quinta-feira, janeiro 16, 2020

Sugestão de Leitura

Esta biografia de António de Oliveira Salazar, magistralmente escrita por Franco Nogueira, tem em termos pessoais uma história curiosa.
Li o volume V há uns vinte anos atrás em casa de familiares que o tinham na estante dos livros.
Mas só tinham esse volume e portanto, tendo apreciado imenso a sua leitura, decidi desde logo adquirir os restantes (incluindo esse volume para ficar com a biografia completa) para poder conhecer toda a obra.
O problema é que tendo sido editado pela última vez no início da década de oitenta estavam ( e estão) esgotados nas livrarias não tendo sido possível encontra-los pese embora os ter procurado durante anos em várias cidades do país.
Restavam os alfarrabistas
E não sendo nada adepto de comprar livros em segunda mão percebi desde logo que ou ia por aí ou então corria o sério risco de nunca mais conseguir ler a biografia completa.
E iniciei uma longa busca por alfarrabistas.
Onde ora encontrava dois ou três volumes mas não a biografia completa, ora no único caso em que encontrei os seis volumes estes estavam em tão mau estado de conservação que entendi (com a pena que se imagina) não os comprar.
E a busca continuou.
No Verão de 2018, numa feira de velharias que se realiza aos domingos de manhã em Esposende, dei de caras com os seis volumes mas foi alegria de curta duração porque me pediram por eles (em razoável estado de conservação) a manigância de 200 euros o que achei completamente despropositado.
E a busca continuou.
Meses atrás, residindo ao tempo em Lisboa, num passeio de sábado de manhã pelo Chiado fui dar uma espreitadela às bancas dos alfarrabistas que nesse dia da semana costumam ter os livros em exposição.
E, eureka, lá estavam os seis volumes.
Em bom estado de conservação (constatei posteriormente que alguns nem abertos tinham sido) , devidamente embalados em plástico que os protegia do tempo e da sujidade, eram exactamente aquilo que há vinte anos procurava.
Confesso que foi " a medo" que perguntei ao proprietário da banca quanto queria pelos seis livros.
E quando o santo homem me pediu 60 euros pelos seis foi um daqueles momentos em que acreditei que a sorte existe mesmo.
Quanto à biografia propriamente dita, e uma vez terminada a história pessoal em volta da mesma, há que dizer que Franco Nogueira, que foi o último ministro dos Negócios Estrangeiros dos governos de Salazar, traça um retrato  exaustivo do fundador e principal figura do "Estado Novo"  e através dele do próprio regime e do Portugal do século XX .
Uma obra notável, mas notável mesmo, absolutamente indispensável a quem queira conhecer o que foi Portugal, mas também a Europa e o mundo, durante largas décadas do século passado.
E por isso recomendando a sua leitura não deixo de advertir para o problema que é o tempo de procura para  encontrar os livros.
A mim demorou vinte anos...
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo

E que tal o amigo realizar uma pequena mais valia e vender os seus?
Desculpe a ousadia...

Cumpts.
J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.
Gosto demasiado dos meus livros (esses e os outros) para me desfazer deles.
Mas achei piada à sugestão :-)