quinta-feira, maio 28, 2020

Critério

Confesso que estou de alguma forma ansioso pelo regresso do campeonato.
Não por razões desportivas, que estarão bastante arredadas do que se vai passar, mas pela mais simples de todas as razões e que é aquela que nos diz que quanto mais depressa recomeçar mais depressa acaba este simulacro de futebol que nos vão impingir.
Agravado pelo facto de estando em Portugal ser sempre de recear todo o tipo de influências extra desportivas em torno do que devia ser apenas um desporto bem visíveis, aliás, na forma como foi decido recomeçar a prova, doa a quem doer, na célebre reunião de S.Bento.
Mas está decidido e por isso recomeçará.
Espera-se é que com critérios imutáveis ao longo das dez jornadas.
Já vivemos a rábula de concentrar as equipas numa região (Algarve ao que foi posto a correr pelos vários interessados...), depois passou-se à rábula dos seis estádios ( D.Afonso Henriques, Municipal de Braga, Dragão, Alvalade, Bessa e Luz) e agora ,pelos vistos, vai ser nos estádios quase todos com excepção de Belenenses e Santa Clara e a incógnita Moreirense.
Muda-se de planos como quem muda de camisa, era para ser assim e afinal vai ser assado, um desnorte que faz temer o pior quanto à organização das dez jornadas.
Há contudo um critério que tem de ficar claro como a àgua desde o início e que não pode ser minimamente alterado sob pena de tudo isto se transfomar numa palhaçada sem conserto.
Se a primeira jornada após o recomeço se vai disputar sem público nas bancadas as restantes nove tem de se disputar exactamente nas mesmas condições aconteça o que acontecer em termos de combate à pandemia.
Se a legalidade regulamentar já é muito discutível nas presentes condições mudar esse critério depois de disputadas algumas jornadas seria um verdadeiro crime contra o futebol e o fim de já diminuta verdade desportiva da competição.
Mas como estamos em Portugal as razões para estar de pé atrás são infelizmente bastantes.
Depois Falamos.

Sem comentários: