sábado, fevereiro 22, 2014

O Meu Primeiro Coliseu

O PSD realizou pela primeira vez um congresso no Coliseu dos Recreios em 1986!
Estive lá.
Como estaria posteriormente em todos os congressos realizados naquela tradicional sala de espectáculos lisboeta de que nunca gostei para aquele fim especifico por ser muito pouco prática (já nem falo do conforto) para aqueles que se sentam na plateia e nas bancadas.
Mas como quem marca os congressos são os que ocupam o palco não vale a pena dizer mais nada.
Foi o meu terceiro congresso.
Depois do de Albufeira em 1983 e do de Braga em 1984.
Por razões que já não recordo lembro-me que fui para Lisboa de véspera e com o encargo de arranjar alojamento para um grupo de delegados de Guimarães que apenas se deslocariam no dia de começo do congresso.
Pesada responsabilidade.
Mas que não correu mal diga-se de passagem.
Porque , por pura sorte admito, consegui alugar uns quartos decentezinhos numa residencial exactamente em frente ao Coliseu com varandas que confrontavam com o edifício do congresso o que nos permitia ver quem por lá ia entrando e saindo.
E tinham a enorme vantagem de bastar atravessar a rua para estar no congresso.
Em Lisboa é obra!
Ao contrário dos anteriores congressos em que estive presente este foi de pura consagração da liderança de Aníbal Cavaco Silva eleito um ano antes, na Figueira da Foz, e que poucos meses antes vencera as legislativas e entrava nesse congresso como primeiro ministro em funções.
Foi dos congressos mais calmos a que assisti.
Recordo que o regresso a Guimarães foi feito numa carrinha de nove lugares (já era tradição...), uma Toyota Hiace, pertença e conduzida(também era tradição) por um dos delegados da secção de Guimarães.
Chamado Emílio Macedo da Silva e que muitos anos depois viria a ser presidente do Vitória!
As histórias de que me lembro neste dia de inicio do 35º congressso do PSD...
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Esse ... aquele que mais tarde ...
foi pena não ter seguido a política. Seria um bom leader para o partido.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nem comento.

Francisco Guise disse...

Pois é... também estive nesse.
Foi o meu primeiro e único.
Lembro-me bem da residencial, e lembro-me de uma repórter que andava nos corredores do Coliseu, novita ainda, Manuela Moura Guedes.Só não me lembrava do condutor da Hiace. Ele há coisas!

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Pois estiveste.
Foi um congresso engraçado e hoje, tantos anos depois e tanta coisa acontecida,tem piada relembrar quem era o condutor da Hiace.
Ao tempo era um recém eleito presidente da junta de freguesia de s. Martinho de Sande.