerância existe como pode constatar. Agora quem ler o segundo parágrafo do seu comentário também perceberá que não exista paciência para comentários desse género. Aconselho-o a ir fazê-los no fórum do site "Superbraga" que é onde cabem opiniões como a sua.

Anónimo disse...

Fico, portanto, com a certeza do que já sabia: que os meus comentários o incomodam de certa forma e que é preferível não responder concretamente, ao invés de atirar para o ar reclamações que vão no total sentido oposto do que vem na imprensa desportiva e do que é comentado em fóruns televisivos.

JRV disse...

Caro Cirilo, admiro a sua paciência para tolerar e responder com elegância, perante tanta desfaçatez e ignorância. Pobres magrebinos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se me incomodassem não os publicava. Não dê a si próprio tamanha importância que não a tem. Os que não publico é por absoluta falta de qualidade. Mas o JRV tem razão. Tenho paciência a mais para anónimos. Erro a corrigir.
Caro JRV:
Tem razão. É paciência a mais