quarta-feira, maio 13, 2020

Complexo Desportivo

O meu artigo desta semana no zerozero.
Em 1997, se não me falha a memória, os associados do Vitória Sport Clube no âmbito dos festejos dos 75 anos do clube deliberaram em Assembleia Geral atribuir ao Complexo Desportivo o nome de António Pimenta Machado como preito de gratidão a todo o empenho e trabalho do então presidente na construção de uma infraestrutura desportiva completamente inovadora e que permitiu ao Vitória ser durante anos o clube português com melhores condições de treino.
Convirá aqui recordar que o Vitória Sport Clube quando António Pimenta Machado assumiu a presidência jogava num estádio municipal velho , ultrapassado , sem condições mínimas de conforto para os espectadores, com um relvado péssimo e uns balneários que mais pareciam umas catacumbas, sem nenhuma instalação própria para as modalidades, com a sede num edíficio arrendado onde em dias de chuva as infiltrações de água eram quase caudalosas e tendo como único espaço de treino próprio um pelado na zona do actual complexo desportivo.
Quando Pimenta Machado deixou a presidência não levou , naturalmente, o património com ele pelo que o Vitória manteve em seu poder um moderno estádio que já não é municipal mas sim sua propriedade onde se jogaram partidas do Mundial sub-20 de 1991, do Euro 2004, da fase final da liga das nações e variadissimos jogos europeus do Vitória e da selecção nacional para além de uma final da supertaça.
A par disso um moderno edífício sede com vários pisos, um pavilhão ao serviço das modalidades e vários campos de futebol com relvados naturais e sintécticos que servem todos os escalões do clube.
Razão pela qual os sócios , na tal assembleia geral atrás referida, resolveram dar o seu nome ao complexo desportivo.
Ao que sei uma decisão tomada em Assembleia Geral só pode ser revogada noutra Assembleia Geral embora ninguém no seu perfeito juízo tivesse sequer a peregrina ideia de propor a mudança de nome ao Complexo razão pela qual vinte e três anos passados e dezenas de assembleias gerais realizadas nunca tal proposta surgiu.
E ainda bem.
Porque além de ser uma enorme injustiça, caso fosse aprovada (no que alás não acredito), isso significaria uma enorme falta de respeito por uma decisão livremente tomada no tempo certo (ano de inauguração do complexo) pelos associados do Vitória.
E reescrever a História ao sabor das conveniências presentes, ainda por cima sem qualquer fundamentção conhecida, é sempre uma péssima opção.
Foi por isso com enorme surpresa, e claro desagrado, que de há alguns (poucos) anos a esta parte comecei a ver o complexo desportivo ser tratado pelo nome "Academia do VSC" como se porventura o seu nome fosse esse.
Em entrevistas, declarações, reportagens, documentos oficiais era Academia para cá, Academia para lá fazendo tábua rasa do verdadeiro nome do espaço e dando-lhe uma denominação falsa e copiada de outras provenìências onde estruturas desportivas idênticas construidas muito depois da do Vitória são assim denominadas.
Não pode ser.
Mas  quando se manda afixar essa denominação na própria fachada principal do edifício/ sede e no site do clube, na zona do património, aparece essa denominação em vez do verdadeiro nome do espaço está-se claramente a praticar um abuso de confiança e a institucionalizar  um enorme desrespeito por uma decisão tomada em Assembleia Geral.
A mim, vitoriano com mais de cinquenta anos de "casa", pouco me importa o que cada direcção pensa dos corpos sociais que a antecederam; espero apenas e só que marquem a sua diferença, se acharem isso necessário, fazendo melhor do que aqueles que os antecederam.
É assim que se servem as instituições e não reescrevendo a sua História.
António Pimenta Machado, já o sabemos, é uma personalidade complexa que no Vitória e fora dele gerou paixões e ódios ao longo dos anos fruto da sua maneira de ser e da forma como exerceu o cargo de presidente do Vitória Sport Clube.
Mas a obra essa é indiscutível e está lá.
Bem visível e ao serviço do clube.
Por isso a censura à sua presidência,  subjacente a esta mudança sub reptícia e ilegal do nome do complexo, é um acto que não prestigia o clube, não respeita a decisão do seu orgão maior e não advém , sequer, de quem tenha feito mais e melhor do que ele.
Razões pelas tenho de reafirmar a minha profunda discordância quanto a esta mudança ilegal de nome do Complexo Desportivo António Pimenta Machado para "Academia VSC".
Deixando claro que o sucedido não é da responsabilidade da actual direcção , que quando chegou ao clube encontrou o "baptismo pirata" ja feito, mas a ela cabe repor a legalidade dos factos em prol do bom nome do Vitória Sport Clube.
Depois Falamos.

Sem comentários: