quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Moreno

Moreno é dos "meus".
Dos "nossos".
Daqueles que veste a camisola do Vitória como uma segunda "pele" tão entranhados tem os valores do nosso clube.
Conheço-o desde a formação e sempre achei, mesmo quando andou emprestado por outros clubes, que um dia triunfaria no Vitória tão talhado estava para o clube e tão carente o clube de jogadores e homens como ele.
Assim foi.
E fez um belo percurso ao serviço do Vitória durante sete épocas consecutivas afirmando-se sempre como uma referência do plantel e um sub capitão ( e capitão quando necessário) á altura não só das necessidades mas também dos grandes capitães que tivemos ao longo da nossa História.
Esteve no "inferno" da descida, na luta terrível pelo regresso à 1ª liga e no ano épico de conquista do terceiro lugar sob o comando de Manuel Cajuda.
Tempos em que ele e Flávio Meireles formavam uma dupla imbatível no vitorianismo, na garra com que jogavam, no orgulho em vestirem a nossa camisola.
Dois vitorianos exemplares.
Depois saiu.
Foi experimentar o futebol inglês mas não se deu particularmente bem e depressa regressou a Portugal. Não para o Vitória, como tudo indicava e ele desejava, mas para o Nacional da Madeira que lhe abriu portas que outros não quiseram abrir.
Mas estava escrito que o regresso ao Vitória era o seu destino.
Podia ter acontecido no inicio da época passada ou em Janeiro de 2013 mas não foi possível e como mais vale tarde que nunca voltou ao "seu" clube no inicio desta época.
E ainda bem.
Aos 32 anos Moreno ainda tem muito para dar ao futebol e ao Vitória.
E nós adeptos podemos continuar a apreciar o seu futebol corajoso e de excelente qualidade.
Disputando cada lance como se a vida disso dependesse (então contra o Sporting CB, tal como Flávio, é a dobrar...), arriscando em passes de longa distância como poucos arriscam, defendendo e atacando independentemente de jogar a central ou a trinco, assumindo-se como uma referência dentro do terreno e no balneário.
Um jogador, um Homem e um vitoriano de referência.
Que o Vitória deve conservar para o futuro.
Depois Falamos

P.S. Flávio Meireles e Moreno são duas referências de vitorianismo a que, curiosa e lamentavelmente, a mais bela tarde vitoriana passou um pouco ao lado.
Flávio já não jogava para levantar um troféu que merecia levantar mais que ninguém da sua geração.
Moreno ainda não tinha regressado.
Valeu que Alex é da mesma "raça".

7 comentários:

Miguel Ângelo disse...

Boas

Admitindo que um jogador tem uma vida útil no futebol até aos 37 anos, servindo-nos do exemplo do galáctico Beckam ou do caseiro Flávio Meireles, no mínimo, o Moreno tem mais uns quatro ou cinco anos no futebol, mas sempre em curva descendente.

A questão é que jogadores velhos não podem jogar à mama. Se fosse o caso, o Moreno podia prolongar contrato indefinidamente até à reforma e ninguém reparar nele. Ao contrário de um caçador ou de um fogueteiro, os jogadores de futebol têm de correr. E muito. E quanto a isso, a partir dos 33 anos, kaput. Foi-se o pulmão. O filho de Deus Nosso Senhor também morreu aos 33 anos por alguma razão.

Amigo, só se lá vai com injecções de esteróides anabolizantes ou outro tipos de dopagens bioquímicas, como as que fizeram do grande Lance Amstrong um ciclista do outro mundo. A partir dos 33, o tempo das três seguidas, já lá vai.


Não dá, Senhor Cirilo. É como você ir de lambreta para uma concentração motard. Poder, pode. Mas só lá vai poder chegar um dia depois. Está a ver? Perdia logo o show das strippers que é sempre o melhor de se ver.


Sejamos razoáveis e realistas. O Moreno é o jogador que fez muito pelo Vitória, mas o tempo dele está a esgotar-se enquanto jogador. Nao ponha o homem a pensar que faz e acontece e depois, um dias destes, dá-lhe o badagaio e depois quero ver como é. Não queria ver o meu Bom Amigo com um fardo desse tamanho a pesar-lhe na consciência.


Miguel


luis cirilo disse...

Caro Miguel Angelo:
Discordo totalmente do seu ponto de vista. A idade futebolistica vê-se dentro do terreno de jogo e não no bilhete de identidade.
Em Portugal é que temos (os que tem) a mania que aos trinta anos já se é velho.
Na liga inglesa, a melhor do mundo em minha opinião,jogam muitos jogadores com mais de trinta e cinco anos e alguns já nos 40 como Giggs ou Friedel. E no Manchester United não se joga por caridade de certeza absoluta.
Se é verdade que o passar dos anos pode tirar alguma velocidade em contrapartida dá experiência que é um valor fundamental numa equipa de futebol.
No caso do Moreno, com 32 anos e excelente profissional(isso também conta),espero que ainda jogue mais duas ou três épocas no mínimo. No Vitória e a ser um exemplo para os mais jovens.
Quanto ao Flávio está mal informado.
Deixou de jogar em 2011, com 34 anos, mas podia bem ter continuado. Foi uma opção dele.

Miguel Ângelo disse...

Ai Senhor Cirilo, só estou a tentar convencê-lo que o recurso a um punhado de jogadores mais velhos numa equipa de futebol só se justifica quando eles são muito bons.

Na liga inglesa, os jogadores mais experientes ultrapassam a barreira dos 33 anos porque o seu estatuto carismático junto dos adeptos, na maioria das vezes, tem um peso superior às suas reais capacidades físicas. Lá vão aguentando meias partes, mas sabe-se lá com que sacrifício!

Tem razão. O Flávio Meireles pôs termo à sua carreira aos 34 anos por opção pessoal. Não disse o contrário! Contudo, simplifiquemos o meu ponto de vista. Faça-me um favor. Pergunte ao Flávio a razão de ele ter terminado a carreira aos 34 anos? Vai ver em breve que será a mesma razão com que o Moreno pendurará as chuteiras...

Quero é que o Senhor entenda que um futebol de primeira liga, o mesmo que o Vitória joga, não se compadece ou sobrevive com uma brigada de reumáticos. Digo mais. Ainda bem que os jogadores mais velhos ganham conciência antecipada que podem ser ultrapassados por miúdos de 17 ou 18 anos. Mau era se assim não fosse.

Miguel





luis cirilo disse...

Caro Miguel ângelo:
Não partilho da sua opinião nem analiso jogadores com base em ideias pré concebidas.
Cada caso é um caso.
Quanto ao aguentarem meias partes...estou farto de ver jogadores com mais de 33 anos fazerem grandes jogos a ritmo elevado. Para além dos que citei anteriormente lembro-lhe Maldini, Nesta, Zanetti, Inzaghi entre muitos outros

Anónimo disse...

O moreno é bom jogador, bom rapaz, excelente vitoriano... E também mete água a central porque está habituado a jogar a trinco, uma posição em que se falhar, e ele arrisca, mts vezes bem e com cortes arriscados passe a redundância, estão os centrais atrás para a correção. Só joga a central porque não há mais ninguém ou/e porque o RV nao aposta no Josué. Moreno é para ser trinco.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu também prefiro vê-lo a jogar a trinco. Mas neste contexto tem de ser central até porque Josué tem estado parado em termos de competição

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu também prefiro vê-lo a jogar a trinco. Mas neste contexto tem de ser central até porque Josué tem estado parado em termos de competição