quinta-feira, fevereiro 27, 2014

João Amorim

Tenho pelo João Amorim o "carinho" e a consideração que se tem por alguém que veste a nossa camisola à quase uma década quando tem apenas 21 anos.
É um dos "nossos" sem sombra de duvida.
Começou nas escolas do Ribeirão mas depressa se mudou para Guimarães aqui chegando ainda "menino" cheio de sonhos e de vontade de triunfar.
É um dos jogadores do Vitória cuja carreira acompanho há mais tempo.
E desde cedo me habituei a admirar a "garra", a entrega ao jogo, a capacidade futebolistica e o enorme gosto em vestir a camisola do Rei.
Há coisas que se vêem à vista desarmada.
Fez um percurso de formação absolutamente brilhante, ou não seja ele o jogador mais internacional de sempre oriundo da nossas camadas jovens, e depressa se percebeu que mais dia menos dias chegaria á equipa principal.
Subido a sénior foi uma época para Freamunde, para rodar na II liga, mas apenas lá esteve meia temporada dado que em Janeiro de 2012 foi mandado regressar ao Vitória.
Talvez de forma prematura porque no que restou de época apenas jogou duas vezes (uma delas na taça da liga) enquanto na terra dos capões era titular indiscutivel e jogava com muito mais regularidade.
No inicio da época passada, e com Alex dono do lugar, parecia que a Amorim estava destinado iniciar a época na equipa B e com o decorrer da temporada ir espreitando oportunidades na equipa A de molde a consolidar futura "candidatura" a dono da posição de lateral direito.
Mas o homem põe e Deus dispõe.
E o destino foi ingrato.
Em Agosto, na Póvoa de Varzim frente ao Atlético, sofreu uma gravíssima lesão que o afastou da competição durante seis longos meses e o impediu de fazer a época com que sonhava e que os vitorianos esperavam.
Regressaria em Março, ainda a tempo de fazer oito jogos pela equipa B, mas a época ficou longe de ser aquilo que podia ter sido.
Tive oportunidade de acompanhar a primeira, e dolorosa, fase de recuperação da lesão e pude testemunhar que o João Amorim enfrentou a adversidade com a coragem e aquela vontade inquebrantável que faz parte da sua maneira de jogar.
Esta época, totalmente recuperado, tem feito parte das opções regulares de Rui Vitória.
Estreou-se frente ao Sporting, com uma boa exibição, e leva 12 jogos sempre como titular repartidos entre equipa A (nove incluindo um na liga Europa) e equipa B disputando a titularidade com Pedro Correia.
Aos 21 anos tem a vida e a carreira pela frente.
Tendo tudo para ser lateral direito do Vitória por muitos e bons anos, na senda dos grandes laterais da nossa História como os dois Costeado, como Gualter, como Caiçara,como Ramalho, como José Carlos entre outros que a memória recorda, com a vantagem de ter já uma sólida experiência internacional ao serviço das selecções jovens e em vários escalões.
Para isso precisa "apenas" de continuar a trabalhar como sempre trabalhou, de ter o "bocadinho" de sorte sempre necessário a uma carreira de destaque, e de ter menos ansiedade de fazer tudo bem feito muito depressa.
Mas isso a experiência se encarregará de lhe ensinar.
Depois Falamos

P.S. E, já agora, de ser acarinhado pelos adeptos.
Em termos internacionais é o melhor de sempre da nossa formação repito!

Sem comentários: