sexta-feira, janeiro 10, 2014

Galardões...






Os prémios Nobel, os "Óscar" de Hollywood ,as estrelas do "Guia Michelin" e a "Bola de Ouro" da FIFA dentro da diversidade que os caracterizam tem contudo um traço comum para além de premiarem diversas formas de arte.
São prémios atribuídos por instituições privadas, dentro de critérios muito próprios, sendo os vencedores escolhidos através da votação de júris definidos por quem procede à atribuição dos prémios.
São mediáticos?
Sem duvida.
Abrem noticiários em todo o mundo?
Sem duvida.
Proporcionam acesas polémicas cada vez que são anunciados os vencedores.
Sem duvida também.
Mas nem por isso deixam de ser prémios privados e que valem o que valem.
Independentemente de quem os vence, que são sempre uma minoria, ou de quem não os venceu nunca que constitui uma imensa maioria.
Todos sabemos de grandes cientistas e grandes escritores que nunca foram premiados pela Academia sueca com um Nobel.
Todos conhecemos, admiramos e seguimos grandes actrizes e actores a quem a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nunca atribuiu um "Óscar".
Todos já comemos divinamente em restaurantes cujos chefes de cozinha nunca viram o seu labor e criatividade premiados com uma/duas/três estrelas do guia Michelin.
E todos sabemos que há imensos jogadores de grande talento a quem os seleccionadores e capitães de equipa das selecções reconhecidas pela FIFA  nunca distinguiram com a "Bola de Ouro".
Deixaram de ser grandes cientistas, escritores,actores ,cozinheiros ou jogadores pela falta da atribuição desses prémios?
É evidente que não.
Por isso acho completamente desajustado que se defenda a ida de Saramago para o Panteão porque ganhou um Nobel.
Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Miguel Torga ou Fernando Pessoa também não estão no Panteão e nem por isso deixam de ser grandes escritores e bem melhores, na minha óptica, do que Saramago.
Eu sei que num país que só tem dois prémios Nobel isso ainda impressiona muito boa gente e dá aos vencedores uma aura típica da nossa pequenez.
Mas se nos Estados Unidos, por exemplo, cada vencedor de um Nobel tivesse de ir para um Panteão Nacional ele seria, no mínimo, do tamanho do Empire State Building!
Depois Falamos

P.S. E esta argumentação também serve para aquelas almas "cândidas" que se indignaram com o Presidente da República ter ido ao funeral de Eusébio e ter mandado uma coroa de flores e respectiva mensagem ao de Saramago!


2 comentários:

Anónimo disse...

Não sou contra o Eusébio ir para o Panteão porque ele foi um fora de série. O Panteão é um local que reúne os restos mortais dos mais ilustres portugueses. O Eusébio era português. Acho bem. Gostava de saber por que razão o nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques, não está também no Panteão Nacional? É que se não fosse ele, a esta hora, estávamos todos a falar espanhol.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
D.Afonso Henriques e seu filho D.Sancho I estão sepultados na igreja de Santa Cruz em Coimbra que é consiiderada também como Panteão mas apenas afecta aqueles dois reis. Embora pessoalmente ache que D. Afonso Henriques devia estar em Guimarães