terça-feira, fevereiro 11, 2014

Rivalidade Inteligente

Imagem: Blogue "Vimaranes"

Já muito se tem escrito neste blogue sobre a rivalidade entre Guimarães e Braga de que a rivalidade entre Vitória e Sporting CB é a face mais visível e mediática.
Também a que mais problemas acarreta.
Defendo, e defenderei sempre, que a rivalidade entre clubes é um "sal" que dá sabor ao desporto em geral e muito particularmente ao futebol porque gera competição, comparação e paixão.
Nesses aspecto a rivalidade entre os dois maiores clubes do Minho não teme comparação com qualquer outra de Portugal.
Mas deseja-se que,corrigidos excessos de parte a parte, ela seja racional, inteligente e construtiva.
Ambos tem a ganhar com isso.
Rivalidade máxima no apoio ás equipas e racionalidade total no comportamento dos adeptos dentro e fora dos estádios porque o futebol não é uma guerra nem os adversários são inimigos que importa derrotar de qualquer forma.
Sou insuspeito de ter qualquer simpatia pelo Sporting CB.
Mas acompanho o seu dia a dia, leio entrevistas de técnicos e jogadores, dou uma espreitadela a blogues onde se escreve sobre esse clube.
É o nosso grande rival e gosto de andar informado.
E há uma atitude, comum a clube e adeptos, que me tem agradado pelo positivismo de que se reveste.
Tenho a clara sensação de que por aquelas bandas já não se anda a festejar a taça da Liga ganha o ano passado, a final europeia de à dois anos ou o vice campeonato de três anos atrás.
É passado.
Vejo, isso sim, gente virada para o futuro.
Um presidente a querer ser campeão nacional.
Treinadores e jogadores fortemente empenhados em ganharem esta época a taça de Portugal e a taça da Liga.
Adeptos a quererem ganhar...tudo e fortemente motivados nesse sentido.
É a postura correcta.
Ás conquistas responde-se com o redobrar da ambição.
Ás apostas com apostas ainda mais fortes.
A objectivos alcançados com novos objectivos. Mais ambiciosos e mais difíceis.
Podem ou não ser atingidos como é óbvio.
Mas cria-se uma cultura de ambição, uma habituação a ganhar, uma atitude que se enraíza e torna natural.
Ás vezes temos de olhar com uma atenção serena para o que faz o nosso rival e procurar perceber as premissas que levaram ao seu crescimento nos ultímos anos.
Chamo a isso a rivalidade inteligente.
Porque nos ajuda a crescer, a evitar erros, a conseguirmos ser melhores do que eles como aconteceu quase sempre ao longo de uma história comum com quase 100 anos.
Mas que não é, em muitos capítulos, a realidade dos dias de hoje.
Somos melhores no património, nas modalidades, no fervor clubistico, na comparação entre ambos e de ambos no contexto do nosso desporto.
Mas há que reconhecer, dolorosamente, que hoje no futebol eles estão â nossa frente.
E percebermos porque assim é é meio caminho andado para deixar de ser assim!
Depois Falamos

21 comentários:

Piedade dos Santos disse...

Boa tarde Excelência
Nós, angolanos, preferimos o Vitória ao Braga. Vitória tem equipamento branco e preto, portanto agrada a todos. Vai daí que o camarada Kamgamba é sócio aí.
Saudações cordiais,
PS


Anónimo disse...

Olá Cirilo,
Por favor, não se ponha a deitar sal na fervura porque está a fazer falta para derreter neve.
* Abs,
Elisabete

Anónimo disse...

Meu caro,
Se Deus me der um bisneto futebolista, ponho-o a aprender em Braga. Nunca no Vitória. Era o que faltava. Nem é pelas distâncias. Isso aí só se lá vai por castas, compadrios e jogadas.
Estou fora.


A. Bernardino

Francisca D. disse...

Bom artigo. Só que em vez de sal, se calhar o termo certo é PIMENTA! Se o Dr. Luís Cirilo já comeu melões apimentados, entenderá o que eu quero dizer.

Anónimo disse...

Boa tarde Sr. Luís Cirilo.
«Um presidente a querer ser campeão nacional». Ah, ah, ah. Essa fez-me rir. De que presidente está a falar? E de que País estamos a falar? Da Eritreia? É que não estou a ver nenhum Presidente em Guimarães com essa predisposição genética para ganhar. Deve estar a equacionar mal as suas projecções. Aliás, o nosso presidente é perito em esticar mãos, fazer dos sócios uns zés-ninguém e relacionar-se com empresários africanos. Aqui há uns anos, o Joaquim Garcia, o ex-joalheiro de Pevidém e ex-sócio da Tovite, enveredou por um caminho semelhante, a pensar que ia ficar rico depressa, mas o preto deu-lhe a volta e deu no que deu. Muito cuidadinho. Quem se mete com pretos matreiros, mete-se com o diabo, Sr. Cirilo.
Correia Lopes

luis cirilo disse...

Caro Piedade dos Santos:
Que bom.
Cara Elisabete:
Neve e fervura são coisas bem diferentes. E eu estou faro de ver o Sporting CB à nossa frente.
Caro A. Bernardino:
Faz mal. Os míudos aqui chegam à primeira equipa. Lá não.
Cara Francisca:
Já comi e gosto muito. E percebi bem a saudável ironia.
Caro Correia Lopes:
O presidente que citei como querendo ser campeão, pelo menos foi o que ele disse, foi o do Sporting CB. Por cá,tem razão, não me lembro de ver nenhum assumir essa ambição.

Anónimo disse...

Olá Cirilo,
Outra vez eu :))))
Era trocadilho :))) Também eu não gosto de ver gente encarrascada à minha frente. Mete-me confusão. Então na estrada é o que mais me aparece :)))
Tens razão. Ninguém gosta. Talvez os sócios duplos? :)) Bem, o Braga esta à nossa frente porque está melhor. Descansa que é passageiro.
Bjinhos *** ;)
Elisabete

josé machado disse...

Boa tarde

É esse espirito,essa garra, essa ambição que não está a passar no nosso Club e que nos traz todos meios adormecidos e moles. O Vitória tem com muita urgência de mudar de paradigma.

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Se o Júlio for para Presidente da Liga, ficamos, segundo as notícias, com um Presidente à altura: Armando Marques. O maior vitoriano de todos os tempos! Com ele vai ser sempre a crescer. Aliás temos de lhe ficar eternamente gratos por ter "encontrado" um comprador para a SAD do Vitória, um tal sul-Africano que, imagine-se, também é seu sócio, por 500 mil euro, menos que passe do Soudani.
Cumprimentos,
Pedro

luis cirilo disse...

Cara Elisabete:
Oxalá seja.
Caro José Machado:
Concordo inteiramente. É preciso fazermos das fraquezas forças

Anónimo disse...

"Somos melhores no património, nas modalidades, no fervor clubistico, na comparação entre ambos e de ambos no contexto do nosso desporto."

Sr. Luís Cirilo, pense comigo, hoje em dia e depois da constituição da SAD, e tendo em conta a nossa situação financeira seremos melhores no património? Eu tenho as minhas duvidas, não teremos tudo hipotecado na SAD???... O Capital Social deles é muito superior ao nosso, todos os anos tem saldo positivo no relatorio anual de contas, eu vejo novas camionetas e carrinhas para a formação, têm a melhor camioneta do mercado, todos os jogadores da equipa profissional têm direito a um Mercedes Classe C. Ao Nível de Fervor clubístico também já não somos como outrora, com muito desgosto meu, até em seguidores no facebook eles nos ganham. E até nas modalidades eles estão a crescer, têm mais do que nós, foram campeoes nacionais de futebol de praia, ganham imensos títulos em natação e atletismo, takwondo, bilhar, desporto adaptado e ou muito me engano eles este ano vão discutir o título nacional de Futsal. A "olho nú" temo pelo futuro do Vitória. Espero bem estar enganado.
Deixe-me fazer-lhe uma pergunta, sei que não é bruxo mas o que perspetiva no futuro para o nosso Vitória? tendo em conta a nossa situação actual... Eu tenho muito medo do futuro, e acho que o mais rapidamente possivel deviam existir mudanças radicais a todos os níveis!!!

João, Creixomil.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Vamos com calma. Para já são só noticias de jornal.
Caro João:
Nós temos património.
Eles(ainda) não.
em termos de modalidades temos titulos e resultados significativos em termos de modalidades de "primeira" linha como basquetebol e voleibol.
Agora é verdade que eles estão a crescer e nós não podemos distrair-nos sob pena de ficarmos para trás.
Partilho em boa medida dos seus receios e também acho que algumas coisas tem de mudar. E depressa porque o tempo não espera

Anónimo disse...

Património do SCBraga?
deixem-me rir.
Nem um campo de cebolas.
O pavilhão deve ser algum aviário nas parretas.
O guimarães tem identidade, alguem sabe o que é isto?
O senhor joão C é louco-

(VilaVerde)

Anónimo disse...

Património do SCBraga?
deixem-me rir.
Nem um campo de cebolas.
O pavilhão deve ser algum aviário nas parretas.
O guimarães tem identidade, alguem sabe o que é isto?
O senhor joão C é louco-

(VilaVerde)

luis cirilo disse...

Caro ANónimo:
Tal como escrevi o VItória tem património. O Sporting CB não.

Anónimo disse...

Eles têm um projecto para uma Cidade Desportiva (Academia), que só falta a aceitação da CMB em relaçao aos terrenos para iniciarem a construção. E vai ser património do Clube, o município nada vai ter haver com o projecto. Mas Sr.Cirilo o nosso património com a constituição da SAD, não sofre "alteração" nenhuma ou seja, sendo coisas distintas, o nosso património pertence a quem, ao clube, à Sad, aos sócios, aos investidores da sad, ... ?

Anónimo disse...

Projectos, mais projectos. Eu também tenho projecto para um Rollsroyce...
O Vitória já tem.
Estádio-Complexo-Pavilhão-Piscina.Sede Social.
O Braga tem, isso tem, Cifrões,money, plimplim.
Logo o futebol vai rolando.
Esta é a verdade DINHEIRO.
Coisa que o Vitória não tem.
E não se preocupem que ninguém leva o estádio ou complexo para fora de GMR. Aposto...

JPO (Conde)

BRAGA disse...

Cirilo és o maior ressabiado que há dos anti-BRAGAS e isso é o que me dá mais prazer e tu sabes porquê!

luis cirilo disse...

Caro ANónimo:
O património é do Vitória não passou para a SAD.
Caro JPO:
Nem o Vitória.
De facto nesta fase dinheiro não abunda mas não há mal que sempre dure.
Caro BRAGA:
Coitadinhos...perderam. E espero que na meia final da Taça o Braga(jogador) volte a estar em grande.

Anónimo disse...

Coitadinhos... Falam do vizinho e o mal a caminho! ahahahaha

Boavista!!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
São rankings. Valem o que valem.
Caro Anónimo:
Não desespere.
Pode ser que ainda se encontre a cura.