quinta-feira, maio 14, 2020

Curiosidades

Na página de Facebook "Sou Vitória" encontrei esta curiosa imagem que remete para um tempo em que na Taça UEFA, agora Liga Europa, era possível encontrar algumas das maiores equipas do mundo que por qualquer razão não estivessem na Liga dos Campeões.
Tem a curiosidade estatistíca, em que nunca tinha pensado, de ser o jogo em que o Vitória actuou perante a maior assistência da sua História porque o Nou Camp de Barcelona é de facto um estádio enorme e que por norma está cheio ou quase.
Mas tem ainda outras curiosidades associadas.
Desde logo juntar o "meu clube em termos absolutos e o clube pelo qual tenho maior simpatia a seguir ao meu e que seria seguramente o "meu" se eu fosse espanhol e catalão.
Um clube que já vi jogar ao vivo várias vezes, em Guimarães, em Barcelona, em Lisboa e cujo estádio é ponto de romaria quase obrigatória cada vez que vou a Barcelona e gosto de passar por lá e pela gigantesca loja de merchandising mesmo em frente à entrada principal.
Mas este jogo, especificamente, tem ainda para mim outras duas curiosidades:
No jogo da primeira mão , em Barcelona, fiz parte de um painel radiofónico que a partir do Hotel de Guimarães ia comentando as imagens televisivas de uma partida em que o Vitória não foi nada feliz porque o resultado podia ter sido outro.
Lembraremos sempre um golo falhado pelo Capucho, de baliza aberta e com o resultado em 0-0, e depois em cima do intervalo um penalti marcado por Kodro em que Neno faz uma enorme defesa e a bola ressaltando no poste volta para o avançado "culé" que com a baliza aberta se limitou a empurar a bola para dentro.
Foi o 1-0 aos 44 minutos quando se pensava que o Vitória iria para intervalo com um nulo que moralizava.
Depois na segunda parte mais dois golos sentenciaram o jogo e a eliminatória.
Recordo que desse painel radiofónico fazia parte o grande "capitão" António Peres e mais duas ou três pessoas de que francamente já não me recordo.
A outra curiosidade teve a ver com o jogo da segunda mão em que o Barcelona se limitou a passear a sua classe marcando um golo na primeira parte e três na segunda face a uma boa equipa do Vitória (Paneira, NDinga, Dane, Capucho, Neno, Zahovic, Gilmar...) mas que estava uns pontos abaixo daquele Barcelona.
A curiosidade foi ter tido a oportunidade de no final do jogo ter estado na sala de imprensa com Johan Cruyff um dos meus maiores idolos como jogador e depois como treinador.
E recordarei sempre a sensação de "ao vivo" ser mais alto do que nas imagens televisivas.
Enfim, curiosidades trazidas por uma imagem.
Depois Falamos.

Sem comentários: