segunda-feira, setembro 26, 2022

Prioridades

Já se sabe que para qualquer direcção do Vitória há duas prioridades fundamentais nas quais concentram grande parte da sua atenção. 
As desportivas e as financeiras. 
Mas depois há outras prioridades que são também muito importantes. 
Uma delas é proceder a uma profunda revisão estatutária. 
A última vez que os nossos estatutos foram revistos foi no já longínquo anos de 2006 e de lá para cá muita coisa mudou.
Bastará constatar que neles nem está incluída a sad quanto mais a regulamentação das suas relações com o clube. 
E é muito importante nessa matéria torna-los conformes com a realidade e blindar definitivamente a maioria do clube no capital social da sad agora que já há condições para isso depois de a anterior direcção ter comprado parte das acções ao comendador Mário Ferreira. 
Mas há outras matérias que também tem de ser revistas como, por exemplo, a forma de eleição do conselho vitoriano e a eventual introdução de um artigo que obrigue a determinada antiguidade associativa para se poder ser dirigente do clube. 
Entre outras coisas está bom de ver. 
A verdade é que na última direcção de Júlio Mendes foi nomeada uma comissão para tratar da revisão estatutária que transitou para a direcção de Miguel Pinto Lisboa mas sem que o processo tenha avançado. 
Perderam-se , escusadamente, meia dúzia de anos. 
A direcção de António Miguel Cardoso manifestou também a sua vontade de avançar com o processo de revisão mas a verdade é que quase meio ano depois da sua tomada de posse nada fez nessa matéria. Confesso que estranho a quase aversão de sucessivas direcções em avançarem com algo tão importante para o clube e que em nada interfere com as prioridades desportivas e financeiras. 
Espero, pois, que a actual direcção cumpra a promessa eleitoral e dê início a um processo de revisão estatutária. 
Que é fácil de desencadear e deve ser rápido a concluir. 
A direcção começa por nomear uma comissão para o efeito. Um mês para ascultar a opinião dos associados ( houve em tempos um endereço de e-mail para esse fim...), outro mês para a comissão analisar as sugestões dos sócios e preparar uma proposta que uma vez visada pela direcção deve ir a AG para discussão e aprovação. 
Ou seja, se houver vontade em Janeiro de 2023 podemos perfeitamente estar a aprovar os novos estatutos. 
Espero que essa vontade exista. 
Porque é assunto de fundamental interesse para o Vitória Sport Clube.
Depois Falamos.

Sem comentários: