terça-feira, janeiro 14, 2014

Uma Capa Vergonhosa

A capa de hoje do Record, e a forma de fazer jornalismo que ela revela, só tem uma qualificação:
Vergonhosa.
Não confundo o jornal, e quem nele trabalha, com quem episodicamente exerce cargos cujo poder lhes permite parirem aberrações como esta que envergonha o Record e quem nele trabalhando tem do jornalismo um conceito de isenção e independência bem diferente.
Sei bem, a titulo de exemplo, o esforço brutal que a redacção do Porto (onde trabalham excelentes jornalistas e fotojornalistas de quem tenho, nalguns casos, a honra de ser amigo)faz para contrariar este ridículo centralismo lisboeta, esta subserviência ao noticiário em função de um clube, esta parolice sem fim.
No dia em que o português Cristiano Ronaldo é consagrado como melhor futebolista do mundo (coisa que ao que parece não sucede todos os dias ...)os responsáveis pela capa do jornal não acharam melhor ideia do que atirar CR para um canto superior e fazer grande destaque da hipotética contratação pelo Benfica(por quem havia de ser...) de um jogador português que é suplente no Zenit da Russia e que é chamado á nossa selecção com alguma regularidade.
Vergonhoso, parolo e lamentável.
Nem no dia da Bola de Ouro conseguiram deixar de dar ao clube dos que decidem a primeira página o principal destaque a exemplo do que fazem nos restantes 364 dias do ano aliás.
Estão ao nível da revista "Mística" ou do extinto jornal do Benfica.
Nem mais nem menos.
Gente que tem este conceito de jornalismo, gente que subordina o jornal em que tem posições de responsabilidade ao seu fervor clubistico, gente que não tem vergonha nem noção do ridículo é gente perigosa.
Porque quem faz isto...faz qualquer coisa em termos de beneficiar o seu clube e discriminar todos os outros!
Depois Falamos

P.S: Coisa parecida só "A Bola" quando no dia seguinte à conquista da medalha de ouro no triplo salto por Nelson Évora, nos Jogos Olímpicos de Pequim, um feito extraordinário para o nosso desporto deu o grande destaque da capa a um qualquer jogador acabado de chegar para o...Benfica!

6 comentários:

Anónimo disse...

É uma capa ofensiva e chocante. Colocar a notícia de Neto em destaque face a um acontecimento que não se irá repetir nos próximos milénios, é de uma crueldade lesa pátria. Já não bastava o Ronaldo chorar pela bota d'ouro renhida conseguida ontem quando nos últimos anos foi sempre ofuscado e secundado pela glória de Messi, vêm agora estes iluminados fazer sobreposições só porque o jogador tem ADN sportinguista. Até nisto o benfiquismo que nortea a linha editorial deste jornal, perdeu a grandeza de outros tempos. Depois desta capa, que é obra de um mentecapto benfiquista, entendo que foi um exagero o Ronaldo dedicar o troféu também a Eusébio, tal como é um exagero enviar para o Panteão um jogador por aquilo que fez ao serviço do Benfica. Ser encarnado, pelos vistos, avaria as regras deontológicas do jornalismo.

Anónimo disse...

Anda tudo doudo

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não misturemos o que não é misturável.
Ronaldo, Eusébio, Benfica e Sporting não tem nada a ver com esta capa. A responsabilidade da aberração é em primeira mão do director do jornal.
Parágrafo!

Anónimo disse...

Não estou a misturar nada. Só a pôr as coisas em pratos limpos. Por mim, o Eusébio vai para o Panteão por aquilo que significa para Portugal, não pelo que fez no Benfica.

Anónimo disse...

Vergonhosa,tendenciosa, uma má imagem de jornalismo de isenção.
Pelos vistos para esses senhores termos o melhor jogador do mundo da atualidade serve um cantinho da 1ª pagina.
Ainda por cima a noticia que dão a toda a largura não é consumada!
Tenha vergonha sr Diretor do Record.

luis cirilo disse...

Caro ANónimo:
Tudo não. MAs muitos andam.
Caro Anónimo:
Pelo que fez por Portugal sem duvida.
Caro Anónimo:
O director do Record devia ter vergonha de facto. Mas não tem