terça-feira, novembro 16, 2021

Sugestão de Leitura

O futebol na simplicidade das suas dezassete leis (mais a décima oitava que é a do bom senso), que são universais e se aplicam da mesma foma em todo o mundo em todas as provas oficiais, é apesar disso a actividade humana que suscita maiores discussões e polémicas em torno da interpretação dessas mesmas leis e da forma como são aplicadas.
Porque é verdade que em cada espectador há um treinador de bancada não é menos verdade que com ele, treinador, coexiste um árbitro igualmente de bancada.
Que apesar da simplicidade das 17 leis muitas vezes as ignora, não as conhece totalmente, delas faz interpretações deficientes e incompletas.
E à boleia disso vem as polémicas e quantas vezes a violência.
Duarte Gomes foi um dos melhores árbitros da sua geração tendo apitado mais de 200 jogos da primeira liga, mais de 100 partidas internacionais e tendo estado ligado em vaárias funções a quase dois mil jogos de futebol.
Em termos de futebol é actualmente comentador televisivo , autor do projecto Kickoff  ligado ao futebol e cronista em vários jornais entre outras actividades.
Publicou agora o seu segundo livro no qual ao longo de trinta capitulos e com recurso a oportunos QRCode, fotos e casos práticos explica a aplicação das leis do jogo e esclarece algumas das dúvidas mais frequentes nos adeptos.
De salientar ainda a forma como explica o âmbito de actuação do VAR que é na actualidade, e como se sabe, alvo de boa parte das polémicas em torno da arbitragem dos jogos que a ele tem direito.
Em suma um livro muito interessante para todos quantos gostam de futebol e fazem questão de avaliar lances e decisões da arbitragem com um mínimo conhecimento de causa e a necessária compreensão para as dificuldades de tomar decisões instantâneas em ambientes de pressão.
Depois Falamos.

Sem comentários: