Leitor entusiasta de biografias há muito que procurava uma de Francisco Lucas Pires.
Porque tendo acompanhado com atenção a sua carreira política tinha consciência que tendo ele desaparecido tão prematuramente (em 1998 com apenas 53 anos) e há mais de duas décadas havia muitos aspectos do seu percurso que gotava de recordar e outros que gostava de conhecer.
Muito em especial o seu pensamento ideológico.
Esta obra de Nuno Gonçalo Poças cumpriu plenamente esse objectivo e muito em especial é absolutamente esclarecedora e muito completo sobre o pensamento de Lucas Pires em matérias como a Europa e a União Europeia bem como sobre a política nacional em que ele foi um dos mais brilhanes interventores nomeadamente no Parlamento onde foi dos melhores entre os melhores.
Foi um político controverso, que nunca receou o confronto de ideias mas sem prejuízo de conseguir dialogar com várias forças politicas , que foi líder do CDS e deputado europeu pelo PSD (como independente) e que podia ter sido muito mais se não tivesse partido tão prematuramente.
Naquilo em que foi infelizmente igual a dois outros grandes políticos e homens de Estado como Francisco Sá Carneiro falecido aos 46 anos e Adelino Amaro da Costa aos 37 embora a morte destes dois últimos se tenha devido ao atentado de Camarate enquanto a de Lucas Pires foi a doença súbita.
E nunca saberemos o que seria Portugal hoje se tivesse podido contar com estes três homens por muitos mais anos mas temos a clara suspeita de que seria um país bem melhor em muitos aspectos.
Em suma um excelente livro cuja leitura recomendo vivamente.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário