segunda-feira, novembro 03, 2014

Mal. Muito Mal !

O Vitória-Sporting de sábado foi o jogo mais "português de Portugal".
Em nenhum outro da actual Liga, e muito em especial de equipas que digam mais directamente respeito à selecção nacional em termos de jogadores potencialmente seleccionáveis, é possivel encontrar tanto futebolista português nos terrenos de jogo.
Recordemos.
Pelo Vitória alinharam de inicio André, Hernâni, Josué, Joao Afonso, Tomané, Alex e Bruno Gaspar.
Sete !
Mais tarde entrariam Bruno Alves, Cafu e Ricardo Gomes. Miguel Oliveira, o guarda redes suplente, não jogou.
Em dezoito convocados, onze são portugueses e dez jogaram.
Pelo Sporting alinharam de inicio Rui Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Adrien,William Carvalho, João Mário e Nani.
Outros sete!
Mais tarde entrou Mané. E no banco ficaram Miguel Lopes e André Martins.
Em dezoito convocados , dez são portugueses e oito jogaram.
No computo geral nos vinte e oito jogadores utilizados pelas duas equipas dezoito são portugueses.
Números que honram o nosso futebol e que se seguidos noutros clubes bem melhor seria para o nível qualitativo das nossas equipas e selecções.
No D. Afonso Henriques estiveram credenciados mais de 30 clubes europeus e alguns de topo.
Seguramente atraídos por alguns jovens talentos leoninos que jogam na selecção A mas que terão tido a grata surpresa de constatarem que no Vitória jogadores talentosos também não faltam.
Quem não esteve foi o seleccionador nacional!
E isso é um péssimo sinal para os novos tempos que se desejam para a selecção depois da era de má memória do anterior seleccionador e das suas convocatórias feitas com base nos amigos e nas amizades.
Fernando Santos ao invés da maçada de vir a Guimarães (tão longe...) terá preferido ficar a ver o jogo no conforto do sofá.
Como fazia o seu antecessor.
Mas amanha e depois lá o veremos, certamente, nas tribunas presidenciais da Luz e de Alvalade.
Num caso a ver os portugueses do Mónaco (Moutinho e Ricardo Carvalho) porque na equipa anfitriã não jogam portugueses seleccionáveis agora que Eliseu se lesionou.
E em Alvalade a ver os que já convocou para os jogos com a França e Dinamarca.
Defendi, e ainda defendo, a escolha de Fernando Santos.
Mas esta ausência, "deste" jogo, foi muito mau sinal.
Aguardemos pela convocatória para o confronto com a Arménia.
Depois Falamos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Nem quero pensar em tal. Fugindo eu ao assunto central do seu post que assinala a ausência de Fernando Santos de um jogo que eu considero clássico e em que deveria estar presente, o Sr. Luís Cirilo quase dá a entender que a exibição do Vitória foi para inglês ver. De facto a motivação dos jogadores do Vitória superou as expectativas e em certos momentos pareciam que jogavam para lá do limite da suas capacidades. Acontece que se justificarmos que os jogadores utilizaram a presença de clubes estrangeiros no D. Afonso Henriques como 'doping' das suas prestações, a motivação para os restantes jogos no campeonato poderá ficar comprometida no caso de eles serem contratados em Janeiro.
No meu entender, o Vitória tem muito mais a ganhar vendendo a equipa toda, se quiser, no caso de ganhar campeonato, do que a desfazer-se dos principais jogadores já em Dezembro/Janeiro. Como a gente muito bem sabe, metade da equipa vendida em Janeiro, manda a outra metade pró galheiro.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Vender em Janeiro é um grave erro desportivo e financeiro. Porque esta equipa, e cada um dos seus jogadores, valerão muito mais depois de uma época de sucesso. Ressalvo apenas a hipótese de aparecer uma proposta irrecusável, Mas essa teria de ser pelos valores de Bebé e não pelas quantias pelas quais transferimos jogadores que valem muitissimo mais do que aquilo que o clube recebeu como Ricardo, Soudani, Baldé ou Paulo Oliveira

Francisco Guimarães disse...

Essas fracas vendas são apenas "justificáveis" pelo momento financeiro, acho que agora é hora de fazer valer essa salvação desse momento e não vender mais em Janeiro. É óbvio que teremos que vender em Julho ou Agosto (todos têm) mas nessa altura os preços serão bem mais favoráveis.
De notar que desses negócios apenas Soudani continuou em alta, mesmo assim num clube Croata sem grande visibilidade. Baldé pouco jogou na Escócia e foi para uma apagada liga belga, Paulo Oliveira apenas tem brilhado por falta de comparência do resto dos centrais e Ricardo continua à espera de uma oportunidade, falta também falar do T.Rodrigues, por onde andará ele? Equipa B?
Ou seja, quem comprou barato se calhar também não vai vender melhor e os próprios jogadores deram passos no mínimo muito incertos com vista ao seu futuro.
Mais uma razão para que Clube e Jogadores esqueçam o próximo mercado de Janeiro e se concentrem em fazer a melhor época de sempre e depois se verá..

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Genericamente de acordo. É tempo de investir no futebol e valorizar a equipa como um todo sabendo que essa valorização também valorizará cada um dos seus elementos. Vender em Janeiro seria um grosseiro erro desportivo e financeiro.
Quanto aos jogadores que refere creio que o Tiago Rodrigues está no Cluj da Roménia e os outros, se calhar, bem gostariam de estar no Vitória

Luis Costa disse...

Muito sinceramente não conto que nenhum jogador do Vitoria seja convocado.
Muito menos aquele que teoricamente, é o mais forte candidato André.

F.Santos vai certamente manter a convocatória anterior e que foi do agrado geral.
Moutinho é o dono do lugar.
Depois, para continuar bem visto, vai levar o meio campo do Sporting, (que foi completamente "engolido" pelo n/André e pelo Saré) o arrependido Tiago, o André qualquer coisa do Valencia, isto além de que já foi um "emissário", passear até à Turquia para ver o Meireles !!!

Isso de convocar quem está melhor é treta para "inglês" ver, ou neste caso ouvir.
Aliás, se bem me lembro, também foi esse o discurso de PB quando tomou conta da Seleção.

Anónimo disse...

Penso que o Mónaco está a preparar uma proposta de 30M€ por Bernard, Hernâni e André André, e penso que haja uma proposta de 4M€ pelo Tomané. Acha que são propostas para aceitar em Janeiro ?

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Se convocar os mesmos, incluindo os médios do SCP, cá estarei para dizer o que penso.
E se vir que FS vai pelo caminho de PB não terei qualquer problema em admitir que me enganei quando apoiei a sua escolha para o cargo.
Caro Anónimo:
Nunca ouvi falar desses valores nem de interesses especificos de clubes nesses jogadores.
Se eles aparecerem a SAD terá de analisar o que é melhor para o Vitória. Que jamais será vendê-los todos em Janeiro.

Anónimo disse...

Mal seria se o Fernando Santos não tivesse visto o jogo pela tv. Ele não veio cá e pode chamar na mesma o André, qual é o problema? De visibilidade?
Acho que as propostas não são essas, são de 50 milhões...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O problema são os sinais que se dão ou se não dão.
Quanto ás propostas não há pressa nenhuma em vender ninguém. Jogando todos juntos mais algum tempo valorizam-se mais