segunda-feira, novembro 03, 2014

3 Bons Problemas


Saber transformar dificuldades em oportunidades é uma das marcas distintivas da competência e que faz a diferença.
Tem sido um pouco essa a história de Rui Vitória nestes três anos e meio que leva como treinador do Vitória.
Fruto (também) das dificuldades económicas do clube todos os anos tem sabido refazer equipas, encontrar soluções para os jogadores transferidos, potencializar os recursos que a equipa B lhe vai pondo à disposição para ocuparem os lugares em que a equipa A está mais carente.
Este ano assim está a ser uma vez mais.
Ao ponto de começar a ser difícil distinguir equipas A e B tal a forma harmoniosa como vários jogadores transitam entre uma e outra levando à B experiência e trazendo à A irreverência e ambição.
Quis o destino que a equipa A tivesse visto a sua estrutura defensiva dizimada por lesões de vários jogadores.
Moreno, ainda em Agosto, com uma lesão muscular que parece nunca mais estar resolvida e Douglas e Defendi mais recentemente nos jogos com Boavista e Moura.
Estamos a falar do guarda redes e dos dois centrais que iniciaram a época como titulares indiscutíveis.
Já para nem falar de lesões mais antigas como as de Amorim e Pedro Correia.
Para o lugar de Moreno avançou de imediato João Afonso e agora para os de Douglas e Defendi foram chamados Assis e Josué.
E a verdade é que os três jogadores tem dado uma bela resposta.
Quatro jogos e zero golos sofridos.
Impossível fazer melhor.
E com exibições seguras, personalizadas, a darem total confiança a equipa técnica e adeptos.
João Afonso já com dois golos apontados ainda acrescentou esse detalhe de qualidade extra.
Estamos a falar no caso dos dois centrais de jogadores que na época passada alinhavam no CNS em representação de Vitória B e Benfica de Castelo Branco.
E no caso do guarda redes de alguém que tem muito mais jogos feitos no Vitória B do que na equipa A onde só esporadicamente foi chamado, nos impedimentos de Douglas, e em jogos de elevado grau de dificuldade como o foram as partidas com Benfica  e Porto em épocas transactas.
Rui Vitória tem agora três bons problemas.
Daqueles que os treinadores gostam de ter.
Porque quando os lesionados estiverem aptos, e sem por em causa estatuto e qualidade dos mesmos, vão ter de provar que estão melhores que os seus substitutos para voltarem a merecer a titularidade de que foram arredados pelas lesões.
E não vai ser nada fácil.
Porque Assis e Josué são dois jogadores que conheço bem e sei que apenas precisavam de oportunidades em continuado (bem diferentes de entrar e sair da equipa por um jogo)para afirmarem a sua qualidade.
E João Afonso, que até esta época  apenas vi jogar pelo seu anterior clube frente ao Vitória B, tem revelado uma qualidade e uma presença que já o fazem merecer a atenção do seleccionador nacional a fazer fé no que se tem lido nos últimos dias.
Ainda bem para o Vitória.
Depois Falamos.

8 comentários:

Anónimo disse...

A conclusão a que se chega é que os substitutos revelaram ser melhores que os titulares, Sr. Luís Cirilo. Os resultados obtidos evidenciam três vitórias no campeonato sem sofrer golos, excetuando o jogo da Taça com o Moura. Portanto, Assis, Josué e João Afonso tornaram a sua continuidade indiscutível no eixo da defesa perante os resultados obtidos.
Comecei a ficar preocupado com esta frase de Rui Vitória que deixa antever a possibilidade do Vitória perder jogadores fundamentais em Janeiro: «Muitas vezes temos de deixar sair jogadores, mas a máquina está bem montada. É uma pena quando não podemos trabalhar muito tempo com a mesma equipa. Se isso acontecer, cá estaremos».
Certamente Rui Vitória já saberá coisas que a maioria não está preparada para enfrentar. Sinceramente, não gosto de surpresas que nos ponham a jogar para descer na tabela classificativa.
Esse é o problema.

Quim Rolhas

luso disse...

na época passada uma só saída em janeiro deu-nos cabo do campeonato.
Espero que haja prudência nesta época.
Salvo erro já houve declarações de responsáveis afastando a urgência de vender.
Veremos

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Vou ser algo radical: Qualquer saída em Janeiro será uma "crime" lesa Vitória. Nós, adeptos, já temos direito a uma época de alegrias e sem sobressaltos.
Até porque esta equipa,se lhe derem tempo de se consolidar, pode fazer coisas espectaculares. Incluindo ganhar competições.
Caro luso:
Aguardemos para ver. É o mais prudente.

Anónimo disse...

Se calhar o Sr não sabe mas 2 adeptos do sporting foram esfaqueados ao lado do estádio do Vítória... era apenas para o avisar, já que não li nem uma palavra sobre o assunto.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se gosta de leituras tipo faca e alguidar leia o Correio da Manha. Ou o jornal do "Crime".

Francisco Ferreira disse...

"...leia o Correio da Manha."

É o que eu faço,não para aquilo que indica, mas para saber como anda este pobre país. Comprava o Público e tudo bem, nada de anormal a não ser que a vítima fosse uma figura conhecida. E já agora, se não sabe, desloque-se à biblioteca municipal e dê uma olhadela no jornal de domingo (pág.8).

Anónimo disse...

Para nosso descanso, e do Anónimo das 4:30, a polícia já prendeu a pessoa que esfaqueou os adeptos do Sporting. Para além de ter acontecido fora do estádio, não havia provas de que era adepto do Vitória. E, de facto, não é. Foi um crime que, por acaso, aconteceu depois do jogo. Na televisão já andam a dizer 'pois claro já se estava à espera' e 'são sempre os mesmos' na tentativa de acusar os adeptos do vitória de criminosos. A comunicação social é uma vergonha; inventa factos sem prova, e faz a notícia para criar escândalo. Quero ver se o JN vai dar o mesmo destaque ao facto do agressor não ser adepto do Vitória. Não vão dizer nada, para ficar a ideia inicial de que foram adeptos do vitória a fazer a agressão. Daqui a pouco vão pedir que os adeptos do vitória usem um símbolo no casaco para as pessoas mudarem para o outro passeio ou cuspirem-nos à passagem. Parece que é isso que querem... O facto de passarmos a ter receio de ir a outro estádio, e outros medo de vir ao nosso, é culpa da comunicação social. Além disso há muita inveja por termos 83% de ocupação no nosso estádio.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Ferreira:
Acho que ao domingo, e à semana, se publica mais que um jornal.
Se se refere ao Público eu li.E na página 8 fala das eleições nos Estados Unidos.
Se se refere ao Correio da Manhã não li nem vou ler. Não tenho o minímo interesse no que esse jornal publica.
Caro Anónimo:
Como em tantas outras coisas é muito mais fácil enlamear do que limpar a lama. Como é mais fácil fazer grandes parangonas com supostas noticias do que vir depois desmenti-las. Foi o caso. Andaram dois dias a atirar lama para cima dos vitorianos e do Vitória com insinuações de que teriam sido adeptos do clube os autores do esfaqueamento. Agora que a PSP fez o seu trabalho descobre-se que não tem nada a ver com o Vitória nem sequer é nosso adepto. Mas o mal mediático está feito. Há muita inveja e muita maldade contra o nosso clube. Que, em bom rigor, se devia defender melhor. Mas isso já são outros contos...