quinta-feira, abril 30, 2020

Futebol

Certamente confortado pelos resultados da reunião de ontem o governo decidiu autorizar que no final de Maio a primeira liga regresse para cumprir as dez jornadas finais da prova. 
Claro que uma coisa é autorizar o regresso da competição e outra bem diferente os detalhes em que ela vai regressar.
Sabendo-se que serão jogos à porta fechada (que é a negação do futebol mas isso são detalhes...) ficam as outras questões pendentes. 
Subidas e descidas como irão ser processadas se a II liga , ao que tudo indica não irá ser reatada? Vai a classificação da II liga ser homologada como está com promoção de Nacional e Farense? E da II Liga haverá descidas para o Campeonato de Portugal? As dez jornadas vão ser disputadas onde e como? Não podendo haver jogos nas ilhas, devido às exigências de quarentena dos governos regionais, Marítimo e Santa Clara farão todos os jogos no continente o que colide com o regulamento da prova. Ou não?
E os clubes da II liga, competição tão profissional como a primeira, vão aceitar calados esta discriminação? De que forma defendeu a LPFP os interesses destes seus filiados? E como vai ser com os contratos de jogadores e treinadores que terminam a 30 de Junho? Vão ser prorrogados? E se os próprios não quiserem? 
Futebol sem público é uma aberração; Mas uma final da Taça de Portugal, a que alguns "líricos" chamam a festa do futebol jogada à porta fechada é a aberração suprema e caracteriza bem o desnorte que por estes dias reina por aí.
Num país em que sem contemplações se acabaram as competições de futebol de formação e não profissional, em que de uma penada acabaram os campeonatos de andebol, basquetebol, voleibol e hóquei em patins, vai-se reatar a primeira liga apenas porque tem que ser , as televisões mandam e os clubes estão tesos.
A saúde essa que se lixe.
Creio que decidir reatar o campeonato é uma decisão tomada de costas para o futebol e de frente para o dinheiro.
Lá para Julho, na Avenida dos Aliados ou no Marquês e nas ruas de muitas cidades deste país (menos Guimarães em qualquer dos casos), quando centenas de milhares de adeptos se juntarem para festejar um mero título de campeão todos nós nos interrogaremos para andamos meses a fazer o sacrifício de estarmos confinados em casa.
Portugal é cada vez mais uma brincadeira de mau gosto e o futebol o seu retrato mais perfeito.

1 comentário:

Osam52 disse...

Boa noite, há muito que o digo:só há uma palavra para descrever a classe política e desportiva em portugal: Nojo. Não se pode encontrar outra. Ser vimaranense, mesmo vivendo fora de Guimarães, é cada vez mais um motivo de orgulho e vaidade.