quarta-feira, novembro 10, 2021

Minho

O futebol português conhece nesta temporada uma enorme demonstração da pujança do futebol minhoto com seis equipas a disputarem o primeiro escalão o que acontece pela primeira vez na longa história do nosso campeonato principal.
Vitória, Sporting de Braga, Gil Vicente, Moreirense, Famalicão e Vizela são os clubes primodivisionarios de uma realidade distrital que já teve no campeonato maior mais equipas como foram os casos de A.D. Fafe e do  Riopele o que é notável para um distrito com a dimensão do de Braga.
E por isso a este nível quando se fala de futebol minhoto fala-se do Baixo Minho que entre os seis actuais e os outros dois referidos já teve oito equipas  na primeira divisão enquanto o Alto Minho, ou seja o distrito de Viana do Castelo, nunca teve uma que fosse.
O que não deixa de ser estranho, atendendo até ao facto de o Vianense ser um dos clubes mais antigos de Portugal e com passagens pela segunda divisão, é constatar-se semelhante assimetria entre os dois distritos do Minho com um a ser actualmente aquele que em todo o país mais clubes tem no escalão máximo e o outro a nunca ter tido nenhum.
Mas as coisas são o que são!
E por isso o que se deseja é que no final do presente campeonato as seis equipas minhotas mantenham o seu estatuto de primodivisionárias e que continuem a reforçar o peso do futebol desta região no contexto nacional.
Depois Falamos. 

Sem comentários: