terça-feira, setembro 27, 2022

Premonitório

Esta capa do jornal espanhol"As" indignou muita gente mas eles sabiam do que falavam. 
Talvez o titulo fosse mais perfeito se à frente de Portugal escrevessem "treinado por Fernando Santos"! Porque, uma vez mais, foi a partir do banco que Portugal perdeu. 
Tal como frente à Sérvia outro jogo em que o empate servia mas perdemos. 
Hoje, depois de uma primeira parte em que Portugal teve três oportunidades e a Espanha nenhuma, Luis Enrique aproveitou o intervalo para mudar muita coisa enquanto Fernando Santos não só não mudou nada como não percebeu nada do que o adversário tinha mudado. 
Mais uma vez. 
E por isso a segunda parte fo toda de Espanha enquanto portugal ia recuando, ia defendendo cada vez mais atabalhoadamente e pese embora um ou outro lance ofensivo a verdade é que o sinal (muito) mais era dos espanhóis. 
Já o treinador de Espanha tinha feito as cinco substituiçoes quando FS fez a primeira para , imagine-se, meter um pastelão que não corre chamado João Mário retirando Bernardo Silva. 
Mais os espanhóis carregaram porque com ele e com William, que já dera um estoiro que se ouviu no Sameiro mas não no banco português, o nosso meio campo ficou completamente dependente de Rúben Neves que não chegava para tudo. 
Incapaz de ler o jogo, incapaz de um rasgo táctico, incapaz de ambicionar mais que o empatezinho que chegava, o treinador português demourou mais uns longos minutos antes de se decidir a meter Vitinha e Rafael Leão quando a equipa já pedia, ao tempo, o músculo de Palhinha e o talento de Matheus Nunes o único daquele banco capaz de ter bola e com ela desiquilibrar em velocidade e técnica o meio campo espanhol. 
Depois, uma vez mais, o golo adversário e então outro momento cómico com a entrada de Félix que em seis minutos apenas se viu ao levar o habitual amarelo. 
Ficando as substituições por esgotar e ficando no banco Ricardo Horta cuja entrada teria sido certamente um tónico para os minutos finais. 
Provavelmente FS esqueceu-se dele como se esqueceu de Tiago Djaló no jogo anterior. 
Em suma uma derrota merecida e um triste adeus à "final four" da Liga das Nações. 
Fernando Santos diz que o melhor ainda está para vir e será este ano. 
Só se for a demissão dele. 
Porque com ele já percebemos que não vamos a lado nenhum.
Depois Falamos.

Sem comentários: