terça-feira, maio 19, 2020

Popular

Esta fotografia do presidente da República numa fila do supermercado Jumbo de Cascais, de que é cliente regular, fez as delícias das redes sociais e suscitou inúmeras critícas quer pela presença do PR num supermercado quer, essencialmente, pela forma como trajava.
É evidente que não vejo Cavaco Silva, Jorge Sampaio, Mário Soares ou Ramalho Eanes alguma vez protagonizarem episódio semelhante quer porque não frequentavam supermercados quer por não tinham por hábito andarem pela rua em traje de praia!
Mas não é deles que se trata.
É de Marcelo Rebelo de Sousa.
Que não só tem por hábito fazer aquilo que se espera dele, mas não se espera de um Presidente da República,  como escolheu de há muito a banalização do cargo, com tudo que de falta de  respeito e postura institucional isso significa, como forma de ser popular junto do eleitorado que o elegeu e vai reeleger.
Convém não esquecer que tendo António Costa, na pantominice protagonizada na Autoeuropa, decretado a abertura da pré campanha eleitoral para as presidenciais o recandidato Marcelo Rebelo de Sousa não perdeu tempo em banalizar ainda mais a sua função como forma de agradar a ainda mais gente e correr em busca do tal resultado histórico que tanto ambiciona.
Podem aqueles que tem uma visão diferente da política, do sistema político e especialmente da função presidencial discordarem profundamente destas figuras que Marcelo faz em nome da popularidade.
Mas o povo gosta.
Gosta de ver um Presidente na fila do supermercado, de o ver de calções como qualquer um deles, de o ver esperar pela sua vez como o comum dos mortais.
E se há alguém que sabe disso a potes esse alguém chama-se Marcelo Rebelo de Sousa.
Por isso habituem-se porque cenas como esta vão-se repetir.
Depois Falamos.

P.S. Pessoalmente acho bem que um PR vá ao supermercado, que espera na fila pela sua vez, que seja um cidadão como os outros nos direitos e nos deveres.
Não pode é esquecer que é PR. E isso é incompatível com aqueles calçõezinhos...

Sem comentários: