terça-feira, dezembro 31, 2019

10 Mandamentos de um Presidente

Recentemente pessoa amiga com quem troco amiudadas vezes impressões sobre o Vitória, muito para lá da circunstancialidade dos resultados desportivos, desafiou-me a escrever um texto sobre os atributos que considero necessários a um presidente que queira ter sucesso no clube e, muito mais que isso, queira que o clube tenha sucesso a todos os níveis.
Aceitei, gostosamente, o desafio e aqui deixo os "10 Mandamentos" que considero essenciais para um Presidente ter o tal sucesso que todos os vitorianos desejam.

1) Defender intransigentemente, apenas e só , os interesses do Vitória e não ter qualquer outra simpatia clubística.
2) Perceber que o futebol é a mola real do clube o que para além de implicar ter sempre equipas altamente competitivas significa também a presença nas estruturas dirigentes do mesmo desde a Liga à Federação passando pela Associação de Futebol de Braga.
3) Assumir o ecletismo como parte essencial do "ADN Vitória" possibilitando que nas modalidades existentes o clube seja competitivo ao nível do seu historial nomeadamente no basquetebol e voleibol.
4) Valorizar o papel da massa associativa assumindo que todos os sócios são iguais nos direitos e nos deveres sem privilégios nem discriminações.
5) Fazer do marketing, da comunicação e da imagem alavancas essenciais ao crescimento do clube em patamares não desportivos mas com reflexo óbvio nestes.
6) Gerir o clube de forma equilibrada, com as receitas a cobrirem as despesas, mas com uma atenção permanente a novos mercados que possam garantir receitas complementares às existentes.
7) Preparar o futuro delineando um projecto desportivo para uma década em todas as modalidades do clube mas com especial incidência no futebol por razões óbvias dele fazendo parte parcerias com clubes estrangeiros, aposta na formação de jovens talentos e construção de novas infraestruturas para futebol e modalidades.
8) Garantir a blindagem dos direitos do clube no pacto com a SAD e diligenciar para que o o Vitória possa ser maioritário na estrutura accionista da mesma.
9) Assumir postura de grande firmeza, sem receio de tomar atitudes duras, face à comunicação social que desrespeita o Vitória 
10) Sentir-se extremamente honrado cada vez que se sente no camarote presidencial do estádio D. Afonso Henriques mas não se sentir nunca deslumbrado quando se senta nos camarotes presidenciais de outros estádios ao lado de outros presidentes.

Creio que o presidente que cumpra estes "10 Mandamentos"  e que ao seu cumprimento junte qualidades pessoais relevantes como inteligência, honestidade, seriedade e coerência corresponderá largamente aos que os associados desejam e ao que o clube deve ter sempre.
Depois Falamos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Peço-lhe que faça uma análise retrospectiva e nos diga se algum dos últimos 4 Presidentes cumpria estes 10 Mandamentos.
Bom 2020.

Francisco Guimarães disse...

Excelente. E agora para algo mais provocador: A quantos destes 10 mandamentos os quatro anteriores presidentes obedeciam? E o actual?

Anónimo disse...

Pode acrescentar o 11º: ser ambicioso e trabalhar para fazer do Vitória Campeão Nacional de futebol. É esse o nosso destino, é essa a nossa motivação.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nenhum!
Caro Francisco Guimarães:
Dos anteriores nenhum preenchia todos os 10 Mandamentos.
Um, obviamente, preenchia mais que os outros.
Quanto ao actual ainda é cedo para fazer esse tipo de análise embora daqui a um mês, quando encerrar o mercado de transferências, já se possam ter algumas ideias mais consolidades sobre o assunto.
Mas a razão de ser deste texto é olhar para a frente, sem prescindir dos ensinamentos que o passado nos trouxe, e definir ideias sobre o que deve ser um presidente do Vitória. E se tivesse de escrever um décimo primeiro mandamento diria que um Presidente tem de o ser por vontade própria,por ter uma visão do que deve ser o clube, e não porque o foram buscar a casa como aconteceu num passado ainda próximo com um dos ex presidentes.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se um Presidente cumprir os 10 Mandamentos acabará por ser campeão.
No fustebol e não só.
Como terá compreendido os "10 Mandamentos" são um manual de conquista d etítulos e de engrandecimento do clube

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Na resposta que deu ao Francisco Guimarães disse que " um, obviamente, preenchia mais que os outros ". Quem foi ?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se já defendi publicamente que em minha opinião o melhor Presidente da História do clube foi António Pimenta Machado é evidente que é a ele que me refiro.
Ainda assim, e descontando a questão da SAD que não é do seu tempo, não preenche todos os outros mandamentos. Mas é o que está mais perto