quarta-feira, abril 29, 2020

Liga

Pessoa amiga, sempre bem informada, fez-me chegar este recorte de jornal de há duas semanas que noticia uma reunião por video conferência entre a direcção da Liga e os presidentes dos clubes em que o presidente da Liga foi mandatado para conjuntamente com o presidente da FPF reunirem com o governo para o sensibilizarem para os problemas do futebol que dias atrás o primeiro ministro desvalorizara. 
O Presidente do Belenenses SAD sugeriu, sem oposição, que nessa reunião com o governo também estivessem os presidentes de Porto, Sporting e Benfica para darem "peso" às reivindicações a serem apresentadas.
Como acabaria por acontecer.
Daqui se podem tirar três conclusões que considero irrefutáveis. 
A primeira é que o silêncio dos presidentes sobre a reunião se deve ao facto de a presença nela de Pinto da Costa, Frederico Varandas e Luís Filipe Vieira ter sido pedida por eles próprios.
 A segunda é que não foi a FPF que escolheu os clubes que estiveram na reunião mas sim que se limitou a aceitar naturalmente a sugestão vinda da Liga,
 A terceira é que os presidentes dos clubes tem tão pouca confiança no peso institucional de Pedro Proença que acharam melhor ele ser acompanhado pelos três presidentes referidos o que mostra bem o conceito em que o presidente da Liga está junto dos clubes. 
Em conclusão, sobre tudo que tenho vindo a escrever sobre o assunto, continuo a pensar que quem devia ter estado nessa reunião eram apenas FPF e LPFP. 
Mudou , e muito, foi o contexto em que se pode interpretar a presença dos três presidentes de clube que, como atrás está escrito,foi da exclusiva responsabilidade dos seus pares. 
O que também diz muito sobre o estado actual do futebol português a nível de clubes. 
Quer nas relações entre eles quer quanto a quem escolhem para dirigir a Liga.
Mas isso sao outros contos.

Sem comentários: