domingo, setembro 25, 2022

Onze

Escolhido o "onze do século" há que dizer alguma coisa sobre ele. 
Começando por considerar que esta eleição teve como fim primeiro permitir aos associados participarem no Centenário mas naturalmente que dela não se podia esperar um rigor científico nas escolhas porque ele me parece ser absolutamente...impossível dado estarem a ser comparados jogadores e treinadores que estiveram no clube em tempos completamente diferentes. 
Em segundo lugar era evidente que as escolhas seriam decisivamente influenciadas pela faixa geracional da maioria dos votantes e essa seria inevitavelmente composta pelas gerações mais jovens. ~
E olhando as escolhas isso é bem patente. 
Apenas dois jogadores dos anos 80 - Paulinho Cascavel e Ndinga- que são autênticas lendas vivas do clube. 
Depois anos 90 com quatro jogadores- Neno (tambem dos anos 80) , Paneira, Dimas e Pedro Barbosa - e os restantes - Ricardo, Geromel, Tapsoba, Pedro Mendes e Raphinha- já deste século. 
Vale o que vale. 
Mesmo assim não posso deixar de estranhar que para melhor lateral direito do século tenha sido escolhido quem jogou meia dúzia de vezes nessa posição ao longo de uma única época. 
Ou que para um dos centrais tenha sido escolhido quem jogou também uma época apenas na primeira equipa. 
Tal como um dos avançados que está a fazer uma carreira brilhante mas que no Vitória está bem longe de ter sido um dos melhores avançados da nossa história centenária. 
Os restantes são merecedores porque foram realmente dos melhores da nossa História e embora as minhas escolhas tenham andado longe do onze escolhido aceito perfeitamente que são excelentes opções.
 Recordo que o meu onze era composto por Rodrigues, João Costeado, Manuel Pinto, Joaquim Jorge, Daniel Barreto, Peres, Abreu, Pedro Barbosa, Tito, Jeremias e Cascavel. 
E se tivesse de escolher um segundo onze ele seria composto por Neno, José Carlos, Rui Rodrigues, Geromel, Osvaldinho, Pedro Mendes, NDinga, Nuno Assis, Paneira, Mendes e Romeu ( anos 70). Quanto aos treinadores escolhi José Maria Pedroto mas há um quarteto a seguir que me fez ter muitas duvidas. Manuel Cajuda, Rui Vitória, Quinito e Marinho Peres. 
E só não tive também dúvidas quanto a Jorge Vieira porque misteriosamente não foi posto a votos.
Enfim foi um bom entretenimento , uma oportunidade de os associados participarem e dele resulta a convicção de que vale a pena o Vitória divulgar cada vez mais a sua História.
Depois Falamos.

Sem comentários: