sábado, novembro 15, 2014

PSD Guimarães

O PSD de Guimarães vive um dos seus melhores períodos de sempre no âmbito de uma História já com 40 anos.
Arredado do poder autárquico desde 1989, e tendo ganho a Câmara pela ultima vez em 1985 (há tanto tempo que a esmagadora maioria dos actuais militantes da JSD de Guimarães ainda nem tinham nascido!!!), o partido viveu  entre 1989 e 2010 fases conturbadas próprias de um partido de poder mas que está longe do poder.
Foram várias as soluções tentadas mas a verdade é que a conquista do convento de Santa Clara nunca foi mais do que uma miragem que a crueza dos resultados eleitorais rapidamente se encarregava de desfazer para desgosto e algum desânimo de muitos dos seus militantes e simpatizantes.
Em 2010 o panorama começou a mudar.
André Coelho Lima candidatou-se à liderança do partido tendo como prioridade interna construir a unidade que ,desde pelo menos 1986 ,andava bem longe de ser uma realidade no dia a dia da secção por razões várias e que a História se encarregou de resolver.
E conseguiu!
Passados quatro anos o PSD de Guimarães está mais coeso, solidário, unido e motivado do que nos trinta últimos anos.
A par disso foi levado a cabo um trabalho minucioso de organização interna, de proximidade com as estruturas de freguesia, de visibilidade perante Guimarães e os vimaranenses.
Nas eleições autárquicas de 2013, em que pela primeira vez desde 1982 foi possível fazer uma coligação com o CDS (e com o MPT partido mais recente nestas andanças) , o PSD cumpriu o essencial do seu objectivo que era reforçar posições, ver o PS perder terreno e criar bases sólidas para vencer em 2017.
A derrota sofrida não foi encarada como uma fatalidade ou um percalço mas como uma etapa que sabíamos que teria de ser cumprida num projecto com folêgo, durabilidade e resistência.
E por isso ao contrário do passado, em que o "luto" pelas derrotas demorava anos a passar,o PSD e André Coelho Lima retomaram o trabalho na semana seguinte á derrota eleitoral.
Organizando a oposição na Câmara e Assembleia Municipal onde o partido, num e noutro caso,tem marcado presença relevante em todos os debates e continuando o trabalho de "formiga" percorrendo freguesias, associações,instituições, empresas e outros marcos da comunidade.
Trabalhando com os eleitos nas freguesias, ajudando-os a governar onde somos poder e a fazerem melhor oposição onde foram outras forças a merecer a maioria dos votos.
Ganhando dimensão politica através da presença em vários orgãos do partido.
E merecendo a atenção e credibilidade por parte do governo que atento (também)aos esforços do PSD Guimarães tem sabido trazer para o município aquilo que o município merece.
E aqui está a "marca de água" daquilo que é , e sempre foi, a actuação do partido em 40 anos do Guimarães democrático.
Independentemente de quem governa a autarquia sempre o PSD de Guimarães desenvolveu esforços junto dos governos liderados em Lisboa pelo PSD para que o município tivesse os investimentos, as infraestruturas e os equipamentos de que necessitava.
Estamos no bom caminho.
A que a excelente decisão de organizar comemorações concelhias do quadragésimo aniversário do PSD, com debates, conferências, edição de publicações e outras iniciativas, veio trazer mais uma marca de unidade interna, respeito pelo passado, convicção no percurso percorrido e de esperança quanto ao futuro.
Há, ainda,  um longo caminho até 2017!
Mas nunca como agora com uma certeza tão firme de que valerá a pena.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

Não gosto de falar de política porque todos os meus grandes amigos ligados a esta área, já morreram e não quero manchar as boas recordações que tenho.
Sobre este assunto, direi tão somente que para haver mudança, o PSD tem de ter a comunicação social do seu a qualquer preço. Ou pelo menos a tratarem-nos em pé de igualdade. Repare Sr. Luís Cirilo: qualquer caso criado pelo PSD, cheio de boas intenções, tem merecido um destaque pouco significativo sendo classificado como proveniente da oposição, o que é um fator determinantemente negativo na cabeça das pessoas. Se a comunicação escrita ou falada transforma as notícias boas da CÂMARA, VIMÁGUA, MULTIUSOS, e até do VITÓRIA!, ETC, em rosto do PS, então fica mais fácil o partido que está no poder revalidar continuamente o poder autárquico desde que mantenha a maioria das populações satisfeitas, partindo sempre em vantagem nas urnas.
Enquanto as rádios e jornais de Guimarães estiverem a trabalhar para o PS transformando a notícia em obra feita do partido e fazendo do PSD notícia de frete sem nada palpável, como tem sucedido, nada feito! É como bater num ceguinho.
Guimarães só ainda não é caso de estudo porque ainda só se passaram 25 anos desde que o PS está a comandar os destinos autárquicos, o que não é de estranhar esta fidelidade do povo quando toda a Cidade respira História construída por uma fiel Monarquia extinta.
Sublinho que o PSD só ainda não foi bem sucedido nestes 25 anos porque o PS soube monopolizar a comunicação social convertendo-a na sua principal aliada.

Quim Rolhas

cards disse...

Caro quim rolhas, você tem problemas com a comunicação social? Para si o joão alberto jardim e o psd madeira só ganha porque domina a comunicação social madeirense? o rui moreira ganhou no porto porque domina a comunicação social? o cavaco ganhou as presidenciais porque domina a comunicação social? Desde 1989 guimarães é liderada, e bem, pelo PS desde 1989 que o psd apresenta maus candidatos, alguns deles não tinham não têm e nunca terão nível para serem porteiros da câmara quanto mais presidentes de camara.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Fez um magnifico diagnóstico dos problemas comunicacionais do PSD em Guimarães. O que prova que conhece bem a realidade local.
Mas pese embora o que refere é igualmente verdade que o primeiro responsável por esta longa ausência do poder autárquico é o próprio PSD que não soube construir um projecto alternativo sólido, credível e com capacidade de resistir aos insucessos. A exemplo do que soube fazer Ricardo Rio em Braga. É isso que está a ser feito agora. E por isso acredito que terá sucesso se se mantiver nesta linha de rumo.
Caro cards:
Para setubalense vejo-o razoavelmente informado sobre a politica vimaranense. Não discuto o mérito das vitória do PS (não sou daqueles que só acha que o povo tem razão quando vota no meu partido)mas discordo do perfil que traça dos candidatos do PSD. Não tiveram sucesso, aqui e ali por evidente falta de vocação politica, mas todos eles são pessoas respeitáveis, com carreiras profissionais e que caso tivessem vencido não deixariam ficar mal quem neles apostou.

cards disse...

caro Luis Cirilo, não sou setubalense, mas sim vilarrealense, vivo em setúbal já à algum tempo devido ter casado cá e por trabalhar em setúbal. Conheço bem guimarães, sempre que aí vou gosto de estar em guimarães a cidade é bonita e recebe bem os de fora. daí ter dito que a cidade é bem governadada. posso ter sido um pouco injusto para o psd de guimarães mas eu näo disse que eram todos maus, houve unsque perderam e eram muito bons candidatos ,mas concordará comigo que houve alguns que eram fracos, coisa normal que acontece em todos os partidos.
Por exemplo em setúbal temos uma excelente presidente de câmara Dores Meira, tivemos nas ultimas autárquicas um bom candidato do ps e um péssimo candidato do psd, em 2005 foi ao contrário o do ps era muito fraco e o do Psd muito forte, fernando negrão, que hoje poderia ser o presidente de setúbal, caso não concorresse em 2007 nas eleições da camara de lisboa, com negrão o psd quase vencia. a partir daí tem sido penoso o caminho do psd setúbal

luis cirilo disse...

Caro cards:
assim sendo já percebo melhor que esteja bem informado.
E estou inteiramente de acordo consigo quer quanto a Guimarães quer quanto a Setúbal.
Nomeadamente aí o PSD cometeu um tremendo erro ao "desviar"Fernando Negrão para uma candidatura "suícida" a Lisboa. Se ele tem ficado aí certamente que nas eleições de 2009 teria saído vencedor. É a prova de que aqueles que nos comentários televisivos parecem saber tudo na politica real sabem menos do que pensam.

Anónimo disse...

Obrigado, Sr. Luís Cirilo. Tal como quero ver um dia o Vitória ganhar o Campeonato, também gostaria de ter uma Câmara Social Democrata em Guimarães, quanto mais não seja, para ver as diferenças e fazer melhor trabalho que o PS porque é sempre possível melhorar a partir do que está feito.
Não, Caro cards, você está um pouco aziado comigo desde que o Vitória ganhou em Setúbal, mas pronto. Para o ano, serei eu.
Adiante verá que alguma razão me assiste neste entrave político. Antes de mais, não queira tirar nabos da púcara, pois esse caminho não leva a lado nenhum. Os meus problemas com a comunicação social e a relação doentia com o PS em Guimarães são os mesmos que os seus em Setúbal da CS local com o PCP. Existem, observamos, afectam-nos, ramificam-se, mas não interferimos.
Deixemos esse jogo de reversão a cargo dos agentes políticos do PSD que saberão como se conquista uma câmara ao PS caso apliquem as mesmas estratégias onde tiveram êxito.
Para falarmos em liberdade de imprensa tem de haver Princípio da Igualdade que consiste na «obrigação de dar tratamento igual a situações que sejam juridicamente iguais, e a obrigação de dar tratamento diferenciado a situações que sejam juridicamente diferentes», noção que é sistematicamente violada nas relações dúbias de paridade entre poder e comunicação social. Não é só em Guimarães ou em Setúbal, também na Madeira, como referiu e muito bem, ou a partir de Lisboa para o resto do País, se passará o mesmo.
Quer um exemplo corrente e atual do que acabo de falar aqui da Região? Por favor, dê-se ao trabalho de ir à primeira página do jornal O Comércio de Guimarães desta semana.
Analise ao detalhe e verá as seguintes diferenças. Enquanto a referência ao Partido Socialista aparece três vezes, o PSD recebe apenas uma menção. Portanto, fica explicada a vantagem que falei, neste caso, de 3-1.
Repare agora: «Maioria Socialista aprovou tarifário da VIMÁGUA para 2015», logo de seguida, PREÇO DA ÁGUA MANTÉM-SE...» Destaque dado a uma notícia que causa satisfação porque o mau da fita, que é o PSD, referido como «oposição», em baixo junto ao rodapé, votou contra. Estimula-se a permanente 'campanha eleitoral' da Câmara Socialista ao escrever-se "CÂMARA COM MAIS DE 43M DE RECEITAS PRÓPRIAS". Para o cidadão comum, isto soa a muito dinheiro e daí estarmos bem entregues às pessoas certas e a bons gestores socialistas. A confusão entre PS, milhões e receitas próprias, diz-nos que há dinheiro com fartura, que a Câmara socialista é um êxito e que até só precisa de 10€ de fundos comunitários. Muito mais se poderia dizer.
Não quer dizer haja intencionalidade redactorial em dar mais destaque ao PS do que ao PSD. O que se observa é que, com intenção ou não, em consciência ou não, de boa ou má fé, o PS vai tendo mais destaque, pela positiva, do que o PSD. E isso, a longo prazo, dá votos.
Espero que agora entenda melhor.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Embora a sua resposta seja dirigida ao cards deixe-me que lhe tire o chapéu.
E para bom entendedor meia palavra basta.