sexta-feira, abril 10, 2020

14

Foi há catorze anos.
Em dez de Abril de 2006 nascia o "Depois Falamos".
Foi há muito tempo, num tempo em que a blogosfera conhecia os seus anos de ouro e os blogues se multiplicavam ao sabor e ao ritmo da vontade de comunicar de todos aqueles que queriam ter acesso à opinião pública sem o filtro da comunicação social tradicional.
Foi um tempo bom para a multiplicidade de opiniões, para o confronto de ideias, para debater tudo e o seu contrário, para por as pessoas a comunicarem sem reservas nem limites e com a vantagem do on line
Depois vieram as redes sociais.
O imediatismo do Facebook, a "preguiça" mental do Twitter, o "voyeurismo" do Instagram.
Em que na maioria das vezes se substitui a necessidade de pensar e reflectir antes de escrever, próprio da blogosfera, pelo rapidez com que se publicam pequenos textos, se alinhavam frases limitadas, se publicam fotografias acabadas de tirar.
E os blogues foram perdendo o seu espaço, foram sendo encerrados ou deixados ao abandono, com os seu autores e leitores a migrarem para uma rede social (ou para todas nalguns casos) e a deixarem esses espaços outrora de topo.
Não é nenhum drama, embora seja pena, porque as coisas são assim mesmo e cada coisa tem o seu tempo não fugindo a blogosfera a essa regra que cria modas e depois as substitui por novas modas sempre ao sabor dos consumidores.
A blogosfera, contudo, não acabou.
Continua a haver blogues, continua a haver excelentes blogues, continua a existir uma opinião pública interessada em os ler , os comentar, o dar alguma razão à sua existência.
O "Depois Falamos" , catorze anos cumpridos (já adolescente) cá continua o seu caminho, ao sabor da disponibilidade e inspiração do seu autor, na certeza de que esse percurso com quase dez mil postagens, dois milhões e  setecentas mil visualizações e já lido em mais de cem países, é para continuar tranquilamente.
Indiferente a modas, indiferente ao poder de atracção das redes sociais (antes aproveitando-as para divulgar as suas publicações) apenas obediente à vontade de reflectir, intervir e opinar de quem gostosamente o vem fazendo desde 2006.
Depois Falamos.

P.S. Só por curiosidade quanto aos países em que é lido. Portugal tem, naturalmente, a maioria das visualizações numa percentagem de 62% do total. Depois no restante top 10 seguem-se, por esta ordem, França, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Itália, Suiça, Reino Unido e China.
França, Brasil e Estados Unidos com centenas de milhares de visualizaçoes e os restantes na ordem das dezemas de milhares.

4 comentários:

Emanuel Araújo disse...

Muitos parabens sr.Cirilo por o excelente blog e escrita com seriedade e um humor fino que adoro.

Cumprimentos de um leitor atento que muito raramente comenta. ;)

Emanuel Pedro Araújo disse...

Muitos parabens sr. Cirilo pelo excelente blog que tem, com uma analise vasta no que diz respeito aos temas, com seriedade, uma escrita correta e com um humor fino que adoro.

Cumprimentos de um leitor atento, pese embora raramente comente.

Anónimo disse...

Muitos parabéns!Desejo que venham outros tantos com o mesmo dinamismo e diversidade.

Cumprimentos
J.M.

luis cirilo disse...

Caro Emanuel Aráujo:
Muito obrigado pelas suas palavras.
E comente sempre que quiser porque é um estímulo importante ter a opinião dos leitores.
Caro J.M. :
Muito obrigado. Também espero que o Depois Falamos se mantenha por muito tempo.