domingo, novembro 09, 2014

Indignadamente.

Na sexta feira escrevi na minha página do facebook que se o Vitória ganhasse em Arouca ficaria em primeiro lugar até domingo pelo menos.
E se Estoril e Nacional "ajudassem" até poderia ficar para além disso.
O Vitória cumpriu a sua missão ganhando.
O Estoril empatou e "ajudou" à causa vitoriana.
O Nacional bem tentou "ajudar" mas foi impedido por mais uma arbitragem miserável que fez da ajuda ao Benfica a sua principal tarefa na Choupana.
E por isso a classificação da Liga é a classificação da mentira e da deturpação da verdade desportiva e a consagração de que na porcaria do nosso futebol há filhos e enteados.
Nas ultimas quatro jornadas as arbitragens (com especial incidência nos fiscais de linha) deram quatro pontos ao Benfica que se podem acrescentar aos dois que já lhe tinham oferecido na jornada inaugural no Bessa.
Seis pontos em dez jogos é muito ponto.
E só referi dádivas flagrantes que fique bem entendido.
Que contudo impedem o Vitória de comandar isolado o campeonato como seria resultante de uma competição em que houvesse verdade desportiva e não esta adulteração "sistémica" e sistemática a favor do clube de todos os regimes.
Estou, como quase todos os vitorianos, indignado com o segundo lugar do Vitória.
Não por causa do factor invisibilidade com que a comunicação social continua a brindar-nos (basta ouvir comentários televisivos e radiofónicos pós Estoril-Porto) mas porque o primeiro lugar em que devíamos figurar foi-nos roubado pelos favores feitos a outro clube.
E não quero com isto dizer que o Vitória seja candidato ao titulo ou deixe de o ser.
Mas é candidato a figurar no melhor lugar que a sua prestação desportiva,num quadro de uma competição verdadeira e sem "sistemas" de adulteração de resultados, lhe permita posicionar-se.
E esse lugar, neste momento, devia ser o primeiro.
O resto são tretas.
Depois Falamos.

P.S. É evidente que os jogos do SLB não são arbitrados pelo "trio" constante da imagem que encima esta publicação.
Mas nem "estes" fariam melhor!

4 comentários:

Anónimo disse...

A situação previligiada a que chegou o Vitória nesta jornada, obriga a nós adeptos a visionar o maior número de jogos possível, nomeadamente, Benfica e Porto, os nossos adversários directos.
Quanto ao Benfica, o Sr. Luís Cirilo tem razão. Marco Matias marcou e o golo foi anulado por fora de jogo. Tivesse havido imparcialidade neste lance, o Benfica sairia da Choupana com o empate merecido.
Já o Sporting teve um segundo golo invalidado na segunda parte e o Porto acordou tarde demais para dar a volta ao resultado, resultado de uma má opção tática para quem tinha brilhado diante do Atlético de Bilbao.
Nesta altura, apesar de tudo, temos a situação favorável, Sr. Luís Cirilo. Estamos em segundo, a três pontos de ultrapassar o Benfica que joga com ares de campeão e sem a mesma paixão do ano passado. Se é este o Benfica que vai defrontar o Vitória no dia 11 de Janeiro, não mete medo. Temos equipa que chegue para vencê-los na Luz, com mais ou menos dificuldade, e aí colocamo-nos em primeiro. Depois, caso o Benfica não perca pontos antes com a Académica ou Belenenses, como é bem provável, perdê-los-á diante do FC Porto no dia 12 de Dezembro, se o Lopetegui, no mínimo, apresentar o mesmo esquema ou onze que usou contra o Estoril. E também não será capaz de vencer o Marítimo, no dia 18 de Janeiro, perdendo três ou dois pontos.
Portanto, temos o Braga, Rio Ave, Estoril e Académica completamente acessíveis, presas fáceis, de pernas abertas, a jogar um futebol para o treinador não ser despedido ou para o clube se posicionar no meio da tabela. Ao contrário do Vitória estão fora da corrida ao título, sem a motivação de jogar sem a calculadora na mão.
Correndo a coisa de feição, como o meu coração faz-me acreditar ser possível, o Vitória pode assegurar o título no dia 17 de Maio entre Vitória/Benfica e se, não ficar seguro nesse dia, teremos o 24 de Maio para confirmá-lo em Coimbra.
Até agora, com 1/3 do campeonato decorrido, só falhamos no Marítimo, com o Porto e Paços de Ferreira, onde perdemos sete pontos que nos dariam larga vantagem sobre o Benfica.
Os árbitros até estão a ser nossos amigos, Sr. Luís Cirilo. Não tanto como deviam, é certo, mas não é caso para tanta celeuma. Devemos de criticá-los o menos possível sobre o que eles fazem nos outros jogos, nem pô-los contra nós, porque poderemos precisar deles para ganhar o Campeonato.
Haja Fé!

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Estamos a fazer o nosso caminho. Não faço ideia até onde nos levará porque ainda faltam 24 jornadas e muita coisa pode acontecer nomeadamente nos favores aos clubes que o "sistema" leva ao colo.
É muito agradável estar em segundo lugar e muito desagradável sabermos que só não estamos em primeiro porque factores extra futebol o impedem. Quanto aos árbitros as verdades são para ser ditas. Porque já bastam os silêncios de quem tinha a obrigação de falar. de resto terá constatado que no escrevi sobre o nosso jogo destaquei a excelente arbitragem de Jorge Sousa.

Anónimo disse...

A contestação de uma arbitragem tem de ser feita com recurso a imagens, Sr. Luís Cirilo. Falar não chega.
Achando-se o Vitória lesado em jogos em que não participa, e aproveitando a sua sugestão, que é a mais douta e oportuna do 'Planeta Vitoriano', deve encaminhar cada queixa com a sequência de imagens em que se pretende provar erro, dolo ou negligência do árbitro em causa.
«Os silêncios de quem deveria falar...» Intrigante. Eu acho que
só deve falar quem com a fala melhora o silêncio. O Sr. Luís Cirilo, o Presidente, o Treinador e talvez um ou outro ex-presidente que andam demasiado calados para o meu gosto.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Quem deve falar é quem está mandatado institucionalmente para assumir a defesa dos interesses do clube. Eu,como o meu amigo, sou um simples adepto. Expresso as minhas opiniões mas não represento o Vitória.