terça-feira, janeiro 14, 2020

Portugal e Futebol

O meu artigo desta semana no zerozero.

Todos sabemos por experiência própria, para o que bastará andarmos de olhos abertos e ouvidos atentos, a importância que o futebol tem em Portugal desde há muitos anos a esta parte.
Já em tempos idos institucionalizou-se a trilogia “Fátima , Fado ,Futebol” que muito jeito deu ao regime então vigente que sendo pouco amante doutro tipo de discussões e  debates nada se incomodava que o povo concentrasse a devoção em Fátima, estivesse calado a ouvir Fado e discutisse Futebol.
Foi até em nome desse importância que era estratégico o futebol ter que um dia o governo de então terá “nacionalizado” Eusébio impedindo-o de se transferir para Itália onde iria ganhar muito mais dinheiro e teria certamente tido uma carreira de maior sucesso em termos internacionais.
Foi ainda nesse tempo que a imprensa, forçadamente obediente ao regime por força do “lápis azul” e outras formas de persuasão, criou a mitologia dos chamados “quatro grandes” (ao tempo os clubes- Benfica, Sporting, Porto e Belenenses- que tinham sido campeões nacionais)que tinham uns privilégios muito próprios como, por exemplo, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol ter obrigatoriamente que pertencer a Benfica, Sporting e Belenenses de forma rotativa (aí até  Porto ficava de fora) que era uma forma de separar a “nobreza” do “povo”.
Andaram os tempos, mas não mudaram as vontades, e por isso em democracia o lote dos chamados “grandes” ainda se reduziu (caiu o Belenenses e o Boavista nunca nele foi admitido) e por isso a “nobreza” ficou restrita a três clubes que tem hoje muito mais privilégios, muito mais poder, muito mais vassalos e muito maior vassalagem do que tinham no tempo da ditadura do Estado Novo.
Ao ponto de muitos, nos quais me incluo, considerarem que o 25 de Abri nunca chegou ao futebol onde continua a vigorar a ditadura de três clubes sobre os restantes.
Ou, mais suavemente, citando de forma adaptada George Orwell os clubes são todos iguais mas há três que são mais iguais que os outros.
E é esse o ponto de situação do nosso futebol.
Um futebol em que a generalidade dos adeptos gosta dos seus clubes muito mais do que gosta de futebol (isso nem seria completamente errado não fora esse gosto exacerbado vir acompanhado em muitos casos de umas palas que limitam seriamente a visão) o que leva a uma degenerescência de valores preocupante que não só permite que se aceite o “vale tudo” desde que o clube ganhe (ou, pior ainda, que se aceite o “vale tudo” como argumento legítimo para ganhar) como leva milhões de portugueses a serem por este ou por aquele clube só porque ganha mais vezes e não por laços de afecto e proximidade como seria natural.
O futebol português, e muito do que o rodeia, envergonha hoje quem gosta de futebol, quem defende a decência e acha a verdade desportiva um valor primeiro de qualquer tipo de competição.
A arbitragem, incluindo o famigerado VAR que vinha para defender a verdade desportiva e apenas serve para favorecer ainda mais quem já era escandalosamente favorecido( alguém com dois dedos de testa acredita que os que se “enganam” tantas vezes com o apito na boca iam passar a uma “seriedade” sem limites sentados atrás dos ecrans de televisão e sem pressões de qualquer espécie como as que existem nos estádios), está pelas ruas da amargura com sucessivas actuações deploráveis das equipas de arbitragem no terreno e do VAR no conforto da “cidade do futebol” sustentadas por alguns cartilheiros sem vergonha que fazem dos leitores de jornais e dos telespectadores um bando de parvos incapazes de ajuizarem por si só  os disparates cometidos na avaliação dos lances.
Quem viu o Vitória-Benfica, o Moreirense-Porto e o Benfica -Aves (para só  falar de exemplos recentissimos de claros erros a favorecerem os em teoria mais fortes) e depois ouviu e leu os cartilheiros perceberá bem de que falo.
Os clubes Benfica e Porto, únicos candidatos ao título e em teoria os mais interessados em defenderem uma competição prestigiada e sem motivos de polémica, envergonham o futebol todos os dias com constantes acusações mútuas, lançamento de suspeições e casos, fazendo do futebol um caso de polícia e assim desprestigiando todas as competições.
E como se já não bastasse o que atrás foi dito, desde o fanatismo clubista de alguns adeptos aos erros das arbitragens, do tendenciosismo dos comentadores/cartilheiros às polémicas alimentadas por dois clubes ainda temos outras realidades que fazem do nosso futebol um futebol de terceiro mundo.
As polémicas “sanitárias” como as que afectaram o recente Vitória FC-Sporting, as claques que se acham “um Estado dentro do estádio “ (as do Sporting mas também as outras que actuam na maior das impunidades como as de Benfica e Porto) , a facilidade com que se despedem treinadores sem que os dirigentes alguma vez assumam a responsabilidade no eventual engano nas escolhas, a forma como algumas televisões (então a Correio da Manha TV é inenarrável nessa tarefa) ao mesmo tempo que promovem os três clubes tentam humilhar e espezinhar os outros no tratamento depreciativo que lhes dão.
Já para não falar no problema dos problemas que é o facto de a negociação dos direitos televisivos não ser devidamente centralizada, como na generalidade dos país europeus onde o futebol é uma “indústria” séria e levada a sério, e assim contribuindo para o artificial agravamento da desigualdade entre uns e outros.
O nosso futebol é cada vez é cada vez menos um desporto e cada vez mais uma doença social grave.
De cuja cura é de dia para dia, de jornada para jornada, de competição para competição mais lícito duvidar!

Sem comentários: