domingo, novembro 02, 2014

Notas Finais

1) Aplausos para Rui Vitória. Pela excelência da exibição mas também pela forma elegante, firme e educada como no flash interview manifestou a revolta do grupo de trabalho pela forma como a imprensa tem menosprezado a bela carreira do Vitória. "Agradecer" à imprensa a forma como essa marginalização tem motivado a equipa foi dar-lhes um pontapé na canela. Ou seja o sitio em que lhes é mais doloroso. Muito bem!

2) André André e Hernâni, para já, são dois jogadores cuja não chamada à selecção para o jogo com a Arménia assumirá laivos de verdadeiro escândalo. Então o capitão vitoriano, num momento de forma extraordinário será um verdadeiro crime lesa futebol.

3) Há jogadores que andam a mais no futebol. O sportinguista Maurício é um deles. Tecnicamente fraco, profissionalmente pouco inteligente (basta ver a expulsão recente na Champions), disciplinarmente lamentável tal a frequência e a maldade das faltas que comete. Uma nulidade !

4) Franco aplauso para as duas equipas pela aposta na formação e no futebolista português. Ambas tinam dez portugueses entre os dezoito convocados e ambas entraram em campo com sete portugueses nos onzes iniciais. Depois o Vitória ainda fez entrar dois e o Sporting um.
Dezassete portugueses entre os vinte e oito utilizados é uma excelente excepção no panorama do nosso futebol.

5) Palavras leva-as o vento. E o presidente do SCP já devia saber disso tantas as que diz e não se aproveitam para nada. Bem pode ele dizer que o SCP representa Portugal e outros freguesias ou regiões.Ou então afirmar que o SCP não se agacha perante clubes de menor dimensão naquilo que são duas manifestações de arrogância e presunção. De idiotice também.
Porque hoje, onde as palavras não contam e a qualidade dos jogadores e treinadores é que estabelece a diferença (ou seja no relvado), viu-se quem tem dimensão e quem não tem.
E das bancadas o sinal que veio foi no mesmo sentido.
O grande foi o Vitória!

Depois Falamos

13 comentários:

Anónimo disse...

Com a devida licença, Sr. Luís Cirilo, desta vez atrevo-me a ir mais longe, embora, em termos genéricos, concorde com tudo aquilo que diz neste post e nos restantes a este respeito.
Depois de assentar a poeira da extrema euforia sentida ontem à noite, e sem exagero!, a exibição de ontem do Vitória, tanto da equipa como a dos adeptos na bancada, poderá ter sido a melhor da História do Clube. Não se pode pedir mais! Mais do que uma noite de sonho, roçou a perfeição. Coisas destas não têm preço. Os nossos rapazes estiveram fenomenais.
Mais uma vez, o resultado final pecou por escasso. O mostrador deveria ter sido selado, no mínimo, com 7-0. A defesa teve sempre a baliza controlada e anulou o ataque mortífero do Sporting. Inviolável até ontem. Não só ensinamos o Sporting a perder como reduzimos os leões à insignificância de circo natalício. De certeza que o presidente do Sporting e Paulo Oliveira acabaram o jogo, mais do que fodidos. O primeiro porque não tinha em quem imputar responsabilidades pela derrota. O segundo com o desejo de trocar de equipa.
Hernâni está a crescer e aquele remate potentoso a bater na trave, quase perto do fim, merecia golo. Se o tivesse feito, seria logo chamado à Selecção e passaria a valer, pelo menos, metade da transferência do Luis Suarez. Temos menino na linha de Ronaldo, um pouco mais veloz graças ao fôlego da juventude. É preciso rapidamente aumentar-lhe a cláusula de rescisão para um mínino de 20 milhões, ou seja, para 1/4 do que ele vale!!! Cumpriu aquilo que nós já tínhamos dito aqui. Ou seja, deu asas à criatividade depois do resultado estar assegurado com os 2-0.
Digo à boca cheia, e sem pudor: com 50% desta equipa e 50% da forma que jogou não seríamos derrotados por nenhuma outra equipa até ao final da temporada. E claro, ganhando os jogos nas Antas, Luz e Alvalade, ninguém nos tirará do pódio e o título.
Há um dado curioso que tenho de salientar sobre a difícil opção que Rui Vitória terá de tomar sobre a continuidade de Assis na baliza, que dá à equipa outro tipo de segurança, ou a retoma por Douglas quando estiver recuperado.
Próxima paragem: Arouca. Eu, se fosse adepto do Arouca, estaria a morrer de medo para o jogo de sexta-feira e jogaria com um saco na cabeça para não ver a cabazada que lá se vai passar.
Gostei bastante daquela chamada de atenção de Rui Vitória à comunicação social pelo tratamento de segundo plano que nos é dado quando jogamos com as trutas do costume. Muitos Parabéns.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Disse no meu ultimo post que o futuro era vencer o Sporting e a seguir como dis o Quim Rolhas é ir em frente que atrás vem gente. Agora, o objetivo mor é vencer o Arouca que passa a ser o maior desafio das nossas vidas!

Paulo Pinto disse...

Sr. Luís Cirilo e um comentário sobre o que se passou em Guimarães depois do jogo, e extra jogo???...
Como VITORIANO sinto-me envergonhado. Se fosse vimaranense então "cobria-me de vergonha".

Anónimo disse...

Sr Luis Cirilo, boa tarde!

Em primeiro lugar quero dizer que sou um leitor assíduo do seu blog. E quase sempre concordo com o conteúdo dos posts relacionados com o Vitória.

Em segundo lugar, gostaria de ler uma opinião sua, caso assim entenda, em relação aos incidentes de ontem antes e após o jogo. Como vimaranense e vitoriano fico triste, porque em vez de hoje os abutres do costume falarem sobre o festival de bola que o vitória deu, vão falar sobre o que passou extra futebol! E isso vai tirar brilho ao que o Vitória fez e não merecia ser notícia por incidentes extra 4 linhas.

Em minha opinião, acho que o Vitória na pessoa do seu presidente deveria demarcar-se desses actos. Nada justifica agressões bárbaras pelas costas.

As pessoas de bem de Guimarães, como eu, ficam com receio de acompanhar o Vitória fora de casa por cenas destas.

Cumprimentos
Joaquim Rodrigues

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Foi uma grande noite vitoriana. No relvado e nas bancadas. Uma equipa descomplexada, desinibida e que olhou para o Sporting da forma correcta,ou seja, como um adversário ao seu alcance. Não ter medo de perder é o primeiro passo para conseguir ganhar e estes "miúdos" não temem nada nem ninguém.
O Hernâni é já um jogador de selecção. E aguardo com muita curiosidade a convocatória para o jogo com a Arménia. Se ele e o André não figurarem nos escolhidos será um péssimo sinal para Fernando Santos. Devo dizer-lhe, sem falsas modéstias, que fui o primeiro a acreditar nele quando o vi jogar em Agosto de 2012,na Póvoa de Varzim, pelo Atlético frente ao Vitória B. No dia seguinte telefonei ao presidente do Atlético e tentei contratá-lo de imediato. Na altura o clube alcantarense abriu muito a boca para as nossas possibilidades de então e não foi possível a contratação: Nos meses seguintes tive várias conversas com o seu empresário (o nosso ex jogador Dimas) que foi sempre muito colaborante no sentido de em Janeiro de 2013 ele poder vir para Guimarães. Nessa altura eu já não estava na direcção mas felizmente houve o bom senso de concluir o processo negocial e trazer o jogador. Foi pena não ter acontecido o mesmo com o Rafa (agora no Braga)mas isso já nos desvia da conversa.
Fico muito contente pelo Vitória e pelo jogador por o Hernâni estar a confirmar todo o talento que se pressentia nele. E deve haver algumas pessoas, em redes sociais e fóruns vitorianos, a engolirem o que de mal disseram dele durante muito tempo. Estavam completamente errados.
Quanto a Arouca será um jogo diferente.Uma equipa aguerrida, um relvado abaixo do razoável (mais ou menos como o ...nosso), e a vontade extra de vencerem uma das grandes equipas da Liga. Vai ser precisa muita concentração e cabeça no sítio.
Caro Anónimo:
Vencer o Arouca é o objectivo e obviamente que valor não falta para que seja cumprido. Mas tem de se provar o mérito dentro das 4 linhas.
Caro Paulo Pinto:
Desculpe que lhe diga mas vejo pouco vitorianismo na forma como põe a questão. E por mim também não vou alimentar manobras de diversão que distraiam as pessoas do grande triunfo do Vitória. Eu comento o que vi. E o que vi foi uma grande exibição do Vitória e um apoio espectacular dos seus adeptos. Estou orgulhoso como vitoriano e como vimaranense. O que se terá passado cá fora soube pelos jornais e como não vi nada, nada vou comentar.
Quer uma generalidade?
Ok. Toda a violência é condenável e tem de ser erradicada dos recintos desportivos. Não há bandidos bons(os nossos) e bandidos maus(os deles). Há bandidos.
Mais do que isto? Pode sempre dedicar-se a ler o Correio da Manhã. Todos os dias traz dúzias de noticias idênticas. Só que como não são à porta do estádio D. Afonso Henriques não tem o mesmo impacto.
Caro Joaquim Rodrigues:
Vamos por partes. Eu há mais de 45 anos que acompanho o Vitória, já vi sei lá quantos jogos fora, e nunca tive medo de acompanhar o clube. Claro que me adequo ás circunstâncias especialmente em terrenos mais adversos. Há que saber evitar os problemas. Quanto ao que se passou ontem acho que o presidente do Vitória fará muito bem em nada dizer sobre o assunto. Foi fora do estádio, é um caso de polícia, e o clube não tem nada que assumir "dores" que não são dele. Já bem bastam os castigos que nos atingem sem ter termos culpa nenhuma. De resto o que se sabe é o que veio nos jornais. E isso é pouco.Claro que todos somos contra a violência e espero que os responsáveis dos esfaqueamentos sejam severamente punidos. Porque são individuos que nada tem a ver com clubes ou com futebol.


Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo,

Não sabia desse episódio com o Hernani. Ainda bem que, antes de sair do Vitória, o Senhor teve a iniciativa de despoletar o processo que culminou com a contratação. Muito bem. Dou-lhe os meus parabéns. Ninguém fica indiferente a este talento, só precisa ainda de decidir melhor e com mais confiança o momento do passe final para o avançado marcar golo.
O Hernani é obviamente um jogador de Selecção caso surja uma vaga, por exemplo, por ausência de Nani. Tem potencial de goleador, vontade não lhe falta, mas a sua destreza técnica é o melhor trunfo. No entanto, convém não esquecer que é preciso ser-se bom em todos os jogos e não em apenas naqueles em que se joga com os grandes para eles depois os virem buscar a troco de meia dúzia de tostões.
No lugar de Fernando Santos, aqueles 4-0 com o Marítimo vão condicionar as suas escolhas para o jogo com a Arménia. Para ele vir ao Vitória buscar 3 ou 4 jogadores, julgo que teríamos de preencher os seguintes requisitos: 1) ter uma sequência considerável de Vitórias e estar invicto; 2) ocupar o primeiro lugar do Campeonato; 3) que o Vitória mantivesse o primeiro lugar depois do confronto com as tradicionais e melhores equipas nacionais; 4) haver entre os jogadores do Vitória alguém experiente em jogos de Seleção, que é difícil de acontecer se nunca se for chamado.
Quanto a mim, o melhor é não contarmos com o ovo do cu da galinha. Em todo o caso, seria uma estupidez recorrente à Paulo Bento se Fernando Santos viesse novamente a selecionar Éder quando pode ter um passador de luxo como Hernâni e colocar duma vez por todas Ronaldo como ponta de lança de raiz.
Sobre o jogo com o Arouca, apesar de considerar uma equipa simpática e aguerrida, dificilmente os três pontos escaparão ao Vitória. Se este jogo de sexta-feira fosse perdido ou empatado, a qualidade dos jogadores do Vitória conseguida até agora, pese embora o desaire na Madeira, teria a lógica da batata.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Aparte do jogo em si, no qual de facto tiro o chapéu ao vitória, essencialmente por não se acobardar perante uma equipa dita maior no seu próprio recinto. Vi o jogo, o vitória foi superior no campo, bem como nas bancadas, estava um inferno.

Porém a imagem que fica são as barbaridades extra-campo. E não foram as primeiras, e infelizmente não serão as últimas.
Tudo o que envolve a recepção às claques adversárias no vosso recinto é degradante, desde bandidos à porta dos bairros sem qualquer tipo de intervenção policial, à própria brutalidade policial ou à falta de prevenção de brutalidade ultra.
Como Boavisteiro, estive aí recentemente, e vi um companheiro ser agredido da mais bárbara forma possível por um dito agente de Polícia de SEGURANÇA Pública, sem que nada o justificasse.
Há uns anos atrás, um amigo, portista, foi ao vosso estádio ver a sua equipa no último jogo da época: eram já campeões. o vitória precisava da ganhar pra ir à pré-eliminatória da champions. O porto ganhou, e esse amigo meu pediu indicações à PSP. " Mandou me tirar o cachecol (do porto), se nao quisesse ter problemas".
Agora isto, com os adeptos do Sporting.

Já aqui li que, por muito que queira, o adepto vitoriano normal receia acompanhar a equipa fora, claro, o que é triste.
Façam alguma coisa, brevemente, pois isto voltar-se-á contra vocês. Não se esqueçam que ainda tem que ir ao Bessa e a Alvalade, etc, etc. E este tipo de situações não se esquecem.

Rui Cordeiro da Silva disse...

1)Grande treinador, grande homem e grande senhor na forma como diz o que sente e o que sente a equipa! Mas confesso que até foi bom que os jornais não nos tivessem dado muito destaque. Assim, pudemos preparar o jogo com mais concentração. E como disse o Josué no fim do jogo "ninguém nos deu nada", porque o que conquistamos foi com o fruto do nosso trabalho!

2)Não me faz grande confusão que eles não sejam chamados para o próximo jogo! O que me fará grande confusão é se não fizerem parte do grupo que irá ao Europeu.

3)A não expulsão do Maurício pelas constantes agressões de que o Tomané foi alvo davam direito a uma exposição à Liga ou a uma confereência de imprensa no tempo de Pimenta Machado. Porque não se deve protestar só quando se perde! Até se tem mais força protestar quando se ganha, ainda para mais da maneira categórica como o fizemos!

4)Estiveram em campo as duas equipas portugesas que mais e melhor exploram o filão da formação! E aqui esteve a prova de que o que é nacional, é muito bom!

5)Ó Bruninho está calado! Fazias melhor figura. Na tarde de sábado saiste-te a dizer que o Sporting não se agachava perante clubes de menor dimensão... e à noite levaste 3 de um clube que não faz parte dos 3 grande! Tu calado és um poeta!No sábado, grande foi o VITÓRIA!

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas.
O jogo com o Maritimo já lá vai. Foi um dia mau e dias maus todas as equipas tem. Mesmo as melhores do planeta. Por essa lógica o Sporting tão cedo não voltava a ter jogadores na selecção e ,como sabe, isso não vai acontecer. Aliás o próprio Braga, que refere, não preenche nenhum dos requisitos que alinhavou e tem tido jogadores convocados.
Acho,isso sim,um mau sinal neste VSC-Sporting não ter estado o seleccionador nacional. Porque foi o jogo mais "português de Portugal"e ele não encontra outro em que alinhem tantos portugueses e de tão boa qualidade.
Quanto ao Arouca é para ganhar como é evidente.
Caro Anónimo:
Incidentes há em todos os jogos que envolvam grandes assistências. Infelizmente é a realidade. Só que qualquer incidente em Guimarães é logo transformado numa batalha campal mesmo quando o que se passa não tem nada disso. Engana-se quando diz que os vitorianos tem medo de acompanhar o Vitória. Não tem. Tem,isso sim, muito orgulho nisso. De resto antes de me virem com choradinhos acerca dos adeptos do Sporting lembrem-se dos inumeros desacatos por eles protagonizados nos ultimos anos. Nomeadamente quando incendiaram uma bancada do estádio da Luz. Pode haver, e há infelizmente, inocentes atingidos pela violência. Não há é grupos de adeptos inocentes. E reitero: o que se passou foi fora do estádio. O Vitória e os vitorianos nada tem a ver com isso.
Caro Rui:
Concordo contigo. O VSC devia apresentar uma exposição aos orgãos disciplinares sobre a brutalidade constante do jogador Mauricio. Outros o fariam se fosse ao contrário e o agressor fosse um jogador do Vitória. Infelizmente nessa matéria estamos conversados.
Quanto ás convocatórias parece-me evidente que se não tiverem oportunidades na fase de apuramento não irão ao Europeu

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Excelente jogo, excelente vitória, e excelente Vitória. Ambiente fantástico no estádio, onda de entusiasmo vitoriano em crescendo... enfim, estamos embalados para as coisas nos continuarem a correr bem. Mas não vão correr sempre bem, cada vez mais vamos ser postos à prova, vamos ter que saber lidar com as adversidades que nos vão aparecer pela frente, umas próprias do jogo jogado, outras mais próprias de jogadas de bastidores que terão como objectivo enfraquecer a nossa equipa. A motivação dos jogadores está nos píncaros, e se quer que lhe diga, alinho pelo mesmo diapasão do RV ao dizer que temos de fazer das fraquezas forças, isto no que refere às injustiças que são feitas à nossa equipa. Falo na possível não chamada de alguns dos nossos jogadores à Selecção Nacional. É certo que é a ambição de qualquer jogador representar a selecção do seu país, mas se, neste caso, isso não acontecer, essa injustiça terá de ser rebatida com ainda mais empenho e dedicação, para, com classe, abrir os olhos e mente, de quem manda no futebol.
Outra das injustiças que já está a ser feita com o nosso Clube, é o mediatismo em torno dos acontecimentos negativos que aconteceram com os dois adeptos do Sporting. Querem fazer de nós um povo arruaceiro, bárbaro, que mata e viola quem vem a Guimarães. Enfim, só mentes pequenas, minúsculas mesmo, é que não conseguem ver que estes problemas existem em todo o lado, e que só não são notícia de abertura de boletins informativos, porque já se tornaram banais, mas como foi em Guimarães, e como foi após uma derrota humilhante do SCP, há que realçar esses aspectos, para diminuir e subvalorizar o que a nossa equipa fez.
Trabalho na zona do Porto, e hoje, não há uma pessoa com quem esteja, que não me fale das facadas ao adeptos do SCP... não há paciência!

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Mike:
Os nossos jogadores tem de estar concentrados em jogarem. O que se passa à volta, nomeadamente serem ou não convocados,depende de terceiros e eles não podem deixar que isso os afecte. Em relação aos incidentes já nem vale a pena dizer nada. Querem à força colocar-nos etiquetas que rejeitamos e fazer dos vitorianos os maus da fita quando infelizmente o dia a dia da nossa sociedade está recheado de casos iguais e piores. Deixemos à policia o que à policia compete. Investiguem e prendam os agressores.O Vitória nada tem a ver com isso nem há,sequer, prova alguma de que fossem vitorianos

Luis Costa disse...

Meu caro permita-me uma resposta ao anonimo da 1:13h

Segundo diz um PSP bateu no seu amigo boavisteiro e um outro PSP não protegeu um outro amigo portista.
Deixe-me que lhe diga qua ainda há pouco à PSP fez uma descarga sobre toda a gente que estava numa das bancadas do n/estadio.

E neste caso em particular, a PSP não fez o seu trabalho que foi proteger 2 cidadãos.

Ou seja, o que está em causa é apenas a atuação da PSP, pelo que não percebo quando solicita que façamos alguma coisa.
Quer que sejamos nós a "ensinar" a PSP a fazer o seu trabalho ?
Ou acha que apenas em Guimarães é que a PSP atua desta forma ?

Se acha isso está muito enganado
Vou-lhe contar 2 episódio em que estive presente:
Há uns anos em Leiria, num sábado à tarde, estava tudo tranquilo dentro do estádio (o jogo ainda nem tinha começado)e entra o corpo de intervenção e simplesmente começou a provocar o pessoal e a agredir alguns adeptos à espera de retaliação para darem uma descarga !!

E já que é Boavisteiro, também tenho um episodio no Bessa:
No fim de mais um jogo, eu e uns amigos dirigíamo-nos para o n/carro quando adeptos do seu clube nos começaram a ameaçar e perseguir. Fugimos para juntos de uns PSP a quem pedimos "proteção" até ao carro, a resposta deles foi
"Aqui é salve-se quem puder".

Como vê a atuação da PSP ao longo dos anos é sempre a mesma, mas os casos em Guimarães são empolados pela CS (talvez por inveja), nos outros lados passam despercebidos.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Esses sportinguistas que andam por aí armados em coitadinhos já começam a enojar. Porque até parece que eles são uns santinhos e os outros os maus da fita. Eu percebo que tentem desviar as atenções do banho de bola que levaram mas não tem sorte. Dentro do estádio houve futebol e ganhou a que foi de longe a melhor equipa. Cá fora é com a PSP. O resto são tretas de maus perdedores.