terça-feira, dezembro 24, 2019

Cinema e Cinemas

Gosto muito de cinema mas gosto cada vez menos de ir ao cinema.
Parece contraditório mas é fácil de explicar.
Vou ao cinema desde que me lembro e recordo com saudade as tarde de sábado em que com amigos ia ao Teatro Jordão ver os filmes de "cowboys" que invariavelmente faziam parte da programação de fim se semana como recordo nostalgicamente os meses de Julho, na infância e adolescência, passados na Póvoa de Varzim e as idas ao Cine Teatro Garret, ao Póvoa Cine e mais tarde aos estúdios Santa Clara ver os filmes da moda.
Foi aliás nessa sala, do Garret, que vi os filmes da Disney que recordo da minha infância  e mais tarde os filmes cuja fila para a bilheteira se estendia pela rua fora como, por exemplo, quando lá estreou "Tubarão" de Steven Spielberg.
Há filmes, aliás, que só podem ser devidamente vistos em cinema porque reduzidos ao ecran televisivo perdem dimensão e espectacularidade.
Mas gosto cada vez menos de ir ao cinema,
As salas são muito mais confortáveis, os ecrans tem outra nitidez, o som é muito melhor mas infelizmente os espectadores são cada vez piores.
Fruto da falta de educação e de civismo que alastra pela sociedade portuguesa.
E nem me refiro aos "ruminadores" de pipocas (maldita ideia a de permitir que se coma e beba em salas de cinema) mas sim aqueles que fazem de uma sala de cinema a sala de visitas da própria casa tal o comportamento que adoptam.
Comentários em voz alta, telemóveis a tocar (outro dia um energúmeno atendeu a chamada e desatou a conversar em voz alta como se estivesse em casa e só se calou quando outro espectador lhe deu um abanão) , consulta permanente ao ecran de telemóvel e respectivo alheamento do filme que supostamente estariam a ver, lanternas do telemóvel ligadas pelos retardatários que enquanto não se sentam incomodam toda a gente, saídas a meio do filme para irem buscar pipocas e bebidas e mais alguns comportamentos  oriundos da tal falta de educação e civismo.
E por isso gostando muito de cinema cada vez gosto menos de frequentar as respectivas salas.
Porque pago para ver um filme e bastas vezes acabo a ter de aturar idiotas.
Ninguém merece.
Depois Falamos.

3 comentários:

F.Guimarães disse...

Ainda assim vale bem a pena ir a salas como a IMAX do marshopping, foi lá que vi o último da saga StarWars. Um bom filme, que só não é excelente porque com 8 filmes antes nessa saga é difícil fazer melhor.

Severo disse...

Sr. Cirilo
Assino por baixo. Que saudades do Teatro Jordão, onde comecei a frequentar desde criança. Antes de serem classificados etariamente. Depois disso, até no fosso da orquestra eu assistia, já que ainda nem doze anos tinha. Quanto ao comportamento das pessoas, vai de mal a pior, e infelizmente tende a piorar. Hoje a preocupação das pessoas é o seu ego nem que para isso seja necessário "atropelar" os outros.
Nesta quadra festiva, aproveito para lhe desejar um Santo e Feliz Natal. Um abraço
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro F.Guimarães:
Que engraçado. Foi precisamente nessa sala que vi o Star Wars IX na passada segunda feira. Que foi um bom fecho da saga. Nove filmes são suficientes.
Caro S.Guimarães:
A perda do Teatro Jordão foi um rude golpe para a Cultura em Guimarães.
Lá vi cinema, teatro, concertos e comícios do PPD.E também dava para Ópera.
Um espaço extraordinário que nunca devia ter fechado.
Feliz Natal para si e para os seus