terça-feira, dezembro 10, 2019

Impasse

Um destes dias vendo o debate televisivo entre os três candidatos à liderança do PSD achei curioso que dois deles viessem com este livro de Francisco Sá Carneiro e um deles, Pinto Luz, até trazia exemplares para oferecer aos seus companheiros de partido.
Porque é, de facto, um livro muito interessante no qual o autor explica as razões pela quais se afastava da liderança do partido (a ironia é que os participantes no debate tentam fazer o percurso exactamente inverso) e é uma das poucas publicações com forte carga ideológica, no melhor sentido do termo, que naqueles anos a seguir ao 25 de Abril (a primeira publicação é de Abril de 1978) foram publicadas por autores não socialistas.
E é um livro que relido nos tempos que correm, em que mais uma vez um governo minoritário socialista põe o futuro em causa, traz curiosas e preocupantes parecenças entre a situação actual e as que versa referentes a 1978.
É também um livro que me deu algum trabalho digamos assim.
Tendo todas as obras escritas por Francisco Sá Carneiro, e a esmagadora maiorias das que sobre ele se escreveram, comprei naturalmente este livro aquando da sua saída (acho que grande parte dos então militantes do PPD o fizeram) mas a verdade é que ao contrário de todos os outros livros a este perdi-o de vista.
Ou numa mudança de casa, ou num empréstimo sem retorno (erro que há muito deixei de cometer esse de emprestar livros) , ou por outra razão qualquer a verdade é que desapareceu e nunca mais o encontrei.
Corri livrarias durante anos mas de há muito esgotado e sem reedição nada feito.
Procurei em vários alfarrabistas mas encontrando outros livros do autor este é que nada feito.
Meia dúzia de anos atrás fui "salvo", imagine-se, pelo OLX ( se soubesse que o Miguel Pinto Luz era coleccionador da obra ainda lhe comprava um) quando nessa plataforma descobri um exemplar à venda pela módica quantia de 5 euros ( teria dado bem mais se fosse o caso) que rapidamente tratei de  adquirir antes que alguém se antecipasse.
E continuo ainda hoje a passar de quando em vez os olhos por ele porque é daqueles livros verdadeiramente intemporais dada a genialidade do autor.
Depois Falamos

P.S. Não deixa de ser uma curiosidade, não cometendo nenhuma inconfidência , que Pedro Santana Lopes tenha este livro em cima da sua mesa de trabalho na sede da Aliança desde os primeiros tempos do partido.
Porque para ele Francisco Sá Carneiro é uma referência sempre e não apenas quando dá jeito!

Sem comentários: