quinta-feira, janeiro 12, 2023

Factos

A página oficial de twitter do Sporting Clube de Braga é a prova definitiva, se necessário fosse, que não vale a pena ter qualquer tipo de ilusão sobre manter com esse clube um relacionamento proficuo em prol do desenvolvimento do nosso futebol enquanto ele for presidido por quem é.
De uma página oficial de um clube espera-se comunicação institucional, respeito pelos adversários e postura exemplar e não reiterada canalhice insultuosa.
Hoje foi isto, "ontem" foi o que fizeram na apresentação de um jogador com comprimidos á mistura, mais atrás a vigarice no preço de bilhetes para um jogo em Braga que levou o Vitória a um corte de relações que um aperto de mão televisivo, sem mandato da assembleia geral vitoriana, não anula.
Entre outros exemplos possíveis.
Tenho pena que não seja possível Vitória e Braga entenderem-se para lá da normal rivalidade dos recintos de jogo.
Mas para quem nos insulta de forma institucional numa página oficial do clube só pode restar o mais absoluto desprezo.
E , é claro, a manutenção do corte de relações.
Porque o nosso nível é felizmente bem superior ao de quem autoriza canalhices destas e não queremos misturas com quem não sabe estar.

Nota: A foto em que aparece um jogador com a bandeira do seu país é uma imagem animada no twitter. Em que o jogador usa a bandeira como capa de toureiro. Se para bom entendedor meia palavra basta então uma imagem não deixa dúvidas.

4 comentários:

Anónimo disse...

A publicação fez dói-dói num dos maiores incendiários desta rivalidade? É um GIF do capitão da selecção de sub-21 de Espanha, com uma bandeira do seu país. Foi criado numa sessão fotográfica que o Braga fez com todos os seus jogadores internacionais.

O que realmente me fascina é que um sujeito que andou anos a fio a menosprezar o rival, a gabar-se de números em confrontos directos (alguns reais e outros imaginários), sempre no seu tom gabarolas e "gozão", mas quando a realidade lhe caiu em cima, quando já não se consegue agarrar a mais nada a não ser vitórias morais, fica magoado.

Renda-se, Cirilo, e aceite que não é nenhum exemplo de cordialidade, sempre incendiou até onde pôde o ambiente desta rivalidade. O seu único filtro foram os cargos políticos que foi ocupando e que o fizeram retrair-se nas farpas que quis mandar ao rival, mas sem nunca deixar de as mandar, apenas em tom ligeiramente menos "venenoso".

Andou anos a fio a gabar-se da (sua ilusão de) superioridade do Vitória, mas os últimos anos deram-lhe várias machadadas e tem que aceitar que o rival também as celebre. Nos últimos 10 anos já levou 5-0 em casa, já levou 4-0 em Braga com um golo de um jogador natural de Guimarães (Custódio), já levou várias vezes 3-0 (perdi a conta), já perdeu várias vezes o derby em casa, já perdeu um derby aos 98 minutos quando a sua bancada celebrava efusivamente o empate, só lhe faltava perder um derby que vencia por 0-2 aos 80 minutos. Acha que o rival não pode encarnar a sua pele de há 10 anos atrás, depois disto?

Permita-me apenas lamentar que um derby destes, uma rivalidade que extravasa o futebol, passe praticamente ao lado do país, temos uma comunicação social vergonhosamente centralista.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Apenas lhe respondo por duas razões. A primeira para lhe dizer que percebo bem o comentário anónimo. Ninguém gosta de exibir tanta palermice com nome próprio. A segunda para me regozijar com o saber tanta coisa na ponta da lingua sobre a ultima dúzia de anos de confrontos entre ambos os clubes. Ignora, o que condiz com o resto, que há mais história para lá disso. E confirma o inultrapassável complexo de inferioridade de muitos braguistas perante o Vitória. Ganham jogos, classificam-se acima, ganharam mais troféus até agora mas a inveja não passa. Lá no fundo bem sabem o quanto gostavam de ser como nós. Em relação às considerações a meu respeito náo lhe vou responder. Não tenho por hábito falar acerca de mim e muito menos com anónimos. Mas para não discordar em tudo devo dizer que estou de acordo com o último parágrafo do seu comentário. E já referi isso no programa "4 à Grande". A RTP devia ter transmitido este jogo e não os dos estarolas do costume. Nota final para lhe recomendar a leitura do twitter oficial do S.C, Braga. Que confirma plenamente o carácter provocatório que referi no meu texto.

Anónimo disse...

Desrespeito para com o rival e desrespeito pelo próprio jogador.
Não é só o complexo de inferioridade, é mesmo falta de nível.
Também por aqui se compreende como uma cidade belíssima como Braga, na sua essência gente educada e de nível não se reveja num clube tão rasca. Podem ganhar este mundo e o outro, há coisas que nem os bons resultados conseguem mudar.
Podem-nos ganhgar sempre, no final o Vitória ganha sempre

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Aí está uma tese que não custa subscrever.
De facto Braga cidade é bem melhor que Braga clube.