quinta-feira, janeiro 12, 2023

Nélson da Luz

Vou directo ao assunto.
É uma vergonha o que alguns vitorianos andam a escrever no facebook acerca do nosso jogador Nélson da Luz.
Uma vergonha, uma indignidade, uma falta de ética, até, nalguns casos.
E porquê?
Porque a frustração comum a todos de uma derrota com que não se contava foi aproveitada por alguns para extravasarem em cima de um só jogador o fel de uma derrota que é de todos.
Jogadores, técnicos e dirigentes.
Qual foi o "crime" do jogador? Depois de uma brilhante jogada individual tentou ultrapassar o guarda redes em vez de rematar de imediato!
Que crime horroroso e nunca visto em campos de futebol!
Que noutros tempos mereceria o inevitável desterrar para as galés por toda a vida.
Apenas porque o jogador fez o que no momento lhe pareceu melhor para fazer golo.
E se o tivesse conseguido os que agora o arrasam eram bem capaz de exigirem uma estátua dele ao lado da do Rei por trás da bancada poente.
Não sou dado a sentir vergonhas alheias mas quase tenho vergonha de coisas que leio.
Quando se deu o lance o Vitória vencia por 2-0 e tinha o jogo razoavelmente controlado.
Depois o Braga fez três golos em cinco minutos com base em mérito póprio mas também em erros defensivos do Vitória e na passividade do nosso banco que não soube reagir atempadamente às modificações introduzidas pelo treinador bracarense.
Também, em boa verdade, por não abundarem soluções.
Mas com as que havia podia ter sido feito mais.
Mas para alguns, esses que deviam pensar no que escrevem antes de escreverem o que pensam, há que crucificar o jogador Nélson da Luz fechando os olhos (nalguns casos convenientemente) a tudo o resto. Escrevendo-se barbaridades e expondo-se o jogador num pelourinho de opinião pública que pode ter consequências futuras.
Uma equipa ganha e perde como um todo e nisso se inserem acertos e erros individuais.
Em Braga houve mais jogadores que erraram nas opções quer a atacar quer a defender o que nos custou golos que não marcamos e golos que sofremos.
É futebol.
E a nossa História dos últimos anos está infelizmente cheia de desilusões como a de ontem.
Culpar um jogador é insistir num erro que ao longo de muitos anos nos tem saído caro ao sabor das embirrações de adeptos com jogadores.
A lista é infelizmente longa, abrange até homens da casa que não mereciam o que lhes foi feito, e não vale a pena recordá-la com uma única excepção.
Talvez aquele caso em que a embirração injustificada e idiota de alguns adeptos com um jogador mais nos prejudicou.
João Tomás.
Jogou uma época no Vitória assobiado e enxovalhado desde o momento da apresentação até ao dia em que se foi embora.
Sem qualquer motivo que não fossem os humores de parte dos adeptos.
Tinha triunfado na Académica e no Benfica,estado menos bem no Bétis,por causa de lesões, e veio para o Vitória muito a tempo de relançar a carreira.
O mau ambiente não lho permitiu e fez apenas 4 golos em 18 jogos saindo pela porta pequena para Braga.
Onde nas duas épocas seguintes marcou 33 golos num Braga que não era nada do que é hoje.
Faria ainda excelentes épocas no Boavista e no Rio Ave, entre outros, tendo marcado 122 golos desde que saiu do Vitória até final da carreira.
122 golos , ou mais, que podiam ter sido marcados com a nossa camisola mas alguns adeptos não quiseram.
Nélson da Luz, se não houver bom senso, corre o risco de ser mais um a juntar a uma lista que nem devia existir.
O que não deixa de ser uma triste ironia face a um jogador que já foi por mais que uma vez eleito o "melhor em campo", que já marcou golos decisivos e que em Novembro recebeu o troféu de "jogador do mês" do Sindicato dos Jogadores.
Em Braga perdemos todos!
Essa é a realidade e a postura que serve o clube.
Individualizar culpas apenas contribui para dividir o que já está demasiado dividido.
Depois Falamos.

Nota: A fotografia é do golo de Nélson da Luz ao Braga na temporada passada. Com esse golo ganhamos o jogo e os que agora arrasam o jogador não me lembro de o terem feito nessa altura.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Nélson da Luz preferiu tentar entrar com a bola pela baliza dentro do que oferecer de bandeja o golo a um colega (André Silva). Preferiu tentar humilhar o adversário do que garantir a vitória no jogo. A partir desse momento, os jogadores do Braga terão percebido que não podiam aceitar este desfecho. Não fosse o Celton Biai e a remontada teria começado no minuto seguinte, no remate de Banza. Veio mais tarde, mas veio, e Nélson da Luz tem que aprender que no futebol ganham todos e perdem todos, e se tivesse passado a bola, teria ganho ele, o André Silva e o Vitória. Assim perdeu ele, o André Silva e o Vitória. Uma lição.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não foi evidentemente nada disso. O Nélson da Luz apenas fez o que lhe pareceu melhor para conseguir o golo. De resto anes desse lance já o Vitória tinha desperdiçado três ou quatro claras oportunidades de golo. O Braga venceu um jogo em que esteve perto de ser goleado.