quarta-feira, setembro 21, 2022

Ambição

Cristiano Ronaldo anunciou ontem, na Gala do futebol, que pretende continuar a jogar pela selecção até ao Europeu de 2024 marcando naturalmente presença no Mundial que se vai disputar no Catar dentro de dois meses.
Acho notável que um jogador com o seu palmarés, que já ganhou tudo que ele ganhou e que tem recordes que nunca serão batidos ainda revele aos 37 anos de idade a ambição e a vontade de ganhar que Ronaldo tem e que foram a marca de água da sua carreira.
Com um início de época bem menos positivo do que é normal ( o que até prova em contrário se deve essencialmente a ele próprio e às más opções que fez em relação ao seu clube) não tenho dúvidas que na altura do Mundial estará na sua melhor forma e bem capaz de ajudar uma excelente selecção nacional a fazer uma grande prova.
E devo dizer que a propósito do abandono da selecção de um jogador bem mais novo, e cujo contributo para ela foi menos que minúsculo ao lado do de Ronaldo, tenho lido uma caterva de disparates de alguns adeptos do clube desse jogador e não só (já se sabe que parte dos portistas nunca gostaram de Ronaldo eles lá saberão porquê) deixando vir ao de cima o velho pecado nacional da inveja perante os que tem sucesso e insinuando que Ronaldo só está na selecção porque é um protegido de Jorge Mendes e de Fernando Santos.
Não.
Ronaldo está na selecção porque é um protegido de por ela ter marcado 117 golos em 187 jogos, o primeiro número é recorde mundial e o segundo recorde nacional ( ambos praticamente impossíveis de algum dia serem batidos) mas essencialmente porque dentro do terreno de jogo continua a merecer ser um dos escolhidos.
E é de uma enorme inveja, uma estúpida ingratidão e uma ignorância sem limites pretender que Portugal abdique do seu melhor jogador, de agora e de sempre, apenas porque tem 37 anos de idade e alguns "sabichões" acham que já não justifica ser convocado.
Por mim espero ver um grande Ronaldo no Mundial. E se fisicamente estiver em condições no Europeu de 2024.
Espero apenas que a gestão do seu contributo leve em linha de conta a sua idade, aí sim, e não se lhe peça para que em competições com jogos intensos em tão curto espaço de tempo jogue os 90 minutos de cada jogo.
E se assim for acredito que Portugal beneficiará imenso da sua presença (como nos últimos 18 anos), que é o essencial, mas também que Ronaldo levará alguns dos seus recordes para números ainda mais extraordinários.
Depois Falamos.

Sem comentários: