sábado, janeiro 25, 2014

Sugestão de Leitura


É um livro arrasador aviso desde já.
Escrito por três homens de esquerda, outro aviso que fica, e daí insuspeitos de serem perigosos fascistas ou saudosos do colonialismo como alguns teimam em chamar a 500 anos de presença portuguesa em terras de África.
Feitos estes dois avisos importa dizer alguma coisa sobre o livro.
Que trata, essencialmente ,do brutal enriquecimento de José Eduardo dos Santos e respectiva família bem como do circulo próximo de dirigentes do MPLA.
Ao longo das 130 páginas de investigação aparecem nomes que nos soam familiares aos ouvidos:
José Eduardo dos Santos, Isabel dos Santos, Manuel Vicente, António Mosquito, Bento Kangamba, José Leitão. Kopelipa, João de Matos entre outros.
E o que mais nos interessa a nós , portugueses, é a abordagem exaustiva que o livro faz á influência e poder do capital angolano em Portugal, os aliados portugueses dos negócios chorudos daqueles que se auto intitulam "empresários angolanos" (o verdadeiro nome é outro e vem no Código Penal e afins), a posição que eles detém nos principais grupos económicos nacionais.
E , já agora, a cada vez maior submissão de áreas estratégicas da nossa economia ao dinheiro que vem de Angola.
Um livro que se lê de uma penada.
E que nos dá , a todos e pelas mais diversas razões, muito para reflectir.
Depois Falamos

29 comentários:

José Eduardo Ortiga disse...

O povo angolano deu corda a mais a esses 0.03% da população que mandam e se governam. Aguarda-se que o povo desperte dessa letargia e que possam ver o que realmente se passa em Angola.
Não li o livro, caro Luís. Nem preciso de ler para concluir que Angola está a precisar de uma Primavera Árabe que mandou à força Kadafi e Mubarack para fora do poder.
Isto aqui entre nós. Angola é um atavismo. Podemos mudar de líderes, mas eles acabam por afundar-se num egoísmo porque em África não existe uma comunidade africana forte que supervione a acção dos estados. Qualquer observação a desfavor, é entendida como uma invasão de Estado e cria conflitos.
Quanto a mim, só após a morte abrupta de José Eduardo dos Santos, como fizeram com Kadafi, é que Angola poderá se desenvolver. Por muito que me custe dizer isto, a matança dos actuais líderes permitiria que a riqueza se distribuisse de forma igual para todos. Enquanto essa cúpula lá estiver, vai ser muito difícil convencê-los. Quem convence um gorila velho?
O que eu sei é que eles não vão sair do poder nem a bem, nem a votos. Já estão a preparar sucessores e quando isso acontece é muito mau. Até agora tem havido oligarquia no desvio de verbas com a maior fatia do bolo a cair nas mão da filha de José Eduardo dos Santos.
É injusto que apenas alguns comam e não se preocupem com o povo. Depois de tantos anos de paraísos, seria bom que também conhecessem o reverso da medalha, à semelhança que Mário Soares que acaba com a frustração de não ver os seus terrenos da OTA aprovados para um aeroporto.

Jaime Bunda disse...

Recebi agora um phone call desde aí de Portugal e nem acreditei no que li neste seu blogue a respeito de um livro escrito por uma seita de merdosos. Vamos lá por os pontos nos iii's para que o senhor entenda a minha mensagem.
Para já, vou dar-lhe um aviso, em tom de ameaça! O senhor devia preocupar-se com coisas de Portugal. Com o seu Passos e o seu Cavaco. Aquilo que o senhor faz é aproveitar-se de um livro de luso-acagaçados para deitar abaixo um sistema que funciona perfeitamente para 18 milhões de estúpidos.
Deixe Angola para os que cá estão. Isso é cantoria de galo afinado a cantar na capoeira da vizinha. Passe para cá. Venha para Angola dizer isso, amigo. Não tem corajem, não é? É como o senhor ir aos jogos do Vitória a Braga. Não vai com medo de levar nas trombas.
Antes de falar, o senhor devia de vir cá passar umas férias prolongadas. Espere, espere. Não venha correr e não faças as malas antes de ouvir o que tenho a dizer.
Venha com essa mania de criticar tudo e todos. Com sorte fica a conhecer o fundo da baía de Luanda e a servir de isco para lagostas.
Aqui quem manda é quem manda. Mais vale um a mandar em 10 do que 10 a mandar num. Veja lá se em bom crioulo percebe isto: É sim prope kim tá qrê!

Anónimo disse...

Já li e adorei. Bjinhos
Rosa Paula

Anónimo disse...

Depois falamos? não, não. Falamos já. Conselho de Amigo: não se meta nisto. B. TOJO

Anónimo disse...

Você gosta de cuspir na sopa onde come. Esqueceu-se que o seu Vitória tem dinheiros angolanos lá metidos? Deixe-se de histórias. Não mexa na merda porque acaba se borrando. Critique e contribua para uma sociedade melhor e deixe o nosso país para os que sabem.
Zé Ngola

Jorge Oliveira disse...

A minha filha mais velha queria emigrar para lá e trabalhar em engenharia. Quando soube que uma amiga andava lá a ganhar bem e a fazer aquilo que as brasileiras fizeram cá até começar a crise, o caso mudou de figura. Não me importava de ter um neto preto ou mulato, mas dessa maneira não. Tratei logo de lhe arranjar um lugar na câmara para ela trabalhar. Graças a Deus, que agora está tudo bem. O dinheiro chega para tudo, pois no Natal todos tiveram prenda.

Manuel Vicente disse...


Nem tudo o que se escreve se deve ler. Há que verificar in loco se o que se diz corresponde à realidade.
Convido o Senhor e a sua Família a visitar o nosso País para que se possa inteirar do real Estado da Nação Angolana e o pulsar das gentes locais.
Não traga tradutor que nós aqui falamos todos português. Por enquanto...
O Vice-presidente,
Manuel Vicente

Anónimo disse...

ameaças de angolanos?
se as ameaças se fazem sentir por aqui, o que fará em Angola...

Estes que aqui escreveram, também devem ter acesso a umas migalhitas..

É arraia miúda, mas umas migalhitas dá sempre jeito

Anónimo disse...

Oi Luís anda aqui gente engraçadinha a comentar o seu blog... isto é mesmo real ou paga às pessoas para comentar?
Mara S.

Anónimo disse...

Meu caro Jorge Oliveira,

Há por aí algum mal entendido. Nós cá não temos nada disso. Diga à sua filha que venha que nós não comemos ninguém.

Zé Ngola

Quim Bundo disse...

Curioso passei por aqui e fiquei frente a frente com o seu fantástico texto sobre o polémico livro
Qual o meu espanto quando dou uma vista de olhos nos comentários. Nada tema, caro amigo. Os angolanos são uns cagarolas. Ninguém se mete no avião para lhe aquecer a roupa ao pêlo. Lembre-se que quem nada em dinheiro, não suja as mãos a matar ou a mandar matar pessoas.

mIRO disse...

os que escreveram o livro passaram a ter a cabeça a prémio

Anónimo disse...

olá dona rosa paula

podia a senhora
resumir esta pérola literária
do francisco louçã
agora metido a investigador?
obrigado
abraço ao amigo cirilo
fernando, fafe

luis cirilo disse...

Caro José Ortiga:
É evidente que depois do desaparecimento de JES Angola terá de entar num novo ciclo da sua existência.
Se com revolução ou não isso já não sei. Acho que o povo angolano já sofreu que chegasse.
Caro jaime Bunda:
Já vi palhaços no circo com menos piada. Mas muito mais educação.
Cara Rosa Paula:
Eu também gostei.
Caro B.Tojo:
Eu não me meto em nada. Apenas dei opinião sobre um livro que gostei de ler. Numa democracia isso é normal.
Caro Ze Ngola:
Não sei se o Vitória tem lá dinheiros angolanos. No meu tempo não tinha. E de sependesse de mim podia ter mas não daquele "angolano" em especial.
Nem dele nem dos da laia dele.
Caro Jorge Oliveira:
Não há nada como a Pátria.
Caro vice prsidente Manuel Vicente:
Uma dos meus sonhos de menino era conhecer Angola. Reforçado pelo facto de uma dos meus maiores amigos de infância ser angolano. Nascido em Luanda veio para Guimarães muito pequeno e por cá ficou até 1972. Depois regressou a Angola e por aí ficou até 1975 altura em que teve de vir para Portugal por razões comuns a muita gente. Isto para lhe dizer que nada tenho contra Angola ou contra os angolanos. Pelo contrário.E terei muito gosto em ir aí um dia para conhecer a realidade in loco que é sempre a melhor forma de a avaliar. Mas registo e agradeço o convite. Fica em agenda.
Caro anónimo:
Sempre ouvi dizer que cão que ladra não morde.
Cara Mara:
PAgar para comentarem? boa piada.
Caro Quim Bundo:
Já vou dormir muito melhor depois das suas tranquilizadoras palavras.
Caro miro:
Olhe que não.
Caro Fernando:
O resumo está feito no que escrevi

Anónimo disse...

caro cirilo

pedi à dona rosa paula
o favor de me resumir o livro porque as mulheres
quando estimuladas
têm uma forma de contar as coisas
duma perpectiva mais interessante
sobretudo aquelas que dizem
já li e adorei
portanto
gostava de saber
o que ela adorou num livro que fala de ladrões!!?
entende?
é isso que me intriga
mas obrigado na mesma caro Luís
aquele abraço
fernando, fafe

Manuel Vicente disse...

Caro Admirador de Angola
Exmo. Senhor Doutor Luís Cirilo

A República de Angola adquiriu aos nossos aliados Americanos um sistema de rastreamento e mapeamento geo-localizável de informação inteligente, através do qual somos esclarecidos detalhadamente e ao segundo, entre outras, sobre o que de melhor ou pior se escreve da nossa Grandiosa Nação Africana e dos seus digníssimos Filhos.
Todas as informações são recolhidas por dois organismos públicos que se supervisionam mutuamente, note-se, os Serviços de Inteligência Externa e Serviços de Informação e Segurança do Estado.
Após uma análise cuidada, selecionamos algumas mensagens a que temos a honra e o prazer de responder em particular.
Como o Senhor Doutor Luís Cirilo depreenderá, a República de Angola, enquanto República democrática é uma Nação livre e responsável, cuja decisão do Poder de Estado está centrada na figura de proa do nosso Estimado Presidente Doutor José Eduardo dos Santos, eleito em 31 de Agosto de 2012 para um cargo renovável através do voto popular, ou se quiser, pelo livre arbítrio do Povo de Angola.
A permanência do nosso carismático Líder no mais alto cargo na Nação Angolana é o reconhecimento popular do excelente trabalho que está a ser realizado em prol do Povo e só para o Povo de Angola.
Todos os investimentos efectuados pela Filha do nosso Chefe de Estado, Doutora Isabel dos Santos, quer em Angola, quer em Portugal ou no Estrangeiro, visam maximizar as riquezas nacionais, pois os lucros revertem exclusivamente para o benefício do Povo Angolano, uma vez que se manifesta, numa primeira fase, de pequenas incursões na área das finanças para podermos voar cada vez mais alto a nível mundial, permitindo desde já maximizar todos os capitais angolanos preparando o futuro para o fim do ciclo petrolífero e da exploração dimantífera.
A cada ano estamos a crescer a um ritmo galopante, estruturado e organizado que está a merecer a confiança e a preferência das principais empresas mundiais devido a condições geográficas estratégicas e a um clima tropical invejável.
Por outro lado, atingida a maturidade de Estado, brevemente introduziremos todas as benesses e regalias sociais a que o nosso Povo merece e tem direito, enquanto cidadãos de um dos Países mais ricos e actualmente com o maior índice de progresso do Mundo.
Agradeço a atenção e a generosidade das suas palavras e desde já mantemos o convite para visitar a nossa mui Querida Pátria.
Espero ter contribuido para o cabal esclarecimentos de mal entendidos que têm sido escritos a propósito do nosso Líder, designadamente da sua prestimosa Acção a favor do Estado e das suas cúpulas instaladas no Poder, repito e sublinho, graças e só à vontade popular do Povo de Angola.
Aproveito também para esclarecer que o afastamento ou a aproximação dos nossos interesses em Portugal são o somatório de tudo o que valorizamos numa relação bilateral e que cresce ou diminui em função do feed-back que vamos recolhendo na opinião pública portuguesa.
Termino desejando ao Senhor Doutor e à sua Família o resto de um bom Domingo.

Com os nossos melhores cumprimentos,
O Vice-Presidente,
Manuel Vicente

Anónimo disse...

Ó Senhor Cirilo, estava a ler o que disse do livro e estes comentários todos quando me lembrei de uma coisa.
Esse Bento Kangamba, o apelidado Eddie Murphy angolano que anda a ser procurado pela INTERPOL por proxenetismo, que é genro do JES, cujas iniciais BK do nome dele aparecem nas camisolas dos jogadores... olhe lá uma coisa... temos uma sorte do caraças em ele se chamar Bento Kangamba. Imagine se ele se chamasse Charles Umani ou Chico Urubu? Já viu? As camisolas era estampadas com CU... a vergonha que era, Sr. Cirilo. Nem quero pensar nisso. - Lima

Lionel disse...

Sou sócio do Vitória, Doutor Cirilo, e tenho vergonha de ver o BK nas camisolas do Vitória!
Nada tenho nada contra o investidor Bento Kangamba, mas o nosso clube não devia de estar a sustentar-se à custa de dinheiros sujos.
A direcção fechou os olhos com as notas à frente dos olhos como as cenouras para burros. vergonha

Anónimo disse...

Boa tarde Luís

Passaste a ter ilustres no paipel de comentadres neste teu blog. Bom, tenho a dizer que estou indignado com as palavras do teu amigo, o sr. Manuel vicente.

No fundo o que ele vem cá dizer é escamotear o presente com olhos postos no futuro. A onde é que já se viu isto? Enfim...

É isto prestar um bom serviço a Angola? Tapar o sol com um peneira e muralhar Luanda para meia-dúzia de milionários?

Por mais que o Sr. Cirilo seja amigo dele, não concordo nada com esta visão redutora da sociedade civil, proclamada a partir das intocáveis chefias do Estado.

O povo de Angola não vive em Luanda, ao contrário do que esta gente pensa.

É triste. Uns são deuses, outros são escravos.

António Pereira (RS)

Anónimo disse...

Ó Sr. fernando de fafe

Então o senhor encarou o meu LI E ADOREI como uma expressão erótica, do tipo viagra dos pobres! Já sei. Cá para mim o senhor não quer o resumo do livro, não. Anda é à procura de profissionais do sexo. Peça ajuda ao Bento Kangamba a ver se ele o desenrasca.
Rosa Paula

ANÓNIMO POR CONVENIÊNCIA disse...

Luís

Cuidado.
Sabemos todos o que acontece em Angola a quem se opõe ao regime de José Eduardo dos Santos.
Há pouco mais de dois meses, dois activistas foram raptados e executados por estarem a preparar uma manifestação contra o Presidente.
http://expresso.sapo.pt/demitidos-chefes-da-secreta-em-angola=f841316
ISTO É MAIS GRAVE DO QUE SE POSSA IMAGINAR
ATÉ QUANDO VÃO ACONTECER COISAS DESTAS EM ANGOLA?

Anónimo disse...

D. Rosa Paula
Não perca tempo com o nandinho de fafe que é tarado vários níveis...

Jaime Bunda disse...

Não gostei do tom jocoso que o senhor se dirigiu a mim. Sou preto de cima abaixo e sinto-me ofendido na pele quando o senhor me chama palhaço. Em Luanda não há palhaços. Há residentes, emigrantes e candongueiros.
Não tenho medo de nada, nem de ninguém, caro amigo. Quando alguma coisa não vai a bem, vai a murro e pontapé. Em Luanda é assim. Queremos que assim se mantenha para haver ordem e respeito. Quando algum caso bicudo chega a tribunal, uma das partes já desistiu ou foi eliminada a meio. Está a perceber agora a laia de gente com que se meteu?
Já agora, o anónimo por conveniência equivocou-se. O rapto e a execução dos camaradas angolanos reaccionários foi em Maio do ano passado. Era guardas presidenciais. Quiseram experimentar uns megafones novos e tal, mas para acontecer aquilo que se passou, devem ter enervado alguém muito importante. Ninguém é executado por acaso. Há que respeitar quem está acima de nós e não morder a mão do dono.

Voltando a nós senhor cirilo. Para terminar este bate-boca com a melhor educação que me deram.
Eu se fosse o senhor fazia um comunicado em desagravo ao que escreveu sobre Angola, nomeadamente, quando se refere àqueles nomes, dizendo que são merecedores de um impropério do Código Penal. Isso fica-lhe muito mal.
Para alguém que se confessa amigo de Angola e ainda tem a honra de ser contactado pelo nosso vice-presidente, devia ter tento na língua e nas considerações que faz. Depois sou eu o mal educado! Se o senhor aqui estivesse, isto entre nós, resolvíamos o problema num beco em meia hora. A bem.
Deixo a batata quente nas suas mãos e que saiba aproveitar a sorte de merecer a simpatia do nosso número dois.
Se vier cá after we speak... senão estamos in touch no Xima kiambe.

J. Rebelo disse...

Luigi
Uma palavra amiga.
Pelo sim,pelo não,não te atrevas a visitar Angola sem fazeres um bom seguro de vida ;)

MUITO CUIDADO disse...

Veja este caso de polícia. No bairro da borracheira, em Luanda, uma troca de tiros entre a polícia e um suspeito fez um morto.
Dois negociadores da polícia falham as suas tentativas de convencer o suspeito em se entregar às autoridades.
Teve que vir o Ministro para negociar com êxito. VER AQUI ----> http://www.youtube.com/watch?v=ib0KcTI8n6w

Anónimo disse...

olé luís

anda aqui gente com inveja
daquilo que digo
e daquilo que sou
só sei duma coisa
nunca mais
ponho os pés em angola
haja pretos
haja brancos
acabou
um abraço ao luís
à rosa paula
e ao palerma anónimo
sexualmente frustrado
que vem para cá
com aquele ar de gozo
feito morcão
fernando, fafe

luis cirilo disse...

Caro Fernando:
Assunto explicado.
Caro Manuel Vicente:
Agradeço as explicações prestadas.
Espero que a Angola do futuro proporcione a todos os angolanos um nível de vida compativel com as imensas riquezas naturais do país de molde a que possam ser um grande exemplo para Africa.
Caro Lima:
Bela piada.
Infeliz,ente creio que o cerne do problema vai muito para lá das iniciais estampadas nas camisolas.
Caro Lionel:
Preferia claramente que as nossas camisolas ostentassem outro tipo de publicidade.
Caro ANtónio Pereira:
Não sou amigo do comentador Manuel Vicente. Que não é quem diz ser por razões mais que óbvias. Quanto ao resto claro que Angola merecia bem melhor até em função de ser um país rico em termos de recursos naturais. É pena a esmagadora maioria do seu povo viver na miséria ou perto disso.
Cara Rosa PAula:
Que sentido de humor...
Caro Anónimo por conveniência:
Eu sei disso. Tenho muitos amigos a trabalhar em Angola e ouço os relatos que me fazem.
Caro Jaime Bunda:
Assevero-lhe que não tive nenhuma intenção de ofender a honrada profissão de palhaço ao compará-los consigo.
Caro J.Rebelo:
Não faço intenções de visitar Angola nos anos mais próximos. Gosto muito de viajar mas para paises onde me sinta razoavelmente seguro. Democracias para se rmais claro.
Caro Muito Cuidado:
É mais um exemplo do que é a realidade angolana.
Caro Fernando:
A poesia a vir ao de cima...

Anónimo disse...

bem , com esta propaganda toda, lá fui comprar o livro.

É assim que funciona o marketing.
Digo eu...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
E diz muito bem.
Acredito que vai gostar porque é sempre bom sabermos o que nos rodeia