terça-feira, setembro 13, 2022

Prevenir

Todo este folclore em volta da criança que em Famalicão esteve 90 minutos em tronco nu ( por culpa do pai) tem pelo menos uma vantagem para o Vitória por estranho que pareça. 
É que o próximo jogo fora do clube cuja camisola a criança tirou é precisamente em Guimarães. 
Onde as vindas do Benfica tem quase sempre estranhos folclores a rodea-las. 
Sejam antes, sejam durante ( aí pela certa) ,sejam depois dos jogos. 
Quantas vezes nos três casos. 
E por isso é bom que o Vitória prepare com máximo rigor organizativo esse jogo, sem cedências, sem transigências, sem medo a polémicas caso elas tenham de existir. 
E a propósito relembro, com tempo, que há uma deliberação de anterior direcção do clube no sentido de em jogos com o Benfica serem apenas cedidos ao clube visitante os mínimos regulamentares em termos de bilhetes. 
Ou seja 5% da lotação do estádio num total de cerca de 1500 bilhetes e nem mais um. 
Decisão tomada face a repetidos comportamentos indesejáveis dos adeptos desse clube nomeadamente com arremesso de tochas para o relvado, parando várias vezes o jogo para ajudarem a equipa a suportar a pressão ofensiva do Vitória, e cadeiras para as bancadas de adeptos vitorianos entre outras malfeitorias. 
E portanto tolerância zero nessa matéria de cedência de bilhetes levando até em linha de conta a participação de uma claque desse clube nos actos de vandalismo perpetrados na cidade por adeptos do Hajduk Split e que estão ainda bem presentes na memória de todos os vimaranenses e vitorianos.
Depois Falamos.

P.S. Dado que a legislação do cartão do adepto ainda se aplica nalguns aspectos poderá haver outras condicionantes na cedência de bilhetes a exemplo do que acontece, por exemplo, no estádio da Luz.


P.S.2: Não sei porquê mas não gosto nada daquela divisória no topo norte superior visível na fotografia...


EM TEMPO: Para que não existam as sempre possíveis interpretações erradas há que esclarecer o seguinte: Contratualmente o Vitória é obrigado a ceder convites aos seus patrocinadores( Placard, Sabseg, Macron, etc) para todos os jogos. A distribuição desses convites é depois critério exclusivo de cada patrocinador sendo provável que neste tipo de jogo( Benfica, Porto, Sporting) vão parar a mãos de adeptos visitantes. Os portadores desse convite, algumas centenas, são na sua esmagadora maioria colocados no topo norte superior numa zona em que não é permitida a presença de adeptos identificados dos clubes. Resta esperar que o Vitória tome a elementar decisão de impedir o acesso a essa zona a espectadores com camisolas ou outros adereços do clube visitante.

Sem comentários: