quinta-feira, setembro 15, 2022

4 à Grande

Tive, há mais de dez anos, a grata possibilidade de participar num programa inovador no Porto Canal chamado "A Bola é Redonda" e que tinha como novidade principal o facto de para além dos comentadores afectos a Porto, Sporting e Benfica (como em todas as televisões) existirem também comentadores do Vitória e do Sporting de Braga.
Foi um programa diferente, com boa aceitação entre as massas associativas dos dois clubes minhotos e natural curiosidade nas de outros clubes , mas que durou apenas um ano porque entretanto o Porto Canal foi comprado pelo Futebol Clube do Porto que pôs de imediato termo ao programa.
Passados uns anos o site zerozero e o jornalista Humberto Ferreira (que moderou grande partes dos programas "A Bola é Redonda") resolveram criar um programa de debate futebolístico dispensado comentadores afectos aos chamados "grandes" e compondo o painel com comentadores afectos a Vitória, Braga e Boavista.
Este sim completamente inovador.
E já vai na quarta época.
Mantendo-me eu e o Jorge Sequeira desde o início e com o Garrido Pereira a substituir o José Pedro Pais a partir desta temporada.
Mas importa esclarecer, porque já percebi que às vezes há duvidas quanto a isso, que nenhum dos três está ali indicado pelo respectivo clube,ou sequer em sua representação, mas sim na simples qualidade de adeptos que o zerozero entendeu convidar para o programa.
E por isso quando algum de nós não pode participar numa emissão cabe-nos a responsabilidade de encontrar um substituto (o que no meu caso tem sido fácil com a colaboração que muito agradeço do Vasco André Rodrigues, do Pedro Teixeira de Carvalho e da Célia Magalhães que em várias ocasiões já participaram) que garanta , dentro do respeitável estilo de debate de cada um, uma continuidade no que tem sido a linha do programa.
E essa linha é clara.
Falar de futebol com fair play, com respeito, com tranquilidade, com bom humor, de  forma a que  quem está a ouvir em casa o faça com agrado e sem estar sujeito às peixeiradas que se veêm nos debates televisivos e que apenas servem para crispar ambientes e afastarem os mais pacificos do futebol.
É verdade que aqui ou ali, quando as rivalidades vem mais ao de cima (especialmente entre Vitória e Braga), há debates mais crispados e até tons de voz fora do habitual mas isso tem sido raras excepções e não regra nem nada que se pareça.
Admito que alguns até gostariam que as coisas fossem de outra forma e os debates se transformassem numa espécie de combate de gladiadores, com amplo arremesso das "bitaitadas" tão frequentes nos comentários do Facebook e nas caixas de comentários on line, mas podem desiludir-se porque isso não vai acontecer.
Porque para além do respeito que os comentadores tem uns pelos outros, e isso é o fundamental na definição de posturas, há uma outra realidade que merece a atenção e que é o facto de estarmos num programa de um site que tem mensalmente cerca de sessenta milhões de visualizações de páginas por mais de dois milhões de utilizadores.
E o próprio programa embora não tenha muitos visualizadores em directo tem depois milhares visualizações nas redes onde pode ser visto o que leva a que estando ali enquanto adeptos também tenhamos consciência de que estamos ali enquanto adeptos dos nossos clubes e não querermos de forma alguma que eles possam ser associados a qualquer atitude menos positiva da nossa parte.
E por isso o "4 à Grande" é assim. E assim vai continuar a ser!
Depois Falamos.

Sem comentários: