sexta-feira, fevereiro 21, 2014

O Meu Primeiro Congresso

 
Hoje dia em que tem inicio o 35º congresso do PSD não resisto a evocar , saudosamente por todas as razões, aquele que foi o "meu" primeiro congresso, ou seja, aquele em que pela primeira vez estive presente.
Foi em 1983, numa sala do Hotel Montechoro, em Albufeira.
Tempos bem diferentes esses.
Em que o PSD fazia os seus congressos numa sala de hotel (como a primeira fotografia bem documenta) sem a logística e o aparato dos tempo de hoje.
É verdade que já passaram 31 anos e as coisas evoluem.
Tempos também de agitação politica interna e externa.
O então presidente da república ,Ramalho Eanes, tinha dissolvido o parlamento onde a maioria AD (PSD+CDS+PPM) se tinha fragmentado e o primeiro ministro Pinto Balsemão chegava ao congresso muito fragilizado por uma forte oposição interna (Cavaco Silva, Eurico de Melo, Helena Roseta , Pedro Santana Lopes e outros...) e sem os apoios necessários a ser reconduzido.
Outros tempos mesmo...
Recordo-me que fui eleito para esse congresso como delegado pela JSD distrital e a viagem para o Algarve foi épica.
A distrital do partido tinha alugado um autocarro para transportar os delegados do distrito e saímos do campo da Vinha ,em Braga, de madrugada para chegarmos ao Algarve a meio da tarde (é...não havia auto estradas)com paragem para almoço algures no Ribatejo e uma óptima confraternização durante toda a viagem.
O congresso foi tenso, dramático até ,a partir do momento em que os" balsemistas" perceberam que iam perder o congresso e radicalizaram o discurso contra a oposição interna já então em maioria entre os congressistas.
A divisão tornou-se tão ameaçadora de fractura grave (e disso o partido já tinha tido que chegasse) que se chegou a uma solução de compromisso bem expressa na segunda fotografia.
Nuno Rodrigues dos Santos, então com 73 anos e debilitado pela doença, uma figura consensual no partido foi eleito presidente da comissão politica nacional (embora exercesse o cargo de forma honorifica) com três vice presidentes que constituíram a primeira troika de que se ouviu falar em Portugal.
Carlos Mota Pinto era o primeiro vice presidente e na realidade o líder que poucos meses depois disputaria as legislativas com o PS de Mário Soares, Eurico de Melo representava os críticos e Nascimento Rodrigues os sectores mais próximos de Balsemão.
Só no ano seguinte (é, nesse tempo os congressos eram anuais)em Braga é que Mota Pinto assumiria a liderança formal do partido.
O regresso a Guimarães no após congresso foi diferente.
Fruto de uma boleia antecipadamente combinada fiz a viagem de regresso com delegados de Guimarães numa carrinha de 9 lugares.
O senhor António Xavier(era o proprietário da carrinha e conduziu o caminho todo se bem me lembro), os doutores Fernando Alberto Ribeiro da Silva e João Gomes Alves, respectivas esposas e ainda Domingos Ribeiro e Francisco Monteiro históricos militantes do PSD de Guimarães.
Foi também uma viagem muito engraçada.
Que começou por uma paragem na "vivenda Mariani", quase em frente ao hotel onde se realizara o congresso, para apresentar cumprimentos de despedida ao proprietário bem como a alguns militantes que lá se encontravam(recordo o eng. Eurico de Melo e a arq, Helena Roseta) continuou com um jantar fora de horas num restaurante da estrada nacional 1 (só me lembro que era por cima de uma bomba de gasolina) e terminou em Guimarães já de madrugada.
Bons tempos e gratas memórias.
Num dia em que o PSD inicia um congresso que nada tem a ver com as histórias e os protagonistas que aqui recordo.
Depois Falamos

Sem comentários: