sexta-feira, janeiro 17, 2020

Nome

Uma verdade tão fácil de perceber e para alguns tão difícil de usar.
É uma luta antiga, que tem feito o seu caminho mas ainda há algum para andar, esta de os vitorianos quererem que o seu clube seja chamado pelo seu nome e não pelo da cidade onde ficam as suas instalações .
Porque qualquer pessoa exige ser chamada pelo seu nome e não pelo da terra onde nasceu ou por outro nome qualquer.
Mas a preguiça mental nuns casos, a ignorância noutros e a tentativa de menorizar o clube noutros ainda leva a que muita gente e boa parte da comunicação social tratem o Vitória Sport Clube por um nome que não é o seu.
Aliás a exemplo do que acontece com o Vitória Futebol Clube,  de Setúbal, a que comummente tratam por "Setúbal" com idêntica indignação por parte dos vitorianos seus adeptos.
É uma questão de cultura mas também de respeito pelo nome de instituições que não merecem ser tratadas por nomes que não são os seus.
O que já não se passa, por exemplo, com o Sporting Clube de Braga, o Futebol Clube do Porto ou o Futebol Clube de Famalicão que tendo na sua denominação social os nomes das cidades onde estão sediados são naturalmente tratados por esses nomes.
É, como atrás foi dito, uma luta antiga e que tem conhecido algum sucesso (especialmente nas televisões onde há claramente uma tendência para usarem o nome correcto) mas que ainda tem um longo caminho a fazer.
E que será feito.
Depois Falamos.

Sem comentários: