terça-feira, janeiro 21, 2014

Directas...

Na próxima sexta feira o PSD tem eleições directas para a liderança.
Perante uma indiferença nunca vista por parte dos militantes, pese embora um simulacro de campanha feito pelo líder com a visita a dois ou três distritos (a Braga não veio talvez por ter sido o único em que o PSD subiu nas ultimas autárquicas...), o que sendo normal quando o partido está no poder não deixa de ser um indicio preocupante do "estado" de desânimos nas hostes laranjas pela dimensão que desta vez assume.
De facto, e sendo eu um defensor do modelo "directas" para a eleição do presidente do partido, quando se está no poder torna-se evidente que o líder/primeiro ministro concorre sozinho porque ninguém com o juízo todo iria por em causa a estabilidade governativa (ainda por cima em momentos tão delicados) com uma candidatura á liderança.
O que transforma as eleições num pró forma em que os únicos pontos de interesse são mesmo quantos militantes vão votar e qual a percentagem da reeleição de Pedro Passos Coelho.
Razão pela qual se teria tornado útil que tivessem sido encontrados factores adicionais de motivação e interesse para esta eleição de molde a que os militantes se sentissem motivados para participarem no acto eleitoral.
Não foi essa a opção de quem lidera.
E por isso sexta feira lá teremos o pró forma.
Confesso que me preocupa, enquanto militante, este estado de anemia politica em que vejo o partido mergulhado.
Em que as pessoas em vez de aparecerem, debaterem, aplaudirem e contestarem como sempre aconteceu ao longo dos quase 40 anos de vida do PSD preferem...desistir.
Ficarem em casa.
E o congresso de Fevereiro, ainda por cima com o "péssimo" aperitivo de uma moção de estratégia cuja notoriedade advém de maus motivos, ameaça ser o mais enfadonho da história do partido.
Salvo se PPC quiser fazer aquilo que nunca foi feito... no seu tempo.
Cortar a direito, renovar profundamente a direcção, dar sinais claros de que  em 2015 o grupo parlamentar será drasticamente remodelado.
Entre outras coisas...
Depois Falamos

Sem comentários: