sexta-feira, fevereiro 28, 2014

PB Porque não te vais Embora?

Paulo Bento não é seleccionador de Portugal por mérito ou por competência.
É por puro compadrio!
Porque quando estava no desemprego, depois de "brilhantíssimas" passagens pelos juniores e seniores do Sporting, teve alguém amigo que o impingiu a Gilberto Madaíl como seleccionador nacional capaz de levar a nossa selecção aos píncaros da glória.
A Madail, nesse tempo e "naquele" estado, não era difícil enganar.
O problema tem sido "enganar" os adversários que nos parecem pela frente.
O que levou a que este "génio" do treino, tendo ao seu dispor um génio como Ronaldo e mais meia dúzia de excelentes jogadores ( a par de outros bons) apenas tenha conseguido apurar-se para fases finais em "play off" sofridos e em que valeu muito mais o super talento de Ronaldo do que as pobres tácticas do treinador.
Treinador esse que, aliás, tem mostrado soberano desprezo pela generalidade dos futebolistas portugueses (menos o grupinho em que se apoia na selecção)não frequentando estádios excepto o do Benfica talvez por uma falta de tempo que não existe quando se trata de ir a galas da bola de ouro ou à inauguração de um certo museu no Funchal.
A convocatória de hoje, para o particular com os Camarões, é simplesmente vergonhosa e devia originar que quem de direito lhe exigisse uma explicação clara dos critérios que o levaram a esta "anedota" que apenas serve para afastar os adeptos da selecção.
Comecemos pelas incoerências.
Deixa de fora Rui Patrício e Bruno Alves, jogadores que terão lugar cativo na convocatória final, mas chama Ronaldo (estará com duvidas quanto a convocá-lo?)que é de todos o que tem o calendário mais exigente até final da época com o Real Madrid a disputar todas as frentes( liga, taça, champions) o que não acontece com os clubes dos outros dois deixados a descansar.
Vale que Ronaldo vai arranjar um qualquer problema físico que o impedirá de participar nesta palhaçada.
Depois o incompreensível.
Miguel Lopes e Rolando porquê?
Quando num jogo que é para dar oportunidades (PB dixit) não se chamam jogadores em excelente momento como Paulo Oliveira, Silvio, Cédric ou José Fonte.
Neto, encostado no Zenit ou perto disso, é mais uma vez chamado tapando a oportunidade que alguns dos anteriormente citados bem mereciam.
Depois Ruben Amorim. Porquê?
Quando no seu clube não passa de um suplente ás vezes utilizado como titular e a fazer uma época modesta.
Lugar cativo?
Quando médios de grande qualidade e a fazerem excelentes campeonatos como Adrien, André André, Miguel Rosa ou o sempre marginalizado Eliseu continuam de fora.
Então o jogo não é para dar oportunidades?
E se concordo inteiramente com a chamada de Rafa a fazer uma bela época no Sporting CB discordo no mesmo plano da de Raul Meireles outro jogador a fazer uma época modestissima.
Mas na frente é que o escândalo rebenta.
Edinho, desterrado para a Turquia no passado mês, tinha no seu peculio três golos na actual época.
Um no campeonato, uma na taça e outro na taça da "carica".
Á beira dos 32 anos, e já não dando mais do que aquilo, é uma oportunidade? um favor? Era bom saber-se.
Não querendo puxar a "brasa à sardinha" vitoriana não posso deixar de dizer que Tomané com 21 anos e quatro golos na liga, um na liga Europa, outro na taça da "carica" e dois no CNS merecia bem mais uma chamada.
Então o jogo não é para dar oportunidades?
Há algum jovem ponta de lança português com maior produtividade goleadora do que ele?
E Quaresma?
Regressado ao futebol português com exibições em franca melhoria e com o imenso talento que se lhe reconhece não mereceria uma chamada?
Até como facto motivacional.
Mas Ivan Cavaleiro é o escândalo dos escândalos desta convocatória.
Jogador da equipa B do Benfica, com esporádicas aparições na A, que fez ele para merecer ser chamado á principal selecção?
A resposta é simples.
Nada!
Foi chamado numa imensa "gentileza" de Paulo Bento ao clube em cujo estádio parece ter lugar cativo, ao "fundo de investimento em que está o passe do jogador e a sabe-se lá a quem mais.
Uma gracinha , aliás, que PB já tinha feito com outros dois jogadores da equipa B do SLB no caso André Gomes e André Almeida.
E é assim, com arrogância e impunidade, que o seleccionador nacional vai afastando os adeptos da equipa que devia ser de "todos nós" mas que é cada vez mais de "alguns deles".
Sinceramente, Paulo Bento, porque não te vais embora?
Era um imenso serviço ao futebol português.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

A foto que encabeça este "post" é um "must"
Sr. Luís Cirilo, Paulo Bento não passa de um testa de ferro da mafia futebolística que governa o futebol português, e como tal, um lacaio às ordens da lixeira que lhe paga o ordenado.

Anónimo disse...

Caro Doutor Luís Cirilo,

Muito obrigado por me dar oportunidade de me expressar sobre o no actual timoneiro da Selecção Nacional.
Antes do Mundial, acho muito difícil que ele se vá embora. PB fez um trabalho sofrível ao serviço de Jorge Mendes, mas mesmo assim eficaz em boa parte devido ao talento individual de Ronaldo.
A única maneira de ele colocar o lugar à disposição e ser aceite seria reprovar na fase de grupos no Mundial. Aí, nenhuma lamúria o safava.
Mas o pior de PB não é só escolher os jogadores pelo volume de $$$ com que foi transferido. O Paulo Bento tem ainda uma perigosa faceta sportinguista que pode custar caro à Selecção, sobretudo nos próximos desafios oficiais. Cada jogo será uma final e correr o risco de os encarar como meios de somar pontos como fazia no SCP será uma abordagem errada, até porque desde a última vez que a equipa de Alvalade foi campeã já se pasaram 13 anos.
O discurso dele tem muito de parecido com a morte de um peixe. Perante adversários inferiores ou de estatuto aproximado, tenho ouvido um discurso desmotivador que contagia a equipa a contentar-se com o empate quando está a perder.
Apesar de o resultado de cada jogo começar com 0-0, na cabeça dos jogadores devia de começar mentalmente a perder com 0-1 ou 0-2.
A Paulo Bento falta essa faceta de psicólogo milagreiro para reconhecer que um empate é sempre uma derrota.
Se PB não sabe mais, que siga as pisadas do Ancelloti ou de Mourinho, para que aprenda alguma coisa de útil.

Jorge Coutinho

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Mais ou menos isso.
Caro Jorge Coutinho:
Não posso estar mais de acordo.