sexta-feira, janeiro 03, 2014

A Verdade dos Factos

Defendo convictamente que Vitória e Sporting de Braga devem manter uma saudável rivalidade desportiva nos terrenos de jogo e nas bancadas onde se sentam os adeptos mas em tudo o mais devem ter relações de cooperação na defesa da "industria" do futebol e da própria posiçãos dos dois clubes face à ditadura dos chamados "grandes".
Hoje por hoje o desporto, e especialmente o futebol, são actividades demasiado sérias para estarem entregues a atitudes "tribalistas" ou á parolice de rivalidades absurdas que não olham a meios para atingirem os pequenos fins de ganharem sempre o próximo jogo.
Infelizmente tal não é possível na actualidade.
Por exclusiva responsabilidade do actual presidente do Braga, um anti vitoriano primário, invejoso e complexado face á grandeza do Vitória (até adeptos como os nossos queria ter...) que se tem entretido a deitar porta fora todas as mãos estendidas por parte dos dirigentes vitorianos que nunca tiveram complexos tão mesquinhos.
Exemplos recentes:
A fotografia documenta o primeiro deles.
Na presidência de Vítor Magalhães, e a convite deste, os dois presidentes entraram juntos no relvado do estádio D. Afonso Henriques no que pretendia ser uma prova do desanuviamento de relações entre os dois clubes.
A atitude vitoriana nunca teve reciprocidade!
Na presidência de Emílio Macedo Vitória e Braga acordaram na cedência de 5000 bilhetes a 10 euros de molde a permitir duas grandes assistências no derbi.
O Vitória cumpriu. No célebre jogo em que os adeptos bracarenses vieram de comboio regional e foram de "Alfa".
Na segunda volta o Braga/António Salvador faltou á palavra dada e não cedeu os mesmo número de bilhetes ao mesmo preço.
Uma atitude inqualificável que levou a que o Vitória ( e muitíssimo bem) cortasse relações com o homólogo bracarense.
Já na presidência de Júlio Mendes o presidente vitoriano,aquando da recepção ao rival, convidou Salvador a sentar-se ao seu lado (pese embora o corte de relações)numa atitude de elegância e fair play mas o presidente bracarense recusou com uma desculpa ridícula.
Talvez por ter alguma dificuldade em entender o que é elegância, educação e fair play...
Na deslocação do Vitória a Braga mais uma vez não houve reciprocidade!
Estes exemplos a que se poderiam somar outros (como os distúrbios da exclusiva responsabilidade de adeptos bracarenses, em numero inusitado para o jogo que era,no Vitória B-Braga B da época passada) nos quais avultam a forma como os adeptos vitorianos são recebidos em Braga (o que não significa que ao contrário não existam também atitudes reprováveis sejamos claros) pelos adeptos bracarenses demonstram a impossibilidade de qualquer entendimento entre os dois clubes enquanto o Braga tiver como presidente quem lá tem e que fomenta uma rivalidade nos piores parâmetros que uma rivalidade pode ter.
Pessoalmente tenho pena.
Porque acho que Vitória e Braga tinham muito a ganhar com outro tipo de relacionamento.
Mas a verdade é que três presidentes vitorianos já estenderam a mão nesse sentido e o mesmo presidente bracarense sempre a recusou.
Por isso o que não tem remédio...remediado está.
Depois Falamos.

P.S E,claro, também não nos esquecemos das inventonas de A. Salvador como a da "atiragem" (sic) das bolas de golfe para tentar justificar uma justa derrota no terreno de jogo.

20 comentários:

Anónimo disse...

O António Salvado é um FDP de primeira-apanha. É incapaz de ber o que significa Guimarães no futebol, com o Vitória e o Moreirense, e brebemente o Guimarães B a disputar as principais Ligas. Um indibíduo destes só pode ser bergado se morrer e nascer de nobo. Num beijo outro jeito.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Cada um é como é.
E como há quem goste...

Carlos Silva disse...

Problemas no Vitória B x Braga B da responsabilidade dos adeptos do SC Braga. Priceless Luis Cirílo.

Anónimo disse...

Caro António.
O seu 1º parágrafo está muito bem conseguido. O restante é a missa que lhe pregaram. Cada um acredita no que quiser.
É pena e sabe porquê? Porque se foca em assuntos sem qualquer importância. O adepto é que é o prejudicado caro António. Os que criam e incentivam as "guerrinhas" estão quentinhos nos seus camarotes a beber champagne.
Sabe caro António? Se calhar deveria focar-se nisso e não no passado. É por recordar o passado (tanto de um lado como do outro) que as coisas não andam para a frente.

Cumprimentos.

filip3 disse...

Nós não precisamos deles, apenas devemos seguir o nosso caminho e sermos um exemplo a seguir ou até mesmo a ser copiado por esses m*****..que até á data é o que vejo! Vitória sempre!!!o resto são conquistas ;)

Anónimo disse...

Um primeiro parágrafo muito bom...e depois o resto as asneiras e mentiras e ilusões do costume!Continue fechado nesse seu mundinho e ache que vocês são os maiores e mais perfeitos do mundo.E se fosse minimamente decente não aceitava comentários de gente a insultar outros,quanto mais concordar com eles.Mas por aí se vê o seu nível e pequenez.

Anónimo disse...

Armando Marques continua a ser uma nulidade sempre que o assunto são bilhetes. Relembro a desorganização total da venda de bilhetes para a final do Jamor em 2013.
Isto a propósito do modo incompetente como voltou a lidar com bilhetes, agora para o jogo contra os marroquinos. Sabendo de antemão que estava a lidar com pessoas mal-intencionadas e complexadas, porque faz contactos telefónicos? Tinha a obrigação de reunir provas inequivocas da má-fé e perversidade daquela gente, e publicar na imprensa isso mesmo. Só assim se desmascara aquela gente parola, invejosa e pobre de espírito. Da minha parte é-me igual porque estarei lá com toda a certeza.

Anónimo disse...

Apita o comboio

luis cirilo disse...

Caro Carlos Silva.
Exactamente. Eu estava no estádio e vi o que se passou de principio a fim.
Caro Anónimo:
Cada um tem o António que merece.
Caro Filip3:
A questão podia ser essa não fossem as constantes faltas de respeito dessa agremiação e do seu presidente em relação ao Vitória. E com isso não pactuo.
Caro Anónimo:
Se você fosse decente não escrevia atrás do anonimato. Por isso publiquei o que escreveu. Porque eu assumo o que escrevo.
Caro Anónimo:
Com a actual administração da SAD do Braga e depois da falta de palavra na permuta de bilhetes todos os assuntos devem ser tratados por escrito dentro dos prazos regulamentares.
Caro Anónimo:
Apitou que se fartou...à vinda!

luis cirilo disse...

Num comentário que não publiquei por razões que se prendem com a falta de nível do mesmo um "heroico" e convenientemente anónimo adepro do braga acusa-me entre outras coisas de não publicar comentários de quem discorda de mim.
É falso e a história deste blogue prova-o abundantemente.
Não publico é comentários malcriados de gente sem educação.
E por isso o bracarense em causa, cujo comentário até tinha questões interessantes e que não me importaria de discutir,se quer ver comentários publicados já sabe: seja educado!

Anónimo disse...

Você foi um dos principais instigadores da rivalidade pouco saudável.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Isso é mentira.
Eu defendo o meu clube e faço-o ás claras dizendo o que penso. Porque a mim não engana o senhor presidente do Braga.
De resto sempre tive (e tenho)respeito pelo clube e por muitos dos seus dirigentes do passado com quem tive e tenho excelente relacionamento.
Agora quem não respeita o Vitória, quem não cumpre aquilo que livremente tinha acordado, quem tem continuas atitudes de provocação e desrespeito por nós tem de mim tolerância zero.

Francisco Guimarães disse...

Salvador é como é: parolo, mal educado e provocador. Não lhe devemos dar nenhuma importancia. No entanto penso que esta atitude tenta ser uma copia do odio que Pinto da Costa tem pelo clube de Lisboa. Cópia que Salvador usa como treino para saltar para o clube do Porto, mas copia muito fraca e muito longe do original, Pinto da Costa é muito inteligente e com boa educação provoca com humor incisivo. O resultado é o mesmo: rivalidade extremada. Enfim, não deveria ser nada disto o Futebol

Anónimo disse...

Fui eu o adepto do Braga que mandou a mensagem e ao qual acusa de não ter educação.Gostava que me explicasse exactamente de que maneira é que não fui educado.

E gostava de saber como é que pode me dar essa justificação e depois não só aceitar um comentário do nível do primeiro em que se insulta com todas as palavras o Salvador e ainda concordar com ele.É isso que é educação para si?Ou quando se trata de deitar abaixo o Braga a educação vai pelo cano abaixo?

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
O que eu acho, e achei sempre, é que Vitória e Braga tem muito mais a ganhar com um bom relacionamento do que em guerras e guerrilhas. Ao nível de adeptos,por vezes, há responsabilidades dos dois lados porque em ambos os clubes há pessoas que extremam as rivalidades. Agora ao nível de dirigentes a responsabilidade do estado de coisas é toda do presidente do Braga. E veja-se que três presidentes do Vitória, com personalidades e feitios bem diferentes, tentaram ter bons relacionamentos com o Braga e foi impossível.
Caro Anónimo:
Vamos por partes.
Em primeiro lugar se reler o que escreveu num comentário não publicado facilmente constatará que aplicou termos inaceitáveis.
Em segundo lugar eu assumo o que escrevo. Bem ou mal, com ou sem razão, quem lê sabe quem escreveu.
Quanto ao primeiro comentário dou-lhe razão. Se fosse agora não o publicava. Precisamente porque não é correcto no tratamento que dá ao "seu" presidente.
Em terceiro lugar, e ao contrário do que pensará, não tenho nenhuma animosidade contra o SCB que extravase a rivalidade desportiva.
O 1º de Maio é seguramente o estádio onde vi mais jogos a seguir ao estádio do Vitória.
E fui lá ver muitos jogos do Braga contra outros adversários que não o Vitória.
Infelizmente desde a chegada do actual presidente do Braga tornou-se impossível manter um relacionamento amistoso entre os dois clubes. E se entre adeptos há culpas a repartir entre clubes a responsabilidade é toda de quem dirige o SCB.

Anónimo disse...

"O 1º de Maio é seguramente o estádio onde vi mais jogos a seguir ao estádio do Vitória.
E fui lá ver muitos jogos do Braga contra outros adversários que não o Vitória." Sr. Cirilo você aqui descaiu-se...será que não veio sossegadamente ver outra paixãozita do Sul? Humm...

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Achei piada ao seu comentário.
E compreendo que para um bracarense é dificil entender o futebol sem gostar de dois clubes!
Não é o meu caso.
Nem o da generalidade dos vitorianos. A nós basta-nos o Vitória.
Noutros tempos fui várias vezes a Braga pelo simples gosto de ver futebol quando o Vitória não jogava em Guimarães(ou perto)e também quando me convidavam para ir.
Vi jogos do Braga com o Sporting,com o Benfica,com o Porto, com a Académica, com o Riopele e com o Fafe tanto quanto me lembro.
E ás vezes excelentes jogos como um Braga-Benfica jogado debaixo de chuva torrencial e em que o Shéu fez uma exibição espantosa.
Também vi no 1ºde Maio jogos da selecção nacional e até jogos em que o Vitória era clube visitado por ter o estádio interdito!
E não tenho nenhum problema em assumir isso.
Aliás sempre achei o 1º de Maio um estádio em que via muito bem futebol de qualquer bancada. E vi de todas. Desde a tribuna à curva sul.

Anónimo disse...

pra já tudo isto se resumir a uma coisa voçê tem inveja do nosso presindente e queria que fosse vosso.. mas .. paciencia.. fica para outra

Cumprimentos braguistas

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Boa piada sim senhor.
Fiquem com ele que estão muito bem servidos.
Até digo mais: oxalá fique no Sporting de Braga durante muitos anos