sexta-feira, janeiro 03, 2014

Lixo

Lisboa está assim.
Uma lixeira a céu aberto por força de uma prolongada greve do pessoal da recolha do lixo em protesto contra a transferência para a responsabilidade das juntas de freguesia.
Imagens que recordam cenas semelhantes passadas em outras cidades europeias, como Madrid e Nápoles, em que greves prolongadissimas no mesmo sector levaram ao caos e a sérios riscos para a saúde pública.
Lisboa vai pelo mesmo caminho.
Uma greve que vem de antes do Natal e que continuará até à próxima segunda feira (se não for prolongada) e que para além de todos os transtornos causados aos cidadãos traz riscos para a saúde e causa danos tremendos na imagem turística da capital portuguesa.
Perante este cenário( e não deixaria de ser interessante perceber como podem os homens do lixo estar tanto tempo em greve sem receberem salário..ou será que?) tornou-se absolutamente evidente a incapacidade de António Costa para resolver o assunto em tempo útil.
O que não deixa de ser curioso.
Porque para além de ser (vá-se lá saber porque) um mito da politica portuguesa tipo homem providencial para Belém ou S. Bento e´simultâneamente um comentador politico que na "Quadratura do Circulo" parece ter solução para todos os problemas do país e do mundo tal a veemência com que critica quase tudo e quase todos.
Afinal nem para o lixo tem solução!
Mas não deixa de ser curiosa a complacência e a tolerância com que este grave problema vem sendo tratado pela comunicação social, e por alguns comentadores que por aí andam, dando até a impressão que se tenta branquear  as responsabilidades do autarca lisboeta na questão.
E não posso deixar de colocar uma questão mais que académica:
Se esta lixeira de vários tipos tivesse ocorrido no tempo em que Pedro Santana Lopes era presidente da câmara de Lisboa existiria a mesma tolerância, o mesmo encobrimento, a mesma suavidade no tratamento do assunto?
Creio que todos sabemos a resposta!
Depois Falamos

P.S: Feliz deve estar a direcção do PS. Afinal por mãos alheias conseguiram atirar António Costa ao lixo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo
Perfeitamente de acordo com o seu comentário à lixeira de Lisboa, completo o seu raciocínio com as afirmações incongruentes que ontem e hoje repetidamente ouvi de um vereador da C.M.L. dizendo na Tv que, "os "cantoneiros" lisboetas já não serão integrados nas juntas de Freguesia, mas se forem (?!), continuarão a ter as mesmas regalias".
Perante tal arrazoado confesso que fiquei com a impressão que não existe só lixo nas ruas!!!
Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro S. Guimarães:
Tem razão.
Também há muito "lixo" nalgumas cabeças.