sábado, dezembro 28, 2019

Previsões Liga Europa

Já foi há alguns dias o sorteio dezasseis avos de final da Liga Europa , é um facto, mas ainda se vai a tempo de fazer uma previsão sobre quais as equipas que se poderão apurar para os oitavos de final daquela que é a segunda competição da UEFA.
Não deixando, desde de já, de registar que Portugal com quatro equipas presentes nesta fase (Benfica, Porto, Sporting e Braga) é o país mais representado o que não deixa de ser muito interessante e contribui para o posicionamento de Portugal no ranking da UEFA.
E só não tem uma quinta, o Vitória, porque a equipa vimaranense tendo realizado excelentes exibições não conseguiu que nalguns jogos os resultados correspondessem ao futebol exibido e à categoria patenteada.
Mas a história faz-se com quem está e por isso vamos às previsões deixando para o fim as quatro equipas nacionais.
Assim sendo que o Wolverhampton ( uma equipa que às vezes alinha mais portugueses que algumas do nosso campeonato) ultrapassara´o decepcionante Espanhol de Barcelona, o Ajax será superior ao Getafe, o Sevilha (recordista de triunfo na competição) ultrapassará o Cluj, o Celtic será mais forte que o Copenhaga e o Basileia deixará pelo caminho o Apoel.
O Olympiacos vs Arsenal (um dos adversários do Vitória na fase de grupos) será uma eliminatória  muito disputada e de resultado imprevisível embora acredite que no final os ingleses ultrapassarão a equipa de Pedro Martins.
Alkmaar com Linz é jogo de favoritismo holandês tal como o Bruges não terá forças para superar um Manchester United em clara subida de forma.
O Inter, de regresso aos seus grandes momentos, vencerá o Ludgorets, o Eintracht de Frankfurt ultrapassará o Salzburgo, tal como o Wolfsbursgo afastará o Malmoe e a Roma de Paulo Fonseca será mais forte que o Gent.
E quanto aos portugueses? 
Preveem-se sortes diferentes.
A eliminatória entre Benfica e o Shakhtar de Luís Castro é de enorme equilíbrio e vencedor muito difícil de prever.Talvez o facto de o segundo jogo ser na Luz possa ser decisivo para os donos do estádio. Talvez...
O Porto terá no Leverkusen um adversário bem duro de roer ou não fosse o seu adversário uma das melhores equipas da Bundesliga. O segundo jogo é no "Dragão" mas tenho dúvidas que seja factor decisivo. Ligeira vantagem alemã.
Creio que o Sporting tem claro favoritismo sobre o Basaksehir mas terá de o provar no conjunto dos dois jogos. Se não se distraírem os "leões" seguirão em frente.
Finalmente o Braga face ao Rangers que na fase de grupos foi um duro adversário para o FCP.
Poderá ser uma eliminatória equilibrada mas neste momento, com o Braga a acabar de mudar de treinador e sem se saber como será a equipa com Rúben Amorim (com Sá Pinto, na Europa, foi arrasadora) , parece-me existir algum favoritismo dos escoceses.
São previsões.
Apenas e só.
Depois Falamos

Sem comentários: